Próxima viagem: Dicas para fazer o Caminho de Santiago

10
Peregrinos no Caminho de Santiago
Vambora fazer o Caminho de Santiago? Foto: Divulgação

Fazer o Caminho de Santiago, na Espanha, é um sonho/desejo de viagem de muita gente.

Conhecer cidades e vilarejos medievais, se embrenhar nos lindos campos e montanhas do norte da Espanha, conseguir encontrar algo (em você, na paisagem, na companhia, na solidão) através da jornada da tantos quilômetros...São infinitas as razões que levam milhares de pessoas, todos os anos, para ir para a Espanha fazer o Caminho de Santiago.

Independentemente da sua razão, algumas dicas, são essenciais para fazer dessa jornada, a mais prazerosa o possível!

-> Quando ir:

No verão (de Junho a Setembro), alem de enfrentar as altas temperaturas, você enfrentará também as multidões. Para ser mais tranqüilo e fresco o Outono é a época ideal (Setembro a Novembro).

-> Como chegar:

caminho de santiago
Simbolo da Concha que você achará durante todo o percurso, indicando qual caminho seguir. Foto: Divulgação

Os brasileiros tem opções de fazer viagens diretas para a Espanha indo por Barcelona ou Madrid. A última é a mais próxima da cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, perto da fronteira com a França, local onde realmente começa o caminho mais tradicional (chamado de Real francês). Todo caminho possui indicações e é bem sinalizado com o símbolo da concha amarela (que dizem que foi como os primeiros pelegrinos acharam o corpo do apóstolo Tiago).

->O que levar:

Especialistas recomendam não levar nas mochilas mais do que 10% do seu peso. Depois de algumas dezenas de quilômetros, uma meia a mais pode fazer toda diferença para você. Alguns itens essenciais: protetor solar e labial, tênis para caminhada (já usados por você, para não criar bolhas), meias de corrida (daquelas grossas para evitar muito atrito entre o pé e o sapato), boné/chapéu, óculos escuros, bastões de caminhada, cantil/garrafa d`água e mapa para se situar no caminho.

->Onde ficar:

Já na sua chegada, dirija-se a qualquer igreja, prefeitura, delegacia ou centro de turismo para fazer sua Carteirinha de Pelegrino. Com ela você tem direito a usar os albergues disponíveis pelo caminho por valores que variam de 5 a 7 euros. Todos os albergues tem a indicação da concha amarela, assim como as placas de qual caminho seguir. Os albergues variam, mas todos são bem confortáveis e quanto mais perto de Santiago de Compostela, mais agradáveis e bonitos ficam (para a felicidade e descanso dos viajantes).

-> Quanto custa:

Essencialmente o Caminho de Santiago é uma viagem de poucos gastos, tirando as passagens: os gastos serão nos albergues e nas refeições. Uma dica legal é que a maioria dos bares e restaurantes da região oferecem um “menu do Pelegrino”, com pratos feitos, sustentativos e gostosos, custando em media 7 euros.

Agora que você já tem as informações, Vambora ir fazer o Caminho de Santiago?!?!

Santiago de Compostela
O objetivo é chegar aqui, em Santiago de Compostela. Foto: Divulgação

*** Veja também:
Caminho de Santiago e promoção de kits de viagem
Trem Barcelona-Madrid a 300km/h
– Apps para baixar antes de viajar para Barcelona
– Barcelona e Valência: a Espanha que eu sempre quis

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

10 COMENTÁRIOS

  1. Pude há alguns anos atrás fazer uma pequena parte da rota e é sem dúvida uma experiência incrível. Não apenas pela componente turística da paisagem e dos caminhos mas acima de tudo é uma experiência de desenvolvimento pessoal. Ficou a vontade de fazer toda a rota do caminho de Santiago…

  2. Tenho 50 anos de idade.Quero fazer o Caminho de Santiago,para que eu possa “””COMPLETAR “””a minha vida!!!.Me ajudem com informações e dicas.Por favor!!!.Abraços.Maurilio.

  3. Por favor quero receber mais informações sobre a caminhada de Santiago, bém como por onde começar, qual é a companhia áerea, se a viagem é pacote turismo? e outros. Pretendo fazer essa viagem em 2013. grata

  4. Por favor quero receber mais informações sobre a caminhada de Santiago, bém como por onde começar, qual é a companhia áerea, se a viagem é pacote turismo? e outros. Pretendo fazer essa viagem em 2018 ja estou me preparando. grato

    • Olá Paulo,
      Há muitas possibilidades para fazer a viagem, seja indo por conta própria, seja por algum pacote. Indo por conta própria, veja principalmente voos para Madrid, depois trem ou ônibus para chegar em Santiago de Compostela ou outra cidade no início do caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui