Relato de Viagem: Ilha de Boipeba, as PRAIAS – parte 1

11
Praia da Cueira, Ilha de Boipeba
Praia da Cueira, na Ilha de Boipeba. Foto:TC/esvaziandoamochila.com

Chegar na Ilha de Boipeba, na Bahia, é apenas uma parte da aventura…ir para praias lindas, super bem colocadas nos rankings das mais bonitas do Brasil é outra…

A sequencia geográfica (bem como de “índice de boniteza”) das praias é o seguinte: Boca da Barra, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema e Ponta de Castelhanos.

Mapa Ilha de Boipeba

Como as praias são grandes, dividimos elas nos dois dias de estadia, sendo no 1º DIA: Cueira, Tassimirim e Boca da Barra; e no 2º DIA: Moreré, Bainema e talvez Ponta de Castelhanos ( a mais afastada e de difí­cil acesso, dependendo das marés, daria umas 3/4 horas de caminhada forte e direta).

1º dia na Ilha de Boipeba:

Na verdade foi uma tarde, já que pelo atraso da lancha (e sua parada não programada – veja aqui o relato), acabamos chegando na ilha por volta do 12h. Desembarque, check-in, etc, fomos para Cueira por volta da 13h.

Para chegar na praia mais bonita do dia, nos disseram para cortar caminho por dentro da ilha (ao invés de ir andando pela areia, a partir da Boca da Barra). Passando a praça, virando a esquerda no cruzamento, seguindo reto até a casa amarela e virando a esquerda de novo…Parecia tranquilo! E foi, até a parte em que saímos dos paralelepípedos da vila, e passamos a andar, depois de uns 5 minutos, na trilha de areia no meio dos pastos e matos de dentro da ilha (passa o repelente!), com um caminho cheio de bifurcações…sem ninguém na frente ou atrás o negócio foi seguir andando…dava para ouvir o barulho do mar, o que era um bom sinal. Nesse caminho foram uns 15/20 minutos de caminhada, procurando o mar.

Praia da Cueira, Ilha de Boipeba
Caminho para a praia da Cueira, em Boipeba. Foto: TC/esvaziandoamochila.com

OBS: Como não tinha lido, visto, em nenhum lugar que chegar as praias de Boipeba, não era tão fácil assim, fica aqui a dica! Não é óbvio, então se prepare para caminhar bastante e leve seu repelente para as partes de caminhada por dentro da ilha, principalmente no final da tarde! 😉

Já reparou que sempre a ida, num caminho desconhecido, é muitoooo mais demorada que a volta?! Pois é! Vendo os coqueiros na nossa frente e o barulho do mar mais próximo, eis que surge o impedimento que você vai mais encontrar em Boipeba: CERCAS! Muitas! Toda hora! E que num primeiro momento parecem estar fechadas (e estão), para impedir que os cavalos da vila cheguem na praia. O negócio é que todas possuem pequenas aberturas (em forma de U) que permitem que  humanos, e não os cavalos, tenham acesso as praias mais bonitas da Bahia! Sorte a nossa! 🙂

Finalmente chegamos! Agora vamos as praias:

-> Cueira:

Praia da Cueira, Ilha de Boipeba
Praia da Cueira. Foto: TC/esvaziandoamochila.com

Super extensa, tem um coqueiral lindo, que provê para todo mundo uma sombra abençoada do super sol da Bahia. Depois dessa trilha por dentro da ilha, você tem que atravessar um conjunto de pedras e corais para chegar na praia. Super tranquilo de acessar na maré baixa, bem complicado na alta. O mar calminho, de cor esverdeada é o chamariz para um ou vários mergulhos! No seu começo (bem na divisa com Tassimirim), fica a única barraca para comer bem e barato: a do Seu Guido e Eliana, que faz as lagostas mais famosas, gostosas e baratas de Boipeba (não se assuste, como eu, com o preço: uma lagosta inteira custa só R$ 18 mesmo!!!). 🙂

Aqui fica uma observação sobre as MARÉS: antes de sair do seu hotel/pousada, pergunte como está a maré naquela semana. Quais são os horários de alta e baixa. Saber dessa informação é extremamente, muito, demais, super importante para aproveitar as praias, ver o melhor delas e conseguir passar de uma para a outra, principalmente num lugar mais remoto como Boipeba. Uma praia na maré baixa é totalmente diferente do que na maré alta; e ficar preso numa praia quase deserta, na maré alta, não é legal…

-> Tassimirim:

Praia de Tassimirim, Ilha de Boipeba
Praia de Tassimirim. Foto:GC/Blog Vambora!

Do ponto de vista da areia, eu achei uma das mais bonitas, com lindas árvores chapéus-de-sol, mar calminho e água verde clara. Para o banho, não é tão recomendada, devido a quantidade de recifes e pedras, mas em alguns trechos é viável e super gostoso. Tem uma barraca simples para comer e beber alguma coisa.

-> Boca da Barra:

Praia da Boca da Barra, Ilha de Boipeba
Final de tarde na Praia da Boca. Foto: GC/Blog Vambora!

A mais próxima do vilarejo, o que quer dizer mais cheia também. Devido a junção com o rio, suas águas não são tão bonitas quanto as suas vizinhas, mas pequenas lagoas formadas na maré baixa, os barquinhos de pescadores no horizonte e um por de sol lindo, fazem dela uma das mais aconchegantes. Ai é escolher um barzinho, sentar e aproveitar o final da tarde…

Moreré e Bainema, eu deixo para o próximo post…. Não fique na vontade não…Vambora para Ilha de Boipeba também! 🙂

*** Veja também:
Introdução: Boipeba, a cereja do Bolo da Bahia!
As praias de Boipeba (parte 2)

Onde ficar em Boipeba
Curtindo a noite de Boipeba

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

11 COMENTÁRIOS

  1. se vai para boipeba, ou morro de sao paulo, saindo de valença, muito cuidado com os barqueiros: são extremamente arrogantes estúpidos… uns cavalos pilotando as embarcações, com raras exceções. vamos capacitar esses bichos !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui