Relato de Viagem: Ilha de Boipeba, as PRAIAS – parte 2

6
Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
Piscinas naturais na praia de Moreré. Foto:GC/Blog Vambora!

Chegar nas praias mais bonitas e afastadas da Ilha de Boipeba não é fácil. A maneira mais rápida de ir para Moreré e Bainema é pegando uns dos “tratores” (que na verdade são jardineiras/ônibus dirigidas por tratores) que ficam no bairro de Tiririca (uns 10 minutos da praça central da ilha).

Trator Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
Se segura! Melhor maneira de chegar a Moreré é pegando um “trator”. Foto: GC/Blog Vambora!

A coisa chata de pegar os tratores é que você tem que esperar eles lotarem para seguir viagem até a praia. Aguardar a lotação, dessas jardineiras, bem rústicas, pode ser chato, mas depois de ver o caminho que você teria que andar, ou o tempo economizado vale a pena (pagamos R$ 5 a passagem). Muitos solavancos, rios e pontes estranhas depois chegamos no centrinho Moreré. Uns 30 metros depois e lá estava a praia…

2º dia na Ilha de Boipeba:

-> Moreré:

Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
O grande “tchan” de Moreré é na maré baixa: piscinas naturais e barcos encalhados. Foto: GC/Blog Vambora!

Surpreende ver a quantidade de casas, pousadas, bares e restaurantes nessa praia (em comparação a Cueira, por exemplo). Devido a distancia do centro de Boipeba, essa infra-estrutura é essencial. O grande lance de Moreré é a maré. Na baixa, o mar recua, sem brincadeira, uns 1200 metros, criando piscinas naturais lindíssimas, com muitooos peixes, mariscos, caranguejos, ouriços…Andar ao lado de barcos encalhados, e ver pescadores a centenas de metros de distancia é incrível.

Mergulhar nas piscinas, mornas e rasas, é uma coisa de outro mundo. Lá você pode dizer que entrou dentro do mar, sem estar no mar…Mais um pouco, seguindo reto, quase dá para se chegar na África… 😉 Já na maré alta….a faixa de areia gigante some! Um pequeno trecho para andar, se esticar, uma famosa praia de tombo para tomar banho de mar…Não que não seja gostoso também, mas o grande “tchan” de Moreré é na maré baixa, então se informe antes de ir.

-> Bainema:

Praia da Bainema, Ilha de Boipeba
Bainema: linda e vazia! Meu tipo de praia perfeita! Foto: GC/Blog Vambora!

Para se chegar aqui tem que se pegar uma pequena trilha a partir de Moreré. Bem sinalizada, a trilha não dura mais do que 15 minutos, mas só para garantir, leve seu repelente (ainda mais se você voltar de lá mais para o final da tarde). Ao contrário da sua vizinha, Bainema não proporciona nenhuma sombra! Nenhuma! O coqueiral não “cai” sobre a areia, mas fica mais para dentro da praia…Quem é muito branquelo tende a sofrer… o/

Praia da Bainema, Ilha de Boipeba
Bainema: mar mais aberto e agitado no início. Foto: GC/Blog Vambora!

No começo, o mar é super aberto, o que cria ondas e traz algumas algas. É super bonito e extenso, mas para aproveitar o melhor dessa praia é preciso andar um pouco…Uns 30 minutos depois até chegar a ponta da praia…Lá é o paraíso! Águas transparentes quase caribenhas (o mais claro que eu já vi), mar calmo…é praticamente uma piscina de água salgada…lindo e vazio! Não dá para pedir mais….Na verdade dá! Nessa parte da praia tem sombra! Perfeito! 🙂

Praia da Bainema, Ilha de Boipeba
Finalmente uma sombra na praia de Bainema! E que sombra! Foto: GC/Blog Vambora!

Quem ainda tiver pique pode andar um pouco mais para ver o final da Bainema e o começo da Ponta de Castelhanos. Nenhum turista, só uma família de moradores locais, mar em tons e tons de verde…Meu tipo de praia ideal! Lindo! A Ponta de Castelhanos é longe e dependendo da maré, impossível de se chegar a pé, o que foi o nosso caso…fica para uma próxima!

OBS: Atenção na hora de voltar da Bainema para Moreré. Na maré alta, atravessar o manguezal e o riozinho que separa as praias pode ser um pouco tenso. Tente voltar um pouco antes da maré começar a subir para não molhar suas coisas (principalmente se estiver com crianças e equipamentos, como máquinas e câmeras).

Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
Final de tarde em Moreré, na maré alta. Repare: os barcos agoram boiam! Foto: GC/Blog Vambora

O final da tarde pode ser aproveitado em Moreré, num dos barzinhos/pousadas simpáticos a beira da praia, sobre a sombra das amendoeiras, comendo um peixinho e vendo o sol sumir aos poucos. Os tratores fazem o trajeto até o centro de Boipeba constantemente, então não tenha pressa…Aproveite!

Deu para ver que fazer um bate-volta de Morro de São Paulo para Ilha de Boipeba é algo não recomendável. Os deslocamentos necessários para aproveitar o melhor da ilha são grandes e levam tempo. Dois dias são o mínimo, e por experiência, passaram voando. Uns três são bons para ver tudo e repetir o lugar que você achar mais bonito, alem de fazer você dar aquela desacelerada e descansada na cabeça…sim, férias! 🙂

Praia da Bainema, Ilha de Boipeba
Final da praia de Bainema..mar verde, praia vazia, só os moradores…perfeito! Foto: GC/Blog Vambora!

Ai Boipeba….saudades! No próximo post, onde se hospedar na Ilha de Boipeba! Vambora?! 🙂

*** Veja também:
As praias de Boipeba – Parte 1
Introdução: Boipeba, a cereja do bolo

Onde se hospedar em Boipeba
Curtindo a noite de Boipeba

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Gostava que considerasem a possibilidade de integrarem nas vossas opções de hospedagem, para além das sempre enumeradas 3 ou 4 pousadas as casinhas que alugamos e são tão bonitinhas, vale a pena falar delas.
    obrigado
    Manuel Saporiti
    Proprietario

  2. no dejen de ir a POusada CAsa Bobó!! en la vila mas tranquila de Boipeba..en MOnte Alegra, con vistas espectaculares de Moreré y la PLaya de Bainema, con la Mata Atlántica virgen como protagonista!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui