Vivendo e aprendendo: Dicas para viajar em época de dengue, zika vírus e chikungunya

0

Fazia tempo que um mosquito tão pequeno, como o Aedes aegypti, não causava preocupação em tanta gente, seja no Brasil, seja no mundo. Transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya, prevenção é a palavra da vez para evitar pegar qualquer doença.

Em casa e no trabalho, acabar com focos do mosquito, evitando água parada é essencial, mas e quando vamos viajar e não temos tanto controle sobre o ambiente onde vamos, o que fazer? Essa tem sido a dúvida de muita gente, especialmente para quem vai viajar pelo Brasil, como por exemplo, para os jogos esportivos no Rio de Janeiro, no meio do ano.

Por isso, alguns cuidados e precauções devem ser considerados para aproveitar a viagem. Aliás, no próprio site do Ministério da Saúde, há uma lista de recomendações para viajar em função do mosquito Aedes. Confira abaixo então algumas dicas importantes que todo mundo pode fazer para viajar mais tranquilo nessa época:

Dicas para viajar em época de dengue, zika vírus e chikungunya

-> Verifique se o local de sua hospedagem está em uma área mais ou menos propícia para o criadouro do mosquito.
-> Dê preferência para ficar em locais que tenham telas de proteção ou ar condicionado, para deixar janelas e portas fechadas.

Além disso, ao preparar a mala para a viagem, vale levar alguns itens que são super importantes (especialmente em locais que você terá mais contato com a natureza), como:

-> Roupas compridas (calças e camisas de manga longa) e sapatos fechados e meias que protejam a maior parte da superfície da pele para evitar possíveis picadas.
-> Levar um mosquiteiro (se for ficar hospedado em local mais afastado de centro urbano, por exemplo) para proteção durante repouso.

Outra dica é levar na viagem um kit básico de saúde para se proteger e usar caso tenha necessidade. No kit vale ter um repelente (especialmente os com substância DEET, icaridin ou picaridin, e IR 3535 ou EBAAP), termômetro (para checar caso sinta febre, um dos sintomas comuns da dengue) e além de levar seus remédios de uso contínuo, no caso de outras medicações, como algum analgésico para dor de cabeça, preferencialmente levar aqueles que não podem causar complicações caso venha a ter alguma das doenças relacionadas ao mosquito, evitando analgésicos à base de acetilsalicílico, preferindo outros tipos como a base de dipirona (como por exemplo Neosaldina®*). De qualquer maneira, ao primeiro sinal de qualquer sintoma, é recomendado ir imediatamente buscar auxílio médico, que poderá avaliar caso a caso. Em caso de crianças, gestantes ou mulheres em idade fértil com possibilidade de engravidar, o cuidado deve ser ainda maior, com indicação de consultar seu médico antes de viajar.

Uma outra dica importante é antes mesmo de sair de casa para viajar, conferir se há algum possível foco para o mosquito e eliminá-lo caso encontre algo (como pratos de vasos, baldes ou qualquer superfície onde possa acumular água durante sua ausência). Repassar o repelente de acordo com as instruções do fabricante também é essencial para se proteger de forma efetiva enquanto estiver viajando.

Esse é um conjunto de medidas simples para evitar a doença, seja antes da viagem, seja durante, que todo mundo deve ter nos dias de hoje, para viajar tranquilo e com saúde.

Post publieditorial

*Sobre Neosaldina®: Neosaldina® é um analgésico presente no Brasil desde 1972, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça. Fabricado pelo laboratório farmacêutico Takeda, possui seis apresentações: cartela com 1,4 e 10 drágeas; caixas com 20 e 30 drágeas; e gotas (15 ml). Classificado como medicamento isento de prescrição (MIP), Neosaldina® é líder de mercado1 em sua classe terapêutica e o segundo medicamento mais comercializado em todo o País. Para mais informações, consulte o site: http://www.takedabrasil.com.

Chamada Neosaldina

NEOSALDINA® Drágeas dipirona, mucato de isometepteno, cafeína. NEOSALDINA® Solução oral – Gotas dipirona, cloridrato de isometepteno, cafeína. Indicações: como analgésico e antiespasmódico, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça ou cólicas. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Registro MS 1.0639.0231.
Junho/2016

1IMS Auditoria Pharmaceutical Brazil, Classe N02B – MAT Abril/2016

*** Veja também:
Visita ao Cristo Redentor: Ingressos e Como Chegar
Agora é a nossa vez: Rio 2016!
Hotel bom e barato no Rio de Janeiro existe?

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui