Vivendo e aprendendo: Coisas do Uruguai – Dicas e curiosidades de viagem

36
Rio da Prata no Uruguai. Foto: Ostrosky Photos, Flickr
O rio, o chimarrão, isso é basicamente o Uruguai. Foto: Ostrosky Photos, Flickr

Algumas curiosidades e dicas de viagem que você deve saber se está com vontade ou vai fazer uma viagem ao Uruguai:

– No verão as cidades parecem um forno! Muito calor, sendo que pegar uma “praia” no rio da Prata é quase uma necessidade. No inverno, adivinha? Muito frio, MESMO! O vento que salva o verão no rio da Prata, é cortante no inverno. Se for nessa época vá preparado com roupas invernais (diga-se casacão, segunda pele, gorro, cachecol, luvas) e esteja preparado para um tempo um pouco inconstante: devido a proximidade com o rio, os ventos mudam rapidamente o clima do lugar, passando de um dia de céu azul e sol, para uma garoa intermitente em questão de poucas horas.

– O rio da Prata tem o apelido de Mar da Plata por um simples motivo: é larguíssimo e engana muita gente! Até ondas fortes a orla tem! O que não engana é a sua cor e cheiro: um azul bem escuro amarronzado e nada daquele cheiro de praia?! Então é rio!

Rio da Prata. Foto: Tiago Zaniratti, Flickr
É rio ou é mar? É o Rio da Plata! Foto: Tiago Zaniratti, Flickr

– Os uruguaios AMAM futebol, tanto ou mais como nós brasileiros. Muito engraçado falar disso com eles, porque lá o assunto é levado muito super a sério!

–  O que comer no Uruguai? Como já disse num outro post, não dá para ir ao país e não comer uma parrillada. É paixão nacional: você vê uma parrilha, literalmente em cada esquina (do restaurante ao canteiro de obras!)

Parrillada em Montevidéu. Foto: GC/Blog Vambora
Parrilla no restaurante El Palenque em Montevidéu. Foto: GC/Blog Vambora
Parrilada no Uruguai. Foto: GC/Blog Vambora
…..e até no meio na rua num canteiro de obras!!! Foto: GC/Blog Vambora

–  E por falar em comida, uma outra especialidade local incrível é o doce de leite! O melhor de todos os tempos! A marca mais gostosa é a Conaprole (que inclusive tem um restaurante/confeitaria em Montevidéu). E se o doce de leite é bom, o alfajor é maravilhoso! Tem até um rixa para saber quem faz o melhor alfajor: argentinos ou uruguaios…..estou até agora na dúvida! Para tirar a sua prova, vá em qualquer supermercado da cidade e prove umas das 10 marcas locais, sendo a Punta Balena a mais famosa!

Panqueca de doce de leite no Uruguai. Foto: GC/Blog Vambora
Dulce de leche é uma das especialidades do país. Foto: GC/Blog Vambora

– Outros quitutes famosos são o chivito (uma espécie de X-tudo deles), o Pancho (um cachorro quente servido com um “molinho especial”) e a pizza de fainá (massa de grão de bico). Experimentei todos durante a viagem, nas famosas lanchonetes La Pasiva e Chiviteria Marcos. Conclusão? Hum…chivito é X-tudo, meio nojentao, mas mata a fome; Pancho é um hot-dog normal e eu não achei nada demais o molho (ate um pouco estranho para falar a verdade) e por fim a pizza de faina, a comida mais inusitada, mas peça com queijo por cima para ficar mais gostoso.

– Das bebidas, todos amam Cerveja! Peça sem medo as locais Zillateral (ou Zilla como eles chamam por lá) e Patrícia. Para variar um pouco, a sangria local Clericot (de vinho branco) e o medio y medio, são doces e super gostosos. Para fugir do álcool, o refrigerante Paso de los Toros (de grapefruit) só tem lá e é uma ótima pedida.

Clericot. Foto: Divulgação
Clericot, desce “facinho”. Foto: Divulgação

– Por falar em bebida,os uruguaios não desgrudam do seu chimarrão e garrafa térmica. Parece quase uma dependência química, porque a quantidade de gente parada em ponto de ônibus, andando na rua e até mesmo parando o carro no meio fio para tomar chimarrão não foi brincadeira.

– Outra coisa para reparar: a quantidade de cachorros e carros MUITO antigos nas ruas!!! Impressionante! E para isso eu não achei explicação! 🙂

La Mano em Punta del Este. Foto: GC/Blog Vambora
Olha o cachorro, um de milhares, querendo aparecer na foto também! Foto: GC/Blog Vambora
Carros antigos em Montevidéu. Foto: GC/Blog Vambora
Carros em idade avançada para qualquer lado que você olhe! Foto: GC/Blog Vambora

– E se você não fala bem espanhol, fique tranqüilo, porque eles tem faro para brasileiros.Duas meias palavras e já começam a falar um portunhol com você. Até tentei enganar um dia, querendo treinar meu espanhol dizendo que era Argentina, mas só escutei um “O seu R não me engana”…Droga! rs

– Existem voos diretos da GOL, TAM e Pluna para a capital Montevidéu. A Pluna, conhecida pelos seus voos baratos, realmente me surpreendeu pelo serviço e qualidade da aeronave. Mesmo pequena (assentos de 2 em 2), o espaço entre as poltronas (de couro) é razoável e mesmo sem serviço de bordo, as 2h30 de voo passam voando! Aprovado!

– Vai pegar a estrada para conhecer outras cidades? Vá tranqüilo, seja dirigindo seja pegando um ônibus. As estradas são boas e as empresas de transporte confiáveis e pontuais!

Estradas uruguaias. Foto: Derek Pettersson, Flickr
As ótimas estradas do Uruguai são um incentivo para viajar pelo país. Foto: Derek Pettersson, Flickr

Depois disso é só arrumar as malas e ir para o Uruguai! Vambora?!

*** Veja também:
A melhor carne no Mercado del Puerto
Um passeio pelo centro de Montevidéu
Dicas de Montevidéu: onde ficar, comer e como circular
Bate e volta à Punta del Este

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

36 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Nelson.
    Sinceramente, a primavera é a estação mais linda e agradável no Uruguay. Qualquer ambiente é muito perfumado. O sol já se põe mais tarde, o calor aumenta gradativamente. Todas as estações do ano, no Uruguay, são bem assentuados e pontuais. Sou suspeita para falar, mas a primavera é a melhor! É o que há no Uruguay. E novembro, MELHOR MÊS!! Boa sorte na viagem!!!

  2. Olá Guta, muito legal seu relato sobre o Uruguai… Só queria lhe fazer uma pergunta. Em relação a segurança a cidade é tranquila? Vc andou sussegada? Valeu, obrigado! André.

    • Oi Renata! Não estive em Montevideu nessa época mas vale a pena ver quais lugares você se interessaria (restaurante, bar, balada) e enviar um email direto para eles perguntando se estarão abertos na data.

  3. Olá, tudo bem? Gostaria se saber como faço pra ir de Montevidéu a punta del leste! Ônibus levam? Eh fácil chegar? Dah pra fazer um bate e volta de ônibus? Estarei em Montevidéu no verão mas queria conhecer Punta! Obrigada

  4. Adorei suas dicas, muito bom mesmo.
    Estive em Punta e Montevideu e fiquei muito contenta.
    Gostaria de recomendar o restaurante El Fogon e o restaurante El VIejo y el Mar (peixe, salmon), em Punta recomendo o restaurante Lincanto !!!, também a organizacao das reservas de hotel, carro e passeios da indooruruguay.com , elos falam portugués. Obrigada pelas dicas e vou acompanhar sempre. Roberta

  5. olá!

    me interessei bastante pelo país. pretendo conhecê-lo no final do ano que vem ou em 2015. quanto você acha que devo levar em dinheiro para 07 dias?
    quero conhecer sacramento e as praias.
    Moro em Bsb e creio que não há voôs diretos para Montevidéu.
    Parabéns pelo blog.

  6. Oi desde Montevideo!
    Perdon por el castellano pero no escribo en portugues, solo decirte que este es un articulo estupendo de Montevideo, describes muy bien el clima, las comidas mas tipicas y las costumbres uruguayas !
    Me ha encantado.
    Un saludo,
    Laura

    • Olá Marcio, é uma boa época sim! Tempo quente e já baixa temporada, a não ser se for Carnaval, dai os preços ficam caros (especialmente em Punta del Este) e os hotéis mais cheios. Vale ficar de olho!
      Abs!

  7. Oi, Guta C. Amei todas as dicas. Tô indo ao Uruguai em setembro de 2017 e confesso que ando meio preocupado com o clima no período que vou estar lá (02 a 07 de set.).Li em vários blogs que o vento em Montevideu é CORTANTE e CONGELANTE. Nessas datas como deverá estar a temperatura??

    Grato

    • Olá Assunção,
      Setembro já é final do inverno então pode ser que encontre temperaturas ainda um pouco frias. Melhor maneira de se programar é verificar alguns dias antes da viagem a previsão do tempo e dai levar as roupas mais adequadas.
      Mas realmente, o vento que vem do Rio no frio pode ser um pouco cruel, mas especialmente próximo da água.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui