Vivendo e aprendendo: Roteiros de Agroturismo em Gramado

14
Roteiro de Agroturismo em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Um Chevrolet Apache de 1958 vai ser seu meio de transporte nesse passeio! Foto: GC/Blog Vambora!

Entre tantas opções do que fazer em Gramado, essa seja talvez uma das mais desconhecidas e surpreendes atrações e passeios em Gramado que os turistas vão encontrar: os Roteiros de Agroturismo!

Embora esse conceito de turismo ainda não tenha muito destaque no Brasil, essa é uma forma bem legal de ver a região com outros olhos, focando em algo muito em moda nos dias de hoje: sustentabilidade! E no caso de Gramado é a chance de ver como a cidade começou e se desenvolveu, graças aos imigrantes europeus que a colonizaram.

Fazenda de ovelhas em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Tradição local: criação de ovelhas, conhecidas também como Dolly! 😀 Foto: GC/Blog Vambora!

Honestamente, quando vi o passeio com esse nome de “Agroturismo” fiquei um pouco receosa: mesmo sendo totalmente “da cidade”, passei a infância inteira no interior, brincando no mato, vendo boi, cavalo, galinha, então eu “sabia como era o interior” e o passeio não parecia assim tão interessante…Puro preconceito! Vendo as recomendações entendi que ele ia muito além da parte “agro”: tinha a ver com história, e isso, não importa onde, é sempre legal de ver e aprender!

São 3 roteiros existentes: o Quatrilho que passa pelos cenários lindos que deram origem ao livro e ao filme de mesmo nome, conhecendo casarios históricos e a produção de vinho local com direito a um café típico alemão; o Raízes Coloniais leva para a região onde Gramado se originou, com visita a uma casa centenária e à produção de erva-mate; e o Mergulho no Vale (que foi o que eu fiz)que viaja pela Linha 28, no Vale do Quilombo, cheio de belezas naturais, como cachoeiras, fazendas antigas e o famoso café colonial no final.

Café colonial em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Toda a fartura do Café Colonial. Foto: GC/Blog Vambora!

Para deixar o passeio mais charmoso, os turistas viajam a bordo do “Princesinha”, um Chevrolet Apache de 1958, que além de bonito, ainda funciona!!! 🙂

Saindo em frente à Casa do Colono (uma feira que acontece às quartas, sextas e domingos no centro da cidade, que vende produtos locais), a opção do passeio “Mergulho no Vale” realmente vai fundo nas tradições e natureza da região, vale abaixo!

A 1ª parada foi a mais “agro” de todas: numa fazenda antiga, que produz hoje produtos orgânicos. A criançada (e adultos!) que nunca tinham visto uma ovelha na vida, piraram! Já na 2ª parada fomos surpreendidos por um trilha ecológica numa fazenda da região, para ver uma cachoeira de 35 metros de altura, no meio do nada! Bem surpreendente! A 3ª parada voltou a ser “agro” mas agora tinha álcool envolvido! Foi para conhecer a produção de cachaça num alambique original dos colonos e a 4ª e última parada, o famosíssimo café colonial preparado especialmente para nós! Uma delícia!

Cachoeira do Trombão. Foto: GC/Blog Vambora!
Momento surpreendente: Cachoeira do Trombão, com 35 m de altura! Foto: GC/Blog Vambora!

Acho que valeu muito a pena esse passeio de Agroturismo para ver a verdadeira Gramado, aquela que não teve atrações construídas para o turismo, mas que vive assim desde que começou a vinda de imigrantes em 1875 (italianos, alemães e portugueses). Quem tem descendência vai gostar de ver um pouco de história dos seus antepassados ali na sua frente, e quem não tem, aprender um pouco mais sobre a história do Brasil.

Um passeio legal para deixar os preconceitos de lado e ter a oportunidade de ver que viajar é também sentir a história no presente. Vambora?!

+ informações: www.agroturismogramado.com.br

*** Veja mais dicas de Gramado no blog:
Hotéis e Pousadas em Gramado: Onde se hospedar?
O que fazer em Gramado: dicas do básico ao inusitado
As melhores comidinhas e restaurantes de Gramado

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

14 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilha, essas dicas de roteiro. eu j´fiz alguns tours em gramado, mas, esses eu n conhecia! em janeiro irei com meu marido que é Italiano, e com certez farei tb esses passeios que vc indicou….bjsss

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui