Lugares improváveis: O que é que Gramado não tem?!

17
Gramado.Foto: GC/Blog Vambora!
Gramado, a cidade que tem até Papai Noel durante o ano todo. Foto: GC/Blog Vambora!

Gramado tinha tudo para ser uma cidade de turismo de médio porte no Brasil. Está localizada no extremo sul do país, em plena Serra Gaúcha, longe 120 km da capital Porto Alegre. É pequena, fofa, com cultura e arquitetura européia (principalmente italiana e alemã) e temperaturas baixas em Junho/Julho. Um destino charmoso só durante o inverno? Humm, para falar a verdade não, porque a cidade conseguiu ir muito além de todos os estereótipos acima!

Para entender o “fenômeno Gramado” vamos compará-la com outro destino TOP de “inverno”: Campos do Jordão. Bem localizada, perto da maior cidade do Brasil (167 km de São Paulo), espera-se que Campos receba mais turistas, certo? Bom, pesquisando, enquanto Campos, no auge da sua temporada do ano passado recebeu 700.000 turistas, Gramado deve receber “só” 1,4 milhões de turistas nessa temporada de inverno! E em 2011, a prefeitura da cidade registrou quase 5 milhões de visitantes! É muita gente indo lá para o sul do Brasil!

Inverno em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
A “cara” de Gramado no frio. Foto: GC/Blog Vambora!

Agora, o que faz tanta gente querer ir para lá, não só no Inverno mas durante o ano todo? Foi exatamente aqui que a cidade soube se reinventar! Não só de casais apaixonados, pessoas atrás de lareiras e fondue vive Gramado! Famílias com crianças, idosos, grupos de amigos e os casais adoram curtir a cidade, pois há dezenas de coisas para se fazer, independente da época!

Loja de chocolate em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Chocolate uma das especialidades da cidade, de lojas até museus! Foto: GC/Blog Vambora!

Se não faltam restaurantes de fondue, sobram outros de culinária italiana e alemã. E se pousadas e hotéis charmosos a cidade tem de sobra, outros tantos resorts e hotéis mais econômicos agradam todo tipo de viajante. E se o Papai Noel só usa roupas de veludo porque mora no Pólo Norte, em Gramado há a Aldeia do Papai Noel, na qual ele tem moradia fixa 365 dias do ano, mesmo quando as temperaturas da cidade chegam aos 30 graus no verão. 🙂

Lago Negro. Foto: GC/Blog Vambora!
Lago Negro: feito para a cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

E as atrações de Gramado? Se gastronomia, bons hotéis e clima europeu não fossem o suficiente, foram criadas outras atrações para chamar a atenção do turista! Aliás, Gramado deve ser a cidade com mais museus inusitados e curiosos do Brasil! Tem um de miniaturas (o MiniMundo), de carros antigos e outro de motos (Hollywood Dream Cars e Harley Motor Show), de cera (Dreamland Museu de Cera), do perfume, chocolate, museu medieval, pista de gelo e por ai vai! E não podemos esquecer ainda um supreendente Zoológico, um lindo lago artificial (Lago Negro), Tempo Budista, os festivais Chocofest e de Cinema e é claro, a casa do Papai Noel! 😀

Hollywood Dream Cars. Foto: GC/Blog Vambora!
Museu de carros e motos, Gramado também tem! Foto: GC/Blog Vambora!

A natureza ao redor também ajuda, com as atrações de Canela lá do lado! De verdade, tem algum motivo para alguém não querer ir ou não ter o que fazer em Gramado?!

Pois é, nem precisava de tanto para agradar! Se no geral a cidade já é uma delícia para se visitar (segura, charmosa, pequena), não tem perfil de viajante que não se encaixe e não goste de pelo menos alguma coisa na cidade.

Vista de Gramado
Charmosa e fofa durante todo o ano. Vambora para Gramado?! Foto: GC/Blog Vambora!

Cheia de opções é dela que vamos falar nos próximos posts! Vambora então fazer uma viagem para Gramado?!

*** Veja mais dicas de Gramado no blog:
Hotéis e Pousadas em Gramado: Onde se hospedar?
O que fazer em Gramado, do básico ao inusitado
As melhores comidinhas e restaurantes de Gramado

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

17 COMENTÁRIOS

    • KKKKKKKKKKKKKKKKK, tenho que rir
      Campos do Jordão não chega aos pés de Gramado.
      Só vc perceber o número de turistas que visitam Gramado por ano.

      • GRAMADO TEM UM TURISMO TEMÁTICO QUE AGREGA VALOR ,OU SEJA,UM MARKETING AO ESTILO ORLANDO E POR ISSO LEVA MUITA GENTE A VISITÁ-LA DE TODA PARTE DO PAÍS…SÃO DUAS CIDADES TOTALMENTE DIFERENTES NO ESTILO E QUALIDADE DE VIDA…GRAMADO APOSTA DO TURISMO QUANTITATIVO OUTRA NO TURISMO QUALITATIVO,OU SEJA ,CULTURAL E DE NEGÓCIOS ATRAVÉS DE SEU INTERNACIONAL FESTIVAL DE INVERNO COM ORQUESTRAS SINFÔNICAS COM MAESTROS E MÚSICOS INTERNACIONAIS ,FESTIVAL LITERÁRIO E GASTRONÔMICO.ALÉM,DE SER UMA CIDADE COM MUITO GLAMOUR E UMA CADEIA HOTELEIRA A NÍVEL MUNDIAL POR FAZER TURISMO DE NEGÓCIOS.SEM CONTAR AS PERSONALIDADES ARTÍSTICAS QUE TEM CASA NA REGIÃO.ENFIM,GRAMADO É A ORLANDO TUPINIQUIM DA CLASSE MÉDIA QUE NÃO TEM GRANA PARA VIAJAR PARA MIAMI,ENQUANTO, CAMPOS DO JORDÃO É ÚNICA POR SEU CLIMA CONSIDERADO UNS DOS MELHORES DO MUNDO DEVIDO AOS SEUS 1800 METROS ACIMA DO MAR E NATUREZA VASTA E EXUBERANTE COM UM TERRITÓRIO QUE FAZ DIVISA COM MINAS GERAIS E SUAS CIDADES BUCÓLICAS .POR TUDO ISSO E MUITO MAIS ATRAI MORADORES MAGNATAS QUE CHEGAM DE HELICÓPTEROS EM SUAS CASA MILIONÁRIAS E DESFILAM COM SUAS POTENTES MÁQUINAS(REGIÃO QUE REUNI POR METRO QUADRADO O MAIOR NÚMERO MARCAS DE CARROS IMPORTADOS,SEM CONTAR AS FERRARI NOS ESTACIONAMENTOS EM FRENTE AO BAR BADEN BADEN E BADALANDO NOS CLUBES PRIVÊ(CLUBE AMAURY JUNIOR)E TEM SUAS RUAS CHEIAS ATÉ ALTAS HORAS DA MADRUGADA COM GENTE FAMOSA DESFILANDO A ÚLTIMA MODA DAS BOUTIQUES INTERNACIONAIS NUMA TEMPERATURA MUITAS VEZES ABAIXO DE ZERO GRAU…COM DIREITO A FOG LONDRINO…NO CAMPO DO TURISMO DE NEGÓCIOS O FAMOSO CENTRO DE CONVENÇÕES JOÃO DÓRIA E STANDS DE PRODUTOS IMPORTADOS,FEIRAS E CONGRESSOS NACIONAIS E MUNDIAIS. NOS ÚLTIMOS TEMPOS MORADA DE ESCRITORES FAMOSOS INTERNACIONAIS IN RESIDENCE NA THE WRITER HOUSE,A CASA DO ESCRITOR INSPIRADA NA FAMOSA THE HUB CITY PROJECT AMERICANA .PORTANTO,SÃO DIFERENÇAS QUE EM NENHUM LUGAR DO BRASIL SE PODE OBTER…ALÉM,DE RECEBER AS MULHERES LINDAS BRONZEADAS DO RIO DE JANEIRO,PATRICINHAS PAULISTANAS E AS CHARMOSAS MINEIRAS…TUDO AO SOM DE JAZZ,ROCK E MPB TOCADA EM QUASE TODOS OS BARES E PUBS E PIANOS BAR…ENFIM,NADA DE COMPARAÇÃO,POIS, CADA CIDADE TEM SEU PÚBLICO E SEU ESTILO DE VIDA …ESCOLHA O SEU E VISITE A QUE MELHOR LHE AGRADA …AMBAS SÃO BRASILEIRAS!

        • Os números dizem tudo sabichona: Gramado tem milhões de visitantes ao ano, e CJ não chega nem a meio milhão.
          Falas das orquestras sinfônicas? Gramado tem um dos maiores festivais do cinema do mundo, tem o melhor chocolate do Brasil. CJ tem feiras, congressos e mais um monte de blá blá blá, como tu mesmo dizes, é para pessoas “granfinas”, pois bem, Gramado é para todas as idades, não é “ostentação”, é para crianças, idosos, pessoas de meia-idade, a cidade-luz e do Natal, em outras palavras “A SUÍÇA BRASILEIRA”.
          Ah e tem mais um detalhe: em Campos do Jordão não neva, em Gramado sim, e de verdade!

      • Caro Junior ,com certeza não deve está bem informado sobre Campos do Jordão ,pois,a estância recebeu no ano de 2015 mais de 3 milhões de turista ,segundo pesquisa divulgada por sites especializados.E não se trata de destino Sul do Brasil,como é o caso de Gramado, incluído no roteiro pelas agencias de viagens .Quem compra o pacote não quer apenas conhecer Gramado,que a bem da verdade é o ancora turístico, mas, sim todo o roteiro como Canela que uma graça e demais regiões do Sul.Assim,Campos do Jordão recebe o maior numero de visitantes como única região de destino no país.Bem,e devo dizer que sou nascida em Canela e agora moro em SP ,num lugar lindo e charmoso chamado Morumbi.

    • Gramado tem a SNOWLAND, a única pista de neve da América latina, além do maior festival de cinema do país e também da América Latina.
      Já fui em Campos e digo que perde de longe, é uma imitação barata de Gramado.

  1. Muito inteligente e construtiva a análise do comentarista Carl Red,sobre as diferenças entre Gramado e Campos do Jordão.Estive em ambas as cidades e realmente Campos do Jordão é totalmente diferente de Gramado.Os turistas de Gramado buscam destinos diversos e estão viajando por um tour para cidades do Sul como Canela,Bento Gonçalves e outras .Não escolhem somente Gramado ,e sim um roteiro regional do circuito romântico e do vinho .A estância de Campos de Jordão recebem em sua maioria turistas regionais de Rio de Janeiro,Minas Gerais e turistas internacionais.Se formos alinhar o turismo sudeste incluindo Campos do Jordão realmente os índices mudam espantosamente em favor da estância,deixando a cidade de Gramado no chinelo,ou seja Gramado faz parte de um roteiro turístico e não se sustenta sem esse marketing de destinos para o sul do Brasil.E sem contar no aspecto cultural onde Campos de Jordão dá um banho com seu Festival de Inverno internacional,e eventos de grande porte que atrai parta a estância fora de temporada alguns milhares de turistas .Hoje temos escritores internacionais in residence escrevendo romances e ficção na The Writer House.

    • Deve ser porque todo o RS é turístico não é não? Gramado é a cidade não-capital e não-litorânea mais visitada do país. Não desprezo Campos do Jordão porque tem um grande potencial turístico, mas não é aquela cidade aconchegante, parece ser mais uma cidade de negócios, no sentido literal mesmo, e se formos observar bem, a maior parte dos turistas que chegam em CJ são das regiões próximas, notadamente do Sudeste, já Gramado, recebe turistas de todas as partes do mundo e o ano inteiro!

      • O xenofobia bairrista deve ser combatida ,e a analise sobre a estância paulista ,não deve ser feita sem uma ótica turística profissional e verdadeira.Tenho uma agencia de turismo temático e tenho que informar algo inovador em termos está sendo implantado no Brasil com a escolha de Campos do Jordão. para vir sediar projeto inspirado num conceito igual americano A região está localizada entre diversas cidades literárias como Taubaté ,a capital da literatura infantil e a cidade de Monteiro Lobato.Estive na Hub City conduzindo um grupo brasileiro ,e sei como esse projeto literário foi fundamental para a cidade Spartanburg, South Caroline na América . Desde então, o Writers Project Hub City tem atraindo mundialmente o interesse da mídia e investimento para região .Acredito que da mesma forma que o inovador projeto americano mudou o conceito de turismo dando um viés temático atraindo um público diferenciado The Writer’s House ,a casa do escritor localizada em Campos do Jordão,único projeto temático semelhante em nosso país, também irá contribuir numa mudança de conceito e atrair o foco cultural além do vitorioso e internacional Festival de Inverno para a região .Estamos recebendo pedidos de várias partes do país e de várias partes do mundo querendo saber sobre este projeto brasileiro em Campos do Jordão,e como podem participar como membro in residence.Espero que tenha acrescentado alguma luz para aqueles que gostem não apenas de um turismo de cartão postal ou entretenimento de parques de diversões ,mas,de algo diferenciado e cultural de fato.

  2. Muito bom o comentário da amigaTereza,realmente a estância é tudo de bom e sobre a The Writer House ,a casa do escritor é algo inovador em termos de Brasil e a escolha de Campos do Jordão para sediar este projeto inspirado num conceito igual americano não poderia ser diferente,pois,a região está localizada entre diversas cidades literárias como Taubaté ,a capital da literatura infantil e a cidade de Monteiro Lobato.Estive na Hub City ,e sei como esse projeto literário foi fundamental para a cidade Spartanburg, SC. Em maio de 1995, três escritores se conheceram em uma cafeteria com uma idéia para um livro, uma antologia sobre a experiência de viver em Spartanburg, SC. Desde então, o Writers Project Hub City já publicou mais de 65 títulos e 500 escritores, estabeleceu uma livraria independente, e desde a educação escrita criativa para milhares de pessoas.Parabéns para o Curador brasileiro da The Writer House ,a casa do escritor em Campos do Jordão

  3. Estive in residence no projeto The Writer’s House ,a casa do escritor em Campos do Jordão e quero parabenizar seu Curador brasileiro pela fantástica ideia e inusitado projeto de turismo e intercambio literário.Recomendo a todos os amantes da literatura ,comunicação e artes a participar desse internacional projeto cultural.Boa sorte a toda a equipe !

  4. Adorei Gramado, entretanto, não podemos deixar de elogiar algo inovador em termos de turismo temático que está sendo implantado no Brasil com a escolha de Campos do Jordão para vir sediar projeto inspirado num conceito igual americano ,pois,a região está localizada entre diversas cidades literárias como Taubaté ,a capital da literatura infantil e a cidade de Monteiro Lobato.Estive na Hub City ,e sei como esse projeto literário foi fundamental para a cidade Spartanburg, South Caroline na América . Desde então, o Writers Project Hub City já publicou mais de 65 títulos e 500 escritores, estabeleceu uma livraria independente, e estabeleceu um novo conceito de turismo criativo para milhares de pessoas atraindo mundialmente o interesse da mídia e investimento para região .Acredito que da mesma forma que o inovador projeto americano mudou o conceito de turismo dando um viés temático atraindo um público diferenciado The Writer’s House ,a casa do escritor localizada em Campos do Jordão,único projeto temático semelhante em nosso país, também irá contribuir numa mudança de conceito e atrair o foco cultural além do vitorioso e internacional Festival de Inverno para a região .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui