Roteiro cultural: Halloween em New Orleans e o Voodoo Fest

0
Halloween em New Orleans
Festa de Halloween nas ruas de New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!

Antes de pensar que esse será um post assustador já digo que ele será bem mais leve e divertido do que o título parece mostrar. Isso porque o Halloween nos Estados Unidos está muito mais (dada as devidas proporções) para o carnaval no Brasil e o Voodoo Fest, é nada mais do que um festival de música incrivelmente bom lá em New Orleans….

Pois é, a festa do Dia das Bruxas, o Halloween é um feriado altamente animado e agitado nos Estados Unidos, especialmente em New Orleans, uma das cidades mais diferenciadas de todo o país. O motivo é que se Nova Orleans já é conhecida por ser uma cidade festeira, com o seu carnaval (o Mardi Gras), e no resto do ano com a animada rua, berço do Jazz, a Bourbon Street, no Halloween fica ainda melhor!

Halloween na Bourbon Street
Decoração de Halloween na Bourbon Street. Foto: GC/Blog Vambora!

Além do agito natural dessas datas, nesse feriado a cidade vira palco para dezenas de bloquinhos e desfiles de rua, casas todas decoradas, todo mundo fantasiado, muitos colares de contas (iguais os que eles jogam no Mardi Gras) e como não pode deixar de ser, em qualquer festa dessas: muita bebida alcoólica, mas sempre com todo mundo se respeitando…coisa de 1º mundo 😉

Fomos para New Orleans um pouco antes do dia 31 de Outubro (data universal do Halloween) para aproveitar e conhecer a cidade, a festa e o aparentemente assustador Voodoo Festival. De inusitado, só mesmo o nome, originado devido a grande tradição da religião Voodoo na cidade de New Orleans. Aliás, há até um museu pequeninho sobre a religião, chamado de New Orleans Historic Voodoo Museum, que conta um pouco sobre a religião na cidade.

New Orleans Historic Voodoo Museum
Entrada do New Orleans Historic Voodoo Museum. Foto: GC/Blog Vambora!

Sendo sempre realizado na época do Halloween, o nome do festival que causa arrepio em alguns, pegou, e o Voodoo Fest, chamado também de Voodoo Experience (pois junta alem de musica, arte, cultura, etc) é hoje um dos festivais mais famosos e legais dos Estados Unidos.

Entrada do Voodoo Fest
Voodoo Fest, um dos maiores festivais de música dos EUA. Foto: GC/Blog Vambora!

São geralmente 3 dias de festival, com uma organização impecável, sem filas, transporte público funcionando até altas horas, sem “empurra empurra” nos shows, tudo absolutamente civilizado e sem stress nenhum, diferentemente do que acontece em muitos shows e festivais aqui do Brasil. Ok que o clima é outro, o público é realmente diferente, falta aquele “calor humano”, mas do ponto de vista do conforto, assistir um festival de música no exterior, é muito mais tranquilo do que no Brasil…

Show Voodoo Fest
Voltando a ter 15 anos no show do Blink 182 no Voodoo Fest. Foto: GC/Blog Vambora!

Por ser de porte razoável, há um numero imenso de bandas, de grandes nomes como Pearl Jam e The Cure (que tocam esse ano), a grupos menos conhecidos, passando do rap, rock, indie, techno, etc. É bem legal mesmo e o preço (voltando a comparação com o Brasil) é ótimo! Para quem gosta de festivais de música vale acompanhar a programação (geralmente confirmada até Junho) para ver se anima ir! Veja aqui o site oficial: http://www.worshipthemusic.com/

French Market New Orleans
Decoração de halloween por toda parte em New Orleans: nos mercados… Foto: GC/Blog Vambora!

Voltando a festa de Halloween em New Orleans, embora praticamente nos dias anteriores a Bourbon Street já fica no clima de festa, é no dia 31 que a rua fica tomada por uma “Parade”, o que a gente conhece por aqui pelo desfile de bloquinhos de rua. Tem de tudo um pouco: de carros antigos tocando do jazz ao Techno, pessoal jogando colares de conta adoidado, desfile de grupo de pessoas vestidas de “Onde está o Wally” e por ai vai! Não tem carro alegórico, nem trio elétrico, mas o clima é de carnaval de rua do interior. Gostoso, animado e divertido para qualquer pessoa.

Halloween em New Orleans
…até na frente dos bares…. kkk…Foto: M.Binx

Para quem tiver a chance de programar uma viagem na época do Halloween, eu recomendo muito, não necessariamente só em New Orleans, mas qualquer cidade americana de grande porte. Há sempre diversas festas, desfiles super animados. Quem já tinha vontade de conhecer New Orleans, essa época é muito legal, pois o clima é bem agradável (friozinho leve de começo de outono) e há animação e festa todos os dias. Pelo fato do Voodoo Fest acontecer nesse mesmo período, pousadas e hotéis em New Orleans tendem a lotar rápido, então vale a pena se programar o quanto antes (veja mais dicas nesse post).

Fantasia de Halloween
…até a melhor fantasia de Halloween de todos os tempos!!!! 😀 Foto: M.Binx

Uma das viagens que mais gostei de fazer nos Estados Unidos…Vambora viajar no Halloween para New Orleans?!

*** Veja mais dicas de NEW ORLEANS no blog:
– Onde se hospedar e como circular por New Orleans
A verdadeira Bourbon Street em New Orleans
Garden Distric: entre mansões, flores e cemitérios em New Orleans

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui