Relato de viagem: 8 cidades próximas de Curitiba para conhecer

2

Ilha do Mel no Parana

O Paraná é um estado surpreendente para visitar, incluindo desde cidades históricas, até destinos de beleza natural únicos no Brasil! Continuando nossa série de posts com dicas de cidades próximas das capitais para visitar, chegou agora de conferir 8 cidades próximas de Curitiba, a menos de 200km de distância.

Para dar dicas da região, pedimos para a Fernanda Ávila, editora do ótimo blog Viajo com Filhos, e que mora em Curitiba, dar algumas sugestões! Mãe da Marina e da Olivia, a Fernanda selecionou passeios perto de Curitiba para fazer, especialmente em família! Tem desde passeio de trem, até visitar uma ilha onde não circulam carros, um dia na fazenda, cânion com trilhas e cachoeiras e até passeio de balão na Mata Atlântica.

+ Aluguel de carro em Curitiba

Para complementar suas dicas, incluímos mais algumas cidades próximas de Curitiba que também temos muita vontade de conhecer e que estão na nossa lista de destinos no Paraná para ir em breve! Confira todas as dicas abaixo. Vambora!

8 cidades próximas de Curitiba para conhecer

8 -) Morretes

  • Passeio de trem para Morretes

trem para Morretes
Passeio de trem para Morretes: passeio clássico para fazer perto de Curitiba. Foto: Blog Viajo com Filhos

Uma das mais famosas cidades próximas de Curitiba é Morretes, sendo o combo viagem de trem até Morretes + cidade fofinha + comida boa, amado por curitibanos e turistas de todas as idades! O trem sai de Curitiba de manhã cedinho e percorre 100 km por uma estrada de ferro do século 19 em meio à meio da Mata Atlântica.

O destino da viagem é Morretes, uma cidadezinha muito charmosa no litoral (atenção, não fica na praia e sim à beira do rio) que tem um Centro Histórico cheio de restaurantes deliciosos e lojinhas bonitinhas pra comprar artesanato. A viagem até lá dura cerca de 4 horas e passa por várias pontes, túneis e paisagens fantásticas.

Cidade de Morretes

Quem administra os passeios é a Serra Verde Express, que oferece uma variedade grande de pacotes e passagens a partir de R$ 130 o trecho. Há variação de valores de acordo com combinações de pacotes (com ou sem transfer, com guia, com almoço incluído, etc) e a classe.

Entre as opções de classes, há desde a mais básica até a luxuosa. Uma delas, inclusive, é pet friendly! Quem preferir, pode comprar o bilhete avulso para ir de trem e voltar de ônibus (ou vice-versa). Como medidas de segurança e saúde em função da pandemia, a empresa está seguindo protocolos específicos: distanciamento entre as poltronas, reforço na higienização e todos os funcionários usando máscara.

Em Morretes, o prato típico para se provar é o barreado: um ensopado de carne, cozida em fogo baixo por muitas horas e bem condimentado que acompanha farinha e banana da terra. Pode parecer estranho, mas é delicioso. Outros pratos famosos da região incluem peixes e frutos do mar, além das balas de banana também são famosas!

  • Ekôa Parque em Morretes

Blog Viajo com Filhos
Ekôa Park, perto de Curitiba. Foto: Divulgação

Ainda em Morretes, fica o Ekôa Parque, uma outra opção de passeio interessante na cidade, onde você pode ficar conectado com a natureza!

Localizado em uma reserva de Mata Atlântica, o parque oferece várias atividades ao ar livre e conectadas com a biodiversidade. É um programa muito bacana para ir com as crianças, não só pelas atrações, mas também pelo seu caráter pedagógico.

Mesmo as atividades de entretenimento e lazer, sempre têm um viés de aprendizado em relação ao meio ambiente. Tem várias trilhas, arvorismo, passeio de balão, uma projeção 180º que simula uma viagem pela história de Morretes, com informações sobre as formações geológicas e ciclos econômicos da região, um túnel sensorial, bolha humana que flutua no lago etc.

O parque oferece um restaurante com comidas típicas da região e também cestas de piquenique para quem prefere uma experiência ainda mais próxima da natureza.

O Ekôa Parque funciona no sistema Day use e durante a pandemia, o número de visitantes está limitado à 125 pessoas, que devem agendar a visita previamente. O Espaço Curumim, um parquinho infantil para crianças de 0 a 3, está fechado por enquanto. O parque funciona de sexta a domingo, das 9h às 17h.

7-) Ilha do Mel

Ilha do Mel.
Ilha do Mel. Foto: Blog Viajo com Filhos

A Ilha do Mel é o maior tesouro do litoral paranaense. Localizada a cerca de 130 km de Curitiba, a ilha é um lugar lindo e muito especial para ir em família e há um detalhe muito legal: não há carros na ilha.

Tudo por lá é bem rústico e tranquilo. Tem ótimas pousadas e restaurantes gostosos, além de alguns programas bem bacanas, como subir no Farol e visitar a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.

Para chegar até a Ilha do Mel o ideal é ir de carro até Pontal do Sul ou Paranaguá, de onde saem barcas de hora em hora para a ilha. O trajeto via Pontal é mais curto. Também é possível alugar uma lanchinha mais rápida. O valor é mais alto, mas vale a pena para quem vai em grupos maiores.

Nós somos muito fãs do destino! É possível só passar o dia na Ilha desde Curitiba, mas para uma experiência completa, recomendo pelo menos um final de semana inteiro! Uma dica muito importante: leve protetor solar (não há sombra na beira da praia) e muito repelente, tem bastante mosquito por lá e eles são bem famintos!

6-) Parque Estadual do Guartelá

Parque Estadual do Guartelá
Parque Estadual do Guartelá. Foto: Blog Viajo com Filhos

Esse é um passeio perfeito para famílias com espírito aventureiro! No Parque Estadual do Guartelá fica o sexto maior cânion do mundo!

Por lá existem duas trilhas com passeios que duram entre entre 2 e 4 horas, passando por cachoeiras, piscinas naturais, paredões com pinturas rupestres e vestígios indígenas que datam de mais de 7 mil anos.

Para quem curte acampar, é uma opção bem legal, mas também existem pousadas simples e gostosas.

5-) Campina Grande do Sul

Parque Tematico Vila dos Animais
Parque Temático Vila dos Animais. Foto: Blog Viajo com Filhos

Em Campina Grande do Sul, a 25 km do centro de Curitiba, fica o Parque Temático Vila dos Animais, passeio ótimo para se fazer em família, num bate e volta desde a capital.

O espaço oferece a chance das crianças entenderem como funciona a vida na zona rural. A ideia é promover o encontro dos pequenos com animais da fazenda e oferecer espaço para que brinquem livremente, com muito espaço ao ar livre e conexão com a natureza.

Tem passeio de trator e a cavalo, é possível ordenhar vacas, coletar ovos e alimentar os bichinhos. A Vila só abre aos finais de semana e feriados. Atualmente as vagas por dia estão reduzidas e é preciso agendar a visita com antecedência.

Atenção: antes de planejar a viagem, verifique se o local/cidade está aberto aos turistas, se os restaurantes, hotéis e atrações estão funcionando e se há necessidade de agendar com antecedência. Os protocolos de segurança estão mudando constantemente. 


Gostaram dessas dicas da Fernanda mostrando esses passeios perto de Curitiba para ir em família? O Parque Estadual do Guartelá a gente nunca tinha ouvido falar mas agora já queremos ir!

Para complementar as dicas da Fernanda, vou destacar mais 4 passeios e cidades próximas de Curitiba super legais para conhecer e que também estão na nossa lista de lugares para ir no Paraná!

4-) Parque de Vila Velha

Parque Vila Velha no Parana

A cerca de 110 km de Curitiba fica outro surpreendente e lindo parque: o de Vila Velha! Famoso pelas suas estruturas de arenito esculpidas pelo tempo e erosão, o parque é um sítio geológico.

As colunas de pedra (que dão nome ao local) podem chegar a até trinta metros em alguns pontos e a beleza é surpreendente!

Além de trilhas, o Parque de Vila Velha oferece também outras atividades, como arvorismo, tirolesa, subida de balão e etc.

Uma vez lá, além dos arenitos, não deixe de conhecer também as furnas (crateras no solo, com até 100 metros de profundidade, cobertas em parte por água – veja no video acima!) e a lagoa dourada.

3-) Lapa

A cidade histórica de Lapa fica só a 70km de Curitiba, sendo uma das mais antigas do Paraná!

Super fofa, Lapa foi palco de um dos momentos mais importantes da histórica da nossa República, com a vitória do Marechal Floriano Peixoto, no chamado Cerco de Lapa.

O centro histórico da cidade é lindo e super fotogênico, incluindo diversos museus e o belo Teatro São João.

Nos arredores da cidade, atrações naturais como o Mirante do Cristo e o Parque Estadual do Monge, fazem de Lapa um das cidades perto de Curitiba mais interessantes para se visitar!

2-) Carambeí

Parque Historico Carambei
Parque Histórico Carambeí. Foto: Divulgação

Localizada a cerca de 140 km de Curitiba, e próxima de Ponta Grossa, Carambeí é outra cidade histórica do Paraná super interessante para conhecer!

Com colonização holandesa, a cidade possui o Parque Histórico Carambeí, que agrega museus, restaurante e até um moinho de vento, típico da Holanda!

O local encontra-se aberto atualmente, porém devido a pandemia o tempo máximo de visitação é de 1h30. A Silvia do blog Matraqueando já foi para lá e mostrou como é visitar o local e só deixou a gente com mais vontade de ir!

1-) Prudentópolis

Monumento Estadual Salto São João
Monumento Estadual Salto São João, em Prudentópolis. Foto: Arnaldo Alves/ANPr/Divulgação

Terra das Cachoeiras Gigantes, Prudentópolis fica a cerca de 200 km de Curitiba e é outro destino surpreendente no Paraná e próximo para visitar de carro da capital.

No município se encontram mais de 100 cachoeiras, muitas com quase 100 m de altura! Uma das mais famosas é o Monumento natural Salto São João, cartão postal da cidade, bem como o salto São Francisco, com 96 m de altura!

Prudentópolis foi colonizada por imigrantes ucranianos, o que pode ser visto na arquitetura da cidade, como na Igreja Matriz de São Josafat. Outro destino surpreendente pertinho de Curitiba!

Quais desses lugares vocês ficaram com mais vontade de conhecer? Quem tiver mais dicas de cidades próximas de Curitiba deixe aqui nos comentários sua dica e sugestão! Vambora para o Paraná?

*** VEJA TAMBÉM:
Roteiro de carro pelo Paraná
O que fazer em Foz do Iguaçu
3 atrações surpreendentes da região SUL

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui