Relato de viagem: Quando você pode dizer que morou num lugar e não só viajou para ele?

11
Morar no exterior
Foto: GC/Blog Vambora

Dessa vez foram 3 meses. Da outra tinha sido 1. Essa pergunta que surgiu antes dessa ultima viagem me deixou pensando: quando podemos dizer que realmente moramos num lugar e não só viajamos para ele? Na época, a resposta geral tinha sido: “de 3 meses para mais! Antes não vale”. Mas será que é isso mesmo? Acho que existem outros indícios…

Por exemplo, quando você começa a reconhecer alguns rostos depois de um tempo, como o Mohamed, o vendedor de frutas da esquina, que sumia religiosamente todos os dias em certos horários (provavelmente para rezar em direção à Meca) e o Haj, da copiadora, indiano de Calcutá, com muito orgulho.

Outra pista: quando começam a fazer perguntas de caminho para você e não o contrário. Ainda que na maioria das vezes minha resposta tenha sido “humm…desculpa mas não sei te dizer”, só o fato de perder a cara de dúvida e perdida, pela confiança de saber onde ir, se mesclando com os locais, dá aquele orgulho!

Agora, o maior indicio que você esta morando e não só viajando é a saudade!

Quando começa bater a saudade (aquela funda, que chega até doer) é que você vê que o final certo de uma viagem não cabe muito bem ao seu caso. É a saudade das pessoas que você lembra, das datas e eventos especiais que você gostaria de estar junto e não ter perdido…Tudo bem que um skype ajuda, mas ainda assim não é a mesma coisa…

É também a saudade da comida! No meu caso, pela 2ª vez consecutiva pastel! E se da 1ª acabei ficando com uma torta de rim, dessa vez uma empanada de carne moída, chamada coincidentemente de Brasil, num restaurante colombiano, foi a solução quebra galho mais certeira. “Mais uma Brasil por favor?” 🙂

Acho que no fim, o mais importante é ver que você está (seja por 1 semana, mês, meses, anos) aproveitando a oportunidade de estar nesse novo lugar. Porque as vezes a gente precisa ir embora, mas é bom saber que uma hora dá para voltar. Ainda bem que de vez em quando a gente dá um jeito com um Skype e um colombiano para ajudar…

Vambora? 🙂

*** Veja também:
Fazer ou não fazer Intercâmbio
– A amadora arte de viajar
A incrível viagem pela sua própria cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


11 COMENTÁRIOS

  1. Fazer intercâmbio, morar fora por um tempo, é sempre uma experiência enriquecedora para quem faz. Saudades faz a gente crescer e dar valor a pequenas coisas que ás vezes deixamos passar!!! Viva essa experiência!!
    Boa viagem sempre!!!

    • Crizz e Renata ainda estou para encontrar uma experiencia tão enriquecidora quanto viajar e morar fora por um tempo. Muito dficil ser ruim e mesmo se tiver dias dificies, isso só vai fazer vc crescer e amadurecer

  2. Ihhhh então estou morando mesmo. Já lavei roupa 3 vezes. Por enquanto só escapei de passar, apesar de ter tábua de passar ainda não quis comprar um ferro. rs
    Adorei a postagem. 🙂
    Estou em Salamanca por 90 dias.

    • ALX e Roberta essa de lavar roupa é otima!

      E Roberta, tb não passei nada!!! Poe no vapor do chuveiro que fica tudo certo! rsrs E Salamanca é linda! Adorei conhecer lá! Obrigada pelo elogio e volte sempre! 🙂

  3. acho que mesmo que seja um mes, já conta como um lugar que vc morou. morar, na minha opiniao é qdo vc consegue se misturar no lugar vivendo como as pessoas de lá vivem.

    • Carolina, concordo com vc! Conhecer quem mora no lugar é um dos grandes diferenciais de se morar ou so viajar para um lugar mesmo! Quem tem a sorte de fazer uma viagem curta e conhecer alguem que mora na cidade, que pode dar dicas que ninguem sabe, é um privilegiado!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui