Roteiro cultural: Festival de Parintins 2009

11
Boi Garantido
Boi Garantido, o vencedor do Festival de Parintins 2009. Divulgação

Vai começar nesse final de semana uma das maiores festas populares do Brasil, e que infelizmente, ainda poucas pessoas conhecem: O Festival de Parintins 2009!

Boi Caprichoso
Boi Caprichoso. Divulgação

O duelo entre os bois Caprichoso e Garantido promete animar as dezenas de milhares de pessoas no bumbódromo (a arena do boi) em Parintins.

Aliás, os ingressos já estão praticamente esgotados, de acordo com uma das agências oficiais. Para quem não conseguir um ingresso, dá para dividir um espaço gratuito com as torcidas dos bois (Garantido à esquerda, Caprichoso à direita).Só não vale aparecer em um lado da platéia usando peças de roupa nas cores do contrário. Aliás,estando na arena, “não é recomendado fazer barulho durante a apresentação do boi contrário, pois isso pode provocar a perda de pontos do seu lado – e muita gente pode não gostar nada disso!”.

O Bumbódromo em festa!
O Bumbódromo em festa! Divulgação

Entretanto, para aproveitar o festival, é preciso conseguir chegar na cidade! Os meios mais comuns, são navio (a viagem dura mais ou menos 20h) e de avião (pela GOL e TRIP, saindo de Manaus, a viagem leva 1h30).

Ainda que se fique horas e horas no bumbódromo, é preciso arranjar uum local para hospedagem. O maior hotel da cidade é o Amazon River, porém nessa época ele só atende grupos e pacotes (geralmente, já fechados há alguns meses). Outras opções de hospedagem são algumas pousadas e os próprios barcos atracados na cidade. Tudo bem que, nesse caso, as acomodações são simples (redes penduradas), mas para quem está no espírito de curtir a festa, isso não tem muito problema não!

Hotel/barco em Parintins. Foto:Mestro chi, Flickr
Hotel/barco em Parintins. Foto:Mestro chi, Flickr

Para comer, o Restaurante da Gabi (R. Pe. Jorge Frezini, 926), de comida regional, é um dos mais disputados. No cardápio muito tucunaré e calderada de tambaqui.

Um dos principais pratos: Tucurané!
Um dos principais pratos: Tucurané! Divulgação

Nesse ano, a festa será super High-Tech e globalizada, graças a uma cobertura 100% de internet wireless. Isso possibilitará que qualquer um possa enviar videos, fotos e mensagens do festival, por exemplo, aqui para o Vambora e para o Mundo! Para os que não podem estar lá, a Band irá transmitir os três dias de festa ( 26, 27 e 28 de junho) ao vivo.

De qualquer jeito, Vambora conferir Parintins esse ano?!

*** Veia também:
Festival de Parintins passo a passo
– A maior festa popular do Brasil ainda desconhecida pelos brasileiros
Hotel de Selva na Amazônia: como escolher o seu
Todas as dicas sobre o AMAZONAS no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

11 COMENTÁRIOS

  1. Eu só posso dizer que adoro essas manifestações de cada torcida!
    É muito legal ver como essa é uma outra paixão nacional.
    Assim, quem é que vai ganhar esse ano, CAPRICHOSO ou GARANTIDO???

  2. Ola, achei o teu blog e gostei das fotos.
    Gostaria de saber se posso usá-las na minha página da internet.

    Vocês sao uma agência de turismo? Poderia obter mais informacoes?

    Atenciosamente,
    Gisele

    • Olá! Algumas fotos eu achei em sites gerais no google e outras são do Flickr. Todos as fotos que tinham crédito estão indicadas.
      Para um uso profissional, acredito que seja preciso de aprovação direta dos fotógrafos das imagens.

  3. gostei muito de tudo e gostaria q me enviasse mas imagens pois um dia quem sabe estarei aí moro no ceára mas sou amazonense mas nunca tive portunidades de ir em parentins terra linda encantadora bjsssssssssssss

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui