Lugares improváveis: Visitando a prisão de Alcatraz à noite em São Francisco

24
Alcatraz a noite
Alcatraz à noite. Foto: LeeLeFever, Flickr

Se tem um lugar que mexe com o imaginário das pessoas ao se falar de São Francisco, esse lugar é Alcatraz.

A antiga prisão, criada em 1934 e desativada em 1963, é tão retratada nos filmes hollywoodianos quanto a sua vizinha Golden Gate, mas gera muito mais curiosidade do que essa.

Não sei direito qual é a questão, mas saber como viviam os prisioneiros e experimentar isso, é de certo modo muito legal e ao mesmo tempo assustador! Por isso mesmo visitar Alcatraz à noite muito mais divertido do que a comum visita de dia (veja a comparação das visitas aqui).

Alcatraz, San Francisco
Skyline de São Francisco. Foto: GC/Blog Vambora
Baía de San Francisco
Vista da baía. Foto: GC/Blog Vambora

Depois de muita pesquisa vi que ao contrário do dia, em que a ilha fica completamente lotada de turistas se abarrotando entre corredores e selas, à noite o passeio era mais exclusivo (com bastante gente mas não lotado). Além disso valia a pena fazer um passeio de barco pela baía de São Francisco ao anoitecer e ver o skyline da cidade todo iluminado.

O único porém de se ir à noite é quem nem todas as áreas ao ar livre da Ilha onde fica a prisão (como o lugar onde os carcereiros moraram com suas famílias) estariam abertos para visitação, além do friozinho cortante da baía de São Francisco….

Prisão de Alcatraz
Foto: GC/Blog Vambora

Como eu estava bem agasalhada 🙂 e o que eu queria ver mesmo era o interior da prisão sem ficar esbarrando toda hora com um turista, o passeio a noite foi o ideal.

Como maior parte das coisas nos EUA, a visita foi muito bem organizada. Compra antecipada via internet, barco saindo pontualmente do porto e guias e headphones disponíveis para te orientar durante todo o passeio.

Alcatraz
Sala de triagem. Foto: GC/Blog Vambora

A chegada na sala de triagem na cadeia já deu o tom da visita. Mesmo com outras pessoas a sua volta, o ar estéril, as pichações nas paredes e o peso das grades ao seu redor indicava que aquilo não era um cenário de filme…..estávamos na prisão de Alcatraz, de verdade!

Alcatraz
Foto: GC/Blog Vambora

A visita é livre e você pode seguir o caminho que quiser lá dentro, mas recomendo que você faça/escute algumas das atividades guiadas e programadas no período da visita.

Por exemplo, escutar as histórias macabras dos seus prisioneiros famosos (incluindo Al Capone) e ver como era feita a abertura e fechamento manual das celas, foram coisas muito legais de se vivenciar. O barulho ríspido e cortante das grades de metal se chocando nas paredes de concreto, ecoando no silêncio da noite foi algo de arrepiar.

sela de alcatraz
Uma das selas. Foto: tpbrown, Flickr

Entrar nas selas escuras e frias, sem ninguém ao seu redor, foi também digno de qualquer filme de terror. Incrível como essas coisas mais sinistras, durante a noite, ficam piores…rsrs

+ Veja ingresso para visitar Alcatraz

Alcatraz
Foto: GC/Blog Vambora

O passeio dura mais ou menos umas 3h (incluindo o passeio de barco) e é o tempo ideal para ver bem tanto a parte externa como interna da ilha.

Passeio a Alcatraz
Foto: GC/Blog Vambora

Valeu cada centavo e cabelo arrepiado. Um jeito diferente de ver a prisão mais famosa e retratada do mundo.

Se você tem coragem, Vambora visitar Alcatraz à noite!

Prisão de alcatraz
Foto: nerdcoregirl, Flickr

+ informações: https://www.alcatrazcruises.com

*** Veja mais dicas de São Francisco no blog:
Andando de bondinho em São Francisco
O Golden Gate Park e o California Academy of Sciences
Ghirardelli: a californiana fábrica de chocolate

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

24 COMENTÁRIOS

  1. Queria ter conhecido alcatraz, mas quando estivemos em SFO nao rolou… Conhecer Alcatraz a noite deve ser Punk.. Aqui na Philadelphia temos a Eastern State Penitentiary o Al Capone tambem esteve preso por aqui… E na epoca de Halloween tambem rola uns tours noturnos por aqui.. Really scary 😉

  2. Guta, parabéns pelo blog e pelo post.

    Estou procurando várias informações sobre SF para uma viagem em Agosto.

    Esse tour noturno que você fez de Alcatraz saía às 18h10m? Em qual época do ano você fez essa visita? Não havia muita neblina baixando no final de tarde/começo de noite?

    Obrigado!

    • OI Rafael! Obrigada pelos elogios e pela visita!
      Entao, eu fiz o passeio noturno no começo de Janeiro, alto inverno, e não peguei neblina nao. Geralmente tem uma neblina mais no começo da manhã, o que deixa esse passeio noturno valer mais a pena
      Recomendo muito!!!!
      Vc viu outras dicas de São Francisco que eu já dei aqui no blog? Dê uma olhada aqui https://www.blogvambora.com.br/?cat=101
      Qq outra dúvida é só falar! Boa viagem!

  3. Parabéns pelo blog, Guta. Está muito bom.
    Estou indo passar uma semana em São Francisco em Maio, e queria algumas dicas:
    Me disseram que próximo à Union Square tem muito mendigo e é perigoso à noite. Seria melhor ficar em Fisherman’s Wharf ou Nob Hill?
    Alguma das linhas do bondinho passa em Nob Hill?
    Se eu ficar com minha esposa em Berkeley, tem transporte fácil para S. Francisco?
    Obrigado

    • Oi João, vamos ver se consigo te ajudar!
      – Sobre a Union Square, não diria perigoso, mas lá ficam alguns moradores de rua sim…é a região central… Quando fui passear por lá, fiquei até a noite, e mesmo com muito policiamento, quando vc está viajando não quer ficar se sentindo inseguro certo? Então, com absoluta certeza eu não me hospedaria na região central. Só passear por lá mesmo! Nob Hill ou Fisherman`s são ótimas opções!
      – Pelo que eu vi, Nob Hill, fica perto da intersecção das linhas Powell Hyde e Powell Manson. Dê uma olhada aqui nesse post, que eu falo dos bondinhos de SF, que tem um mapa das linhas: https://www.blogvambora.com.br/?p=7409
      – Sobre Berkeley, eu não fui, mas por ser uma área universitária, tem metrô e ônibus que fazem o trajeto. Não é muitooo perto (uns 45/50 minutos), mas se vc estiver estudando por lá, pode ser uma opção.
      Espero que tenha ajudado!

  4. Bom dia, gostaria de fazer esse passeio por alcatraz a noite, mas vou sozinha a cidade. Você vê algum problema?
    obrigada e adorei seu blog.

    • Olá Ester,
      Não tem problemas, inclusive crianças até 4 anos não pagam o passeio. A única coisa é se ela tiver medo de escuro, mas no geral acho que ela pode mesmo é se divertir correndo pelos corredores e entrando nas celas, sempre acompanhada, é claro 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui