Relato de viagem: Se encantando por Dresden ou o Renascimento de uma cidade

6
Centro Dresden
Final de tarde espetacular no centro de Dresden. Foto: GC/Blog Vambora!

Imagine uma cidade linda, capital cultural da Alemanha, cheia de museus, teatros, famosa pela sua arquitetura barroca. Agora imagine tudo isso sumir em algumas horas. Foi exatamente o que aconteceu com Dresden, durante o final da Segunda Guerra.

Furztenzug Dresden
O grande mural Furztenzug em Dresden, sobrevivente dos bombardeios da Guerra. Foto: GC/Blog Vambora!

Por sua importância cultural e patrimônio, Dresden foi poupada praticamente durante toda a Segunda Guerra por não ser uma base militar alemã mas em fevereiro de 1945, mais de 2.000 toneladas de explosivos das forças aliadas destruíram praticamente todo o complexo cultural da cidade e mataram milhares e milhares de pessoas, em sua imensa maioria civis. Além do impacto imediato das bombas, a cidade ardeu em chamas durante dias, o que derrubou o pouco que ainda restava.

Residenzschloss em Dresden
Residenzschloss em Dresden, o Palácio Real também foi reconstruído após a Guerra. Foto: GC/Blog Vambora!

Ao chegar em Dresden e olhar para cidade, sabendo de toda essa história, a sensação foi de no mínimo espanto, com olhos arregalados ao ver tudo o que foi derrubado novamente em pé. A beleza de Dresden tão famosa e conhecida por séculos, 70 anos depois do bombardeio reluz novamente forte, ainda que tenha as suas marcas.

Frauenkirche em Dresden
A recém construída Frauenkirche em Dresden. Foto: GC/Blog Vambora!

O maior símbolo desse ressurgimento é a Frauenkirche , a mais famosa igreja de Dresden bem na praça central. Num primeiro olhar, a beleza do prédio é imediatamente perceptível, mas basta um olhar mais atento para perceber algo diferente: pedras pretas, poucas em algumas partes, mais em outras, ajudam a erguer a fachada do edifício. Sim, esses pequenos pedaços de pedra carbonizados são os únicos restos da construção original e o então o espanto é substituído pela perplexidade.

Postal Dresden Frauenkirche
Postal mostrando a destruição e reconstrução da igreja. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois do final da Guerra, aos poucos Dresden foi sendo reconstruída, seu teatro, palácio, mas a Frauenkirche permaneceu um grande monte de entulhos até 1992, quando após a queda do regime comunista e reunificação da Alemanha, uma fundação resolveu finalmente reerguer a igreja, num projeto de milhões e milhões de euros. Foram 13 anos até que só em 2005, pouco mais de 10 anos atrás se pudesse ver novamente o inimaginável: a Frauenkirche de pé novamente.

Ver tudo isso ao vivo é duro, difícil de imaginar o grau de destruição, até ver algumas fotos antigas e caminhar um pouco pela cidade para notar que ainda hoje, Dresden tenta renascer, com restaurações, escavações e reformas por todos os lados.

Kunsthofpassage Dresden
Kunsthofpassage em Dresden, galeria a céu aberto no lado moderno da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

E isso é só um pedacinho de Dresden. Atravessando o Rio Elba se chega a um outro lado da cidade, completamente moderno. Grafites, bares, restaurantes, galerias, o moderno lado a lado do histórico. Simplesmente encantador.

Muitos turistas só passam por Dresden, num bate e volta desde Berlim, ou numa parada rápida a caminho de Praga mas vamos mostrar aqui no blog nos próximos posts o quão encantadora e completamente surpreendente Dresden pode ser. Vambora?

*** Veja também:
Próxima viagem: Alemanha, Holanda e República Tcheca
Todas as dicas de PRAGA no blog
Todas as dicas de BERLIM no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

6 COMENTÁRIOS

  1. Fui para Dresden no natal de 2016. Apaixonante!!! Estou voltando agora em julho com uma amiga e minha irmã. Linda demais !!!
    E teu blog é muito bom!!! Parabéns!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui