Viajante Gourmet: Onde comer na Andaluzia – Restaurantes, Bares e Mercados

0
Coquetel de Camaroes e sangria
Coquetel de Camarões e sangria na Costa del Sol na Andaluzia. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

A Espanha é um dos destinos gastronômicos mais famosos do mundo! E no sul do país, se encontra uma das regiões mais deliciosas para se conhecer e provar pratos típicos: a Andaluzia!

Com influências de diversos povos, esta é uma das mais ricas e deliciosas regiões para conhecer no país. Veja então essas dicas de onde comer na Andaluzia, desde os principais pratos típicos, até ótimos restaurantes e mercados para conhecer, em cidades como Sevilha, Granada, Córdoba e mais. Vambora!

Onde comer na Andaluzia: Dicas de restaurantes, bares e mercados para ir

Mercado de Triana em Sevilha
Mercado de Triana em Sevilha. Foto: Divulgação/Facebook

1-) Sobre a cultura e pratos típicos da Andaluzia

A região da Andaluzia, localizada ao sul da Espanha, é famosa por sua deliciosa culinária, que abrange frutos do mar, carne, frutos secos, azeitonas variadas e vinhos.

É comum encontrar nos restaurantes menus por um preço fixo e acessível que dão direito a um pequeno aperitivo, como pães e azeitonas, 1º e 2º pratos, bebida e sobremesa (muitas vezes também com café).

Os principais pratos típicos da Andaluzia são: as tortilhas de batatas, “tapas” com presunto (o famoso “jamón”), filés de peixe, frutos do mar, até “paella” e a boa e famosa bebida sangria!

Mercado Victoria em Corboba
Mercado Victoria em Córboba. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Os espanhóis têm o costume de tomar o café da manhã relativamente tarde, o que “atrasa” (para os nossos padrões) também o horário do almoço e do jantar.

Quando estivemos na Andaluzia íamos almoçar entre meio dia e uma hora da tarde e sempre éramos os únicos clientes do estabelecimento. É comum sair à noite na região apenas para beber e comer tapas variados.

Em Córdoba é inclusive bastante comum em diversos bares receber “tapas” (uma fatia de pão com diversificados recheios) de graça quando se pede uma bebida.

Nós fizemos essa viagem pela Andaluzia começando por Málaga passando por cidades como Sevilha, Córdoba, Granada e Nerja.

Veja abaixo dicas de onde comer na Andaluzia, com dicas de restaurantes, bares e mercados que experimentamos e adoramos em cada cidade visitada!

2-) Onde comer em Málaga

Bodega Bar El Pimpi Malaga
Restaurante Bodega Bar El Pimpi em Málaga. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Bodega Bar El Pimpi: Um dos restaurantes mais gostosos onde comemos em Málaga e um dos mais tradicionais da cidade. O ambiente é muito agradável, principalmente a área externa, próxima do calçadão do centro da cidade, do “Teatro Romano” e da fortaleza medieval, “La Alcazaba de Málaga”.

Atico Bar and Restaurant: Outro restaurante que gostamos em Málaga, localizado na cobertura do AC Hotel Malaga Palacio, do grupo Marriott. Do terraço tem-se uma vista panorâmica da cidade de quase 360º. Vale muito a pena uma visita, principalmente para observar o pôr do sol e tomar algo no fim de tarde.

Plaza de la Merced em Malaga
Plaza de la Merced em Málaga. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Na região do novo porto da cidade, o Muelle Uno, há também bares, restaurantes e sorveterias em meio a lojas variadas. Outra dica com preços mais acessiveis é a Plaza de la Merced, muito animada principalmente ao cair da noite.

3-) Onde comer em Córdoba

Restaurante em Cordoba, Patio de la Juderia
Restaurante em Cordoba, Patio de la Juderia. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Taberna Restaurante Patio de la Juderia: o melhor restaurante de Córdoba que comemos, localizado no bairro judeu, bem próximo da Mesquita Catedral. Saboreamos as deliciosas “Berenjenas con Miel“, prato típico dos judeus que viviam em Córdoba, e deliciosos vinhos. Todas as noites há apresentação de música flamenca neste estabelecimento e só se paga o que se consome.

Sabor a Espana: Muito próximo do restaurante anterior, encontra-se uma deliciosa loja de doces que convida pelo delicioso perfume de castanhas caramelizadas e torrones que dali emana. Só de lembrar dá água na boca!

Mercado Victoria em Corboba
Mercado Victoria em Córboba. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Mercado Victoria: Mercado em Córdoba, localizado em meio ao “Paseo de la Vitoria”. Lá encontram-se bares e restaurantes variados, alguns inclusive com área lounge e música. É um ambiente muito agradável para tardes de sol ou mesmo para a noite. Vale a pena visitar, mesmo que se queira apenas tomar um café.

Bodegas Campos: O restaurante mais tradicional de Córdoba, com um cardápio repleto de pratos tradicionais da região!

Taberna Bar Santos: A tortilla mais famosa da cidade se encontra aqui, onde você compra por pedaço e por um preço super acessível. Vale a pena uma visita, mesmo que seja somente para ver as tortillas gigantes dentro das estufas do bar, um espetáculo à parte!

4-) Onde comer em Granada

Restaurante em Granada, La Vinoteca
Restaurante em Granada, La Vinoteca. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

La Vinoteca: Continuando a viagem para Granada, pudemos também comer muito bem e sem gastar muito! Adoramos este restaurante localizado próximo à Catedral de Granada. O destaque do menu é a carta de vinhos e de sobremesa vale a pena provar a tradicional “natilla”: creme feito a base de leite e ovos servido geralmente com canela e que é uma delicia!

Nos arredores da catedral se encontram muitos outros bares e restautantes, principalmente nas proximidades da Plaza de las Pasiegas e da Plaza de Bib-Rambla.

Para quem vai dar um passeio no bairro mais antigo de Granada, o Albaicín, há também restaurantes muito agradáveis nas redondezas, como os localizados na Placeta de San Miguel Bajo, pequena e muito charmosa.

Bem próximo ao “Mirador San Nicolás” há uma sorveteria que com sorvetes caseiros muito gostoso, o Helados San Nicolas. É ótima opção refrescante para quem subiu à pé até o mirante num dia de sol e calor!

5-) Onde comer em Nerja

Restaurante em Nerja
Restaurante em Nerja. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Merendero Moreno: Mais um ótimo lugar para comer na Andaluzia, agora na cidade Nerja! De frente para o mar, tem meses na praia, bem como uma área fechada e climatizada e com um terraço externo com vista. Adoramos o Coquetel de camarões,  peixe frito e a paella, assim como o pudim de sobremesa. Outro destaque é a sangria, muito gostosa e bem apresentada.

Em Nerja, como em toda boa cidade de praia, há também muitas sorveterias.  Adoramos os sorvetes da Heladeria El Valenciano, há muitos sabores diferentes e exóticos e com vista para o mar!

6-) Onde comer em Sevilha

restaurante mareaviva em sevilla
Restaurante MareaViva em Sevilha. Foto: Divulgação

Sevilha é a capital da Andaluzia, sendo uma cidade grande e super dinâmica. O antigo e o contemporâneo se misturam por suas ruas, principalmente no centro histórico.

Este clima pode ser visto também nos seus restaurantes, com opções super clássicas e antigas e locais mais novos e modernos. Veja:

La Sede: Local pequeno e charmoso, ótimo para comer Tapas. Fica próximo ao bairro de Santa Catalina, perto também do centro da cidade.

MareaViva: Ótimo restaurante para comer frutos do mar em Sevilha, fica localizado ao lado do estádio do time da cidade. Tem clima mais moderno!

Mercado Triana: Mercado tradicional da cidade, incluindo diversos restaurantes tradicionais excelentes. Vale até para conhecer, sem necessariamente comer nada!

Quais dessas opções de lugares onde comer na Andaluzia vocês ficaram com mais vontade de conhecer?

Viajar para o sul da Espanha foi maravilhoso, sobretudo pela deliciosa culinária da Andaluzia. Só podemos indicar a não ter medo de experimentar tudo o que essa cozinha tem a oferecer! Vambora!

*** Veja outras dicas da ANDALUZIA e ESPANHA:
Viagem pela Andaluzia: dicas e roteiro de viagem completo!
Chip de celular para usar na Europa: Veja as melhores opções
Seguro Viagem Europa: Veja como fazer com desconto

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui