Roteiro Cultural: As casas mal-assombradas e as festas de Halloween em Nova York

2
Halloween em Nova York na Village Halloween Parede
Pessoas fantasiadas para o Halloween em Nova York, no Village Halloween Parede. Foto: PaulSteinJC, Flickr

Doces ou travessuras? (Trick-or-treat?). Quem nunca viu algum filme ou seriado americano passado durante o Halloween, onde crianças fantasiadas vão de porta em porta dos seus vizinhos pedindo doces para comemorar o dia das Bruxas? Ainda que essa tradição seja mesmo comum em muitos lugares do país, o Halloween em Nova York tem algumas características, digamos, mais assustadoras e bem mais divertidas, especialmente para os adultos, passando de diversas casas mal-assombradas até uma gigante festa de rua.

Essa última é o Village Halloween Parade, realizada na região de Greenwich Village, do lado oeste, ao sul de Manhattan. Como eu já disse nesse post aqui sobre o Halloween em New Orleans (veja mais), os americanos amam esse feriado e literalmente piram, nas fantasias, bebida, deixando a festa parecida com o que nós conhecemos aqui no Brasil como carnaval.

Village Halloween Parede em Nova York
Village Halloween Parede em Nova York. Foto: Herkie, Flickr

Na festa de Halloween do Village, a mais famosa da cidade, quase 2 milhões de pessoas vão todos os anos desfilar ou assistir os dançarinos, artistas, bandas que passam pelas ruas do bairro. Engraçado ver como esse evento é importante para tantos nova yorkinos, já que as pessoas começam a se preocupar com qual será a sua fantasia, se irá desfilar ou não, já alguns meses antes da festa (não disse que era parecido com o carnaval no Brasil 😉 ).

Essa é a parte divertida do Halloween em Nova York, mas há também a parte assustadora, nas diversas casas mal-assombradas (as haunted houses) espalhadas pela cidade. Os americanos adoram e levam tão a sério esse feriado do Dias das bruxas que essas casas mal-assombradas são disputadíssimas, sendo que muitas pessoas adoram ir todo ano em algumas para saber em qual delas sentiu mais medo…

Casa mal assombrada Blood Manor em Nova York
Casa mal assombrada Blood Manor em Nova York: cheia de efeitos especiais. Foto: Divulgação

Para quem imagina algo tranquilo e até mesmo engraçado, como em muitos parques de diversão que se vê por ai, essas casas estão mais para filme de terror mesmo ou um puro pesadelo, de tão bem produzidas que são. Para se ter noção, nas mais famosas, é proibida a entrada de menores de 18 anos dada as situações bizarras e sustos pavorosos que você pode tomar.

Só como exemplo, uma das casas mal-assombradas mais famosas de Nova York, a Blackout, você tem que andar sozinho pelo lugar (então nada de dar o braço para namorado, mãe, os amigos, para sentir um certo conforto…) e os atores interagem fisicamente com você, encostando, empurrando e fazendo outras coisas bizarras. Dá uma olhada nesse teaser para ver se não dá muito medo:

Falei que era tenso, não é?! Outras casas mal-assombradas famosas de Nova York são a Blood Manor, que utiliza mais efeitos especiais e 3D para assustar os visitantes, e a Nightmare, ambas um pouco menos tensas que a Blackout mas não menos aterrorizantes (pelo menos nelas você não precisa andar sozinho….medoooo….).

Como não era muito fã desse tipo de coisa, mas mesmo assim não queria deixar de participar das comemorações de Halloween em Nova York, resolvi ter a experiência de ir em duas casas mal-assombradas mas só que um pouco mais tranqüilas. A primeira, nem sei se pode chamar de casa ma-assombrada pois é uma “noite do terror” dentro do museu de cera, pertinho de Times Square. Depois de fechado para o público comum, o museu reabre para o Halloween. Achei mais engraçadinho do que qualquer outra coisa, mas quem tem medo pode levar uns bons sustos, já que atores ficam quase que camuflados entre as estátuas de cera de celebridades, tudo no maior escuro.

Museu Madame Madame Tussauds em Nova York
Halloween no Madame Madame Tussauds em Nova York: se de dia pode dar medo, imagina a noite? Foto: chrisjtse, Flickr

Outra casa mal-assombrada que fui em Nova York era de um grupo teatral chamada de Steampunk Haunted House. O cenário era gótico, com muitas performances e cenários bem trabalhados mas ainda num estilo menos tenso que as já citadas anteriormente. Na verdade tranquila em partes, já que desde o começo você é separado do seu grupo, começa a andar pelos cenários com outras pessoas desconhecidas e interage em partes do percurso com os atores, mas nada com o nível absurdo da Blackout que citei acima. Só do fato de não ser só para maiores de 18 anos e ninguém poder encostar em você já é um baita alivio! rs

É tipo de experiência única e que muita gente não deve gostar muito mas já que você está lá, porque não ver como é, certo? Para quem tem nervos de aço vale ir nas mais assustadoras, quem já não curte muito essas coisas, vale ou ir numa das mais tranqüilas ou aproveitar a festança da Village Halloween Parede. E isso são só alguns exemplos! A cidade toda entra no clima do Dia das bruxas com festas e outras casas mal-assombradas por todos os lados. Se você estiver em Nova York durante esse período vale conferir alguns dos sites que sempre listam as melhores celebrações de Halloween do ano, como o site oficial de turismo da cidade, o http://www.nycgo.com.

Seja nas ruas no Village ou dentro de uma das casas mal-assombradas o que não dá para fazer é ignorar as comemorações de Halloween em Nova York….Vambora?!

*** Veja mais dicas de Nova York e das festas de Halloween:
– Todas as dicas de NOVA YORK publicadas no blog
– Halloween em NEW ORLEANS e o Voodoo Fest

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui