Viajante Gourmet (e etílico): Hofbrauhaus, a mais famosa cervejaria em Munique

6

A Hofbrauhaus, para os íntimos a HB, é a mais famosa cervejaria de Munique e se bobear, do mundo! O motivo? Produzir uma das melhores cervejas da Alemanha desde o século XVI. É um clássico tomar pelo menos uma cerveja (diga-se uma caneca de pelo menos 500ml 🙂 ) por lá estando em Munique.

Hofbraeuhaus
Caneca de 1 litro de cerveja, tradicional da Hofbraeuhaus. Foto: @felixtriller, Flickr / Creative Commons http://bit.ly/1HhX7TD

A história da Hofbrauhaus aliás é interessantíssima e conta inclusive com algumas lendas. A origem oficial da cervejaria é do século XVI, mais precisamente 1592, quando o Duque da Bavária, Guilherme V, famoso apreciador da bebida (para não dizer beberão rs), decidiu abrir em Munique uma cervejaria própria para a corte, já que a cerveja produzida até então na cidade não lhe agradava e era preciso importar a bebida de outra região da Alemanha, o que estava causando prejuízos enormes para o cofre do governo. Aliás, Hofbräu, significa literalmente “cerveja da corte” e haus “casa”, ou seja, a Hofbraeuhaus é a casa da cerveja da corte em Munique, o que ao olhar para a marca da cerveja, o HB com a coroa, faz muito sentido. 😉

Hofbrau logo
Logo Hofbrau com a coroa.

O sucesso foi tão grande que em 1610 a cerveja produzida pela Hofbrauhaus passou a ser consumida também fora da corte e em 1828 a cervejaria foi aberta completamente para o publico em geral. Aqui começam algumas histórias no mínimo curiosas sobre a cervejaria: uma das mais famosas é a de que foi feito um pagamento de mil barris da cerveja da Hofbraeuhaus para o exército sueco para evitar a pilhagem e saqueamento de Munique pelo mesmo, durante a Guerra dos 30 anos. Outra história curiosa é a que conta que foi usada a cerveja da Hofbraeuhaus para apagar um grande incêndio em Munique: como era inverno e a água para extinguir estava congelada acabaram usando a bebida e salvando a cidade…Será?! Além disso, Lênin e Mozart foram alguns dos visitantes ilustres do local ao longo do tempo.

Hofbraeuhaus Munique
Entrada da Hofbraeuhaus em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Infelizmente durante a 2ª Guerra grande parte da Hofbraeuhaus foi destruída, juntamente com o restante de Munique, mas junto com a reconstrução da cidade esse patrimônio cervejeiro voltou a funcionar praticamente idêntico como era antes da guerra: salões imensos, teto com pinturas coloridas de animais e alimentos, mesas coletivas e óbvio, muita cerveja para, em dias de grande movimento, receber até 30 mil pessoas!! É muita gente e muita cerveja!

Aberta das 9h às 23h30, o horário de pico vai do meio dia, no almoço, e depois a noite onde acontecem mais shows típicos num dos salões da cervejaria. A dica é chegar cedo (seja para o almoço, seja para o jantar) e se estiver muito cheio, entrar e já subir direto para o segundo andar que possui o maior salão do local. Aliás, fica nesse segundo andar uma exposição aberta e gratuita sobre a história incrível da cervejaria.

Banda tipica Bavaria - Hofbraeuhaus
Banda bavária típica tocando na cervejaria. Foto: digital cat_Flickr / Creative Commons http://bit.ly/1HhX7TD

Devidamente sentado numa das mesas coletivas escolha uma das cervejas tradicionais para experimentar: a Hofbräu Dunkel (escura, de 1l), Hofbräu Original (clara, também de 1l) e a Münchner Weisse (de trigo de 0,5l). Curiosidade: pode reparar que em cima de muitas mesas, especialmente no salão do térreo, ficam bandeiras e brasões de famílias que possuem mesas reservadas no local, ou seja, quando quiserem podem avisar da sua visita que suas mesas estarão reservadas para eles aproveitarem quando e a hora que quiserem.

Weisswurst Hofbraeuhaus
Weisswurst com pretzel e mostarda: prato típico de Munique na cervejaria. Foto: kennejima_Flickr / Creative Commons http://bit.ly/1HhX7TD

Já a comida típica para experimentar por lá é a Weisswurst, lingüiça branca cozida em água, típica de Munique (que deve ser consumida sem a pele) com pretzel (ou em alemão brezel), o “pãozinho” local e mostarda mais picante, escura e adocicada do que conhecemos normalmente aqui no Brasil, uma delícia!!

Hofbraeuhaus Munique
Detalhes das mesas coletivas e pinturas tradicionais no teto. Foto: GC/Blog Vambora!

Outros pratos típicos alemães, bem como bebidas não alcoólicas também podem ser encontrados no cardápio (aliás, também com versão também em inglês, é só pedir). Com seu litro de cerveja, no clima único germânico, com garçonetes vestidas com o dirndl (o vestido típico bávaro) levando para lá e para cá litros de cervejas e pretzel gigantes e a bandinha tocando musicas tradicionais, passar algumas horas na Hofbrauhaus é muito divertido, bem turístico, mas uma daquelas instituições que vale ao menos uma visita um dia. Aliás, já disse que a cerveja é mesmo, muito mas muito boa mesmo?!? 😀 Em Munique, Vambora então para a Hofbrauhaus!

+ informações: http://www.hofbraeuhaus.de/
Endereço: Platzl 9, 80331, localizada bem no centro de Munique, perto da maior parte das atrações da cidade o que acaba facilitando muito uma visita, seja para almoçar, jantar ou tomar uma cerveja e beliscar algo no final da tarde.

*** Veja mais dicas de MUNIQUE e da ALEMANHA no blog:
Residenz Museum: uma das maiores joias de Munique
Castelo de Neuschwanstein: Todas as dicas para visitar o castelo dos sonhos na Alemanha
Todas as dicas de MUNIQUE
Todas as dicas da ALEMANHA

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


6 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou curtindo muito o seu site e suas dicas para Munique. Vou para lá em Julho e estou anotando as dicas. Achei este post muito interessante e com certeza está no meu roteiro, porém vc não mencionou a questão de preço, as cervejarias são muito caras? A comida lá é cara? Seria uma boa dica para me preparar.
    Obrigada!
    Adriane

    • Olá Adriane, que bom que está gostando das dicas aqui do blog!
      Os preços sempre mudam, por isso a gente não coloca valores nominais aqui no blog do cardápio, mas se você entrar no site da cervejaria consegue baixar o cardápio em PDF e ver todos os preços atuais dos pratos e bebidas. Mas só para adiantar, ela não é cara não, ainda mais considerando Munique (que é uma cidade em geral mais cara que Berlim, por exemplo). Veja o cardápio com preços aqui http://www.hofbraeuhaus.de/de/00/speisekarte_standard_en.pdf 🙂
      Vale muito mesmo visitar a Hofbrauhaus, é a cervejaria mais famosa da cidade!
      Boa viagem!

  2. Ola, estou adorando todos os posts deste site, vou conhecer Munique este ano, durante a Oktoberfest. Esta cervejaria fica aberta mesmo durante a oktoberfest?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui