Destino da Semana: Roteiro de viagem de 5 dias por Roma

10

Roma

Não há como negar: a Itália é o destino dos sonhos de qualquer turista e Roma é na maioria das vezes o ponto de partida para se viajar pelo país. Para quem vai pela 1ª ou 20ª vez, não dá para passar batido pela cidade.

Essa, uma das maias antigas do mundo, continua sendo uma das mais interessantes, pois são poucos os lugares do mundo em que é possível experimentar história, cultura, agito, religião, tudo junto, ao mesmo tempo, em um só lugar. Assim é Roma.

Como em qualquer grande cidade é possível ficar dias e dias e não conseguir ver tudo, porém seguindo um roteiro básico e fazendo descobertas próprias (um restaurante maravilhoso, uma Fontana que não estava no seu guia ou uma ruela que dá para uma praça linda), dá para conhecer a Roma que você sempre sonhou.

-> 1ª parada: Os ícones

Não dá para fugir, porque a ansiedade é muito grande: vá logo ao Coliseu. Pegue seu mapinha e vá a pé se possível. A sensação é estranha, pois seguindo pela Via Cavour, entre uma esquina e outra você se depara com um dos maiores ícones da civilização ocidental, ali do seu lado, no meio da cidade! E se prepare pois grande parte das grandes atrações da cidade você vai encontrar “no susto”, não esperando que elas estivessem ali tão perto.

É possível conhecer o edifício só por fora, entrando em algumas partes ou fazendo um tour completo. Quem possui o Roma Pass, consegue um grande desconto para essa visita.
Atravessando a rua chega-se ao Arco de Constantino que marca a entrada do Fórum Romano. O caminho que se segue entre as ruínas já é a Via Sacra!

O Phanteon pode ficar para o dia seguinte, já que está localizado na parte mais central da cidade. De fora não damos conta da monumentalidade arquitetônica e artística do seu interior. E sim, em dias de chuva, chovia lá dentro! 😉

-> 2ª parada: As praças

Em Roma cada esquina pode guardar uma surpresa: uma praça, uma fonte, mas tem algumas que são paradas obrigatórias:

Piazza do Campidoglio: pertinho do fórum e do Coliseu, possibilita uma vista da cidade, além de abrigar a estátua de Marco Aurélio e o Museu Capitolino.
Piazza Navona: super charmosa, é o local ideal para tomar um café no final do dia. Aqui é onde se encontra a embaixada brasileira.
Piazza di Spagna: na minha opinião, a mais bonita e agradável. Mesmo com os montes de turistas (principalmente ao anoitecer), é possível esquecer que você está numa grande cidade.
Fontana di Trevi: ponto de parada obrigatório para qualquer turista, passar o final da tarde aqui, tomando um sorvete( há uma ótima sorveteria do lado direito da fonte), batendo papo e jogando muitas moedinhas, com a esperança de voltar o quanto antes.

-> 3ª parada: As Igrejas

Não tem como fugir: católico ou não, estando em Roma, você está no núcleo da religião católica e igrejas é que não faltam. Para os religiosos é um campo sagrado e para os não religiosos também! Isso porque além da arquitetura espetacular (estilo românico, barroco, maneirista), muitas grandes obras de artes estão nessas igrejas, tornando-as museus!
Algumas imperdíveis, seja pela arte, história e arquitetura, são:

Santa Maria Maggiore: pela arquitetura
San Pietro in Vincoli: pela estátua de Moisés de Michelangelo
San Ivo Allá Sapienza: pela arquitetura
San Luigi dei Francesi: pelas pinturas de Caravaggio
Basílica de São Pedro: por tudo! Lá é recomendável pegar um guia, para não perder nenhum detalhe. Os pontos essenciais são a Pietá de Michelangelo e o Baldaquino de Bernini.

No Vaticano, separe pelo menos um dia para absorver ao máximo o Museu do Vaticano. É um acervo vastíssimo e extremamente interessante que não dá para passar batido. A Capela Sistina, última parte do percurso, é paga a parte do ingresso ao museu.
Para ver o Papa, vá no domingo pela manhã. Para evitar muitas multidões, não vá ao Vaticano nesse dia!

-> 4ª parada: Comes e compras

Para quem quiser fazer umas comprinhas, os locais mais legais de Roma são Via Veneto, Via del Babuíno, Via del Corso e Via Condotti, que termina na Piazza di Spagna. No Campo del Fiori, há um mercado diário, ao ar livre, que funciona no período da manhã.
Para uma boa refeição procure sair das vias principais e explore as ruelas. No bairro do Trastevere, há muitas cantinas no estilo tradicional.

-> 5ª parada: Extra Muri

Atravessar as muralhas e o Aqueduto de Roma é uma experiência interessante. Além de ver uma paisagem mais campestre, há os famosos passeios que percorrem o resto da Via Ápia até chegar nas catacumbas. A maior e mais bem preservada é a de San Calixto.

-> 6ª parada: E muito mais de ROMA!

Outras grandes atrações são:
Circus Maximos
Castelo de San Ângelo
Villa Borthoghese
Termas de Caracala, etc….

Sugestão de 3 roteiros para conhecer Roma:

O ideal em Roma é traçar um roteiro básico, mas também se deixar perder. Aqui seguem, três roteiros básicos para se fazer a pé e conhecer a cidade. Clique nas imagens dos mapas para visualizar em tamanho maior:

1-) Coliseu e arredores

Roteiro 01

2-) Centro de Roma

Roteiro 02

3-) Vaticano e arredores

Roteiro 03

Vambora?!

-> Dicas finais

– Antes de ir, informe-se sobre a história do Império Romano, para aproveitar e entender melhor a cidade.
– Para economizar tempo e dinheiro compre o Roma Pass. Para saber mais sobre ele (onde e como comprar, como melhor utilizar, etc) veja esse post aqui.
– Para se deslocar, use o metrô (ainda que pequeno se comparado as outras cidades européias), ônibus e suas perninhas. Use táxis somente quando não tiver outra opção, pois esses são muito caros.

*** Veja mais dicas de Roma no Vambora!:
Roma Pass
Furando a fila no Vaticano

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui