Vivendo e aprendendo: Ônibus e Metrô de Barcelona – Veja como circular pela cidade!

57
Park Güell em Barcelona
Park Güell, a cara de Barcelona! Foto: GC/Blog Vambora!

Usar o transporte público em Barcelona é uma das melhores formas de conhecer a cidade! Com um ótimo sistema de trens, ônibus e o excelente metrô de Barcelona, fica fácil circular pela cidade e ainda conseguir economizar na viagem.

A forma mais tranquila de usar o transporte público é comprando um passe turístico, que tenha acesso ilimitado a ônibus e metrô.

Existem ainda outras formas de circular pela cidade, como trem, bicicletas, além de ônibus exclusivos que ligam o aeroporto de Barcelona, até o centro. Confira abaixo todas as dicas para usar e escolher a melhor forma de conhecer a cidade. Vambora!

Como circular em Barcelona

Teleférico de Montjuic. Foto: GC/Blog Vambora!
Até para o Teleférico de Montjuic o Barcelona Card dá descontos. Foto: GC/Blog Vambora!

Com um bom sistema de metrô, ônibus, táxis, trens e até bicicletas, fica fácil circular por toda cidade, e o melhor: pagando pouco!

Veja abaixo cada uma das possibilidades de transporte em Barcelona, incluindo passes turísticos e veja qual é a melhor opção para seu caso.

1-) Ônibus e Metrô em Barcelona

Mapa do Metrô de Barcelona: Clique para aumentar. Foto: Divulgação
Mapa do Metrô de Barcelona. Clique para aumentar. Foto: Divulgação

Andar de transporte público dentro de Barcelona é muito prático e fácil. O metrô é bom, razoavelmente novo, limpo e vai praticamente para todos os grandes pontos turísticos da cidade.

Os ônibus eu me surpreendi pela qualidade e quantidade, incluindo pontos avisando o tempo estimado até a chegada do próximo carro. Bem confiável!

Existe a possibilidade de comprar bilhetes unitários, ou muito mais prático e econômico, comprar um dos passes turísticos de Barcelona, que incluem uso ilimitado do transporte público além de entrada em atrações turísticas.

Existem alguns passes deste tipo na cidade. Confira abaixo os principais e que valem mais a pena para o turista circular por Barcelona!

– Hola Barcelona Card

Hola Barcelona Card
Hola Barcelona Card. Foto: Divulgação

O Hola Barcelona Card é um passe turístico focado em transporte público ilimitado na cidade, com opções de 48h, 72h, 96h e até 120h.

Ele inclui uso no ônibus e metrô de Barcelona, além de trans e o trem até o Aeroporto. É um passe indicado para turista que pretende usar o transporte local, já que compensa mais do que comprar passes unitários pois é ilimitado.

+ Hola Barcelona Card: Veja aqui preços e como adquirir

– Barcelona Card

Barcelona Card
Barcelona Card: para 2 a 5 dias na cidade. Foto: Divulgação

O passe turístico mais completo e famoso de Barcelona é o Barcelona Card, que inclui entrada em mais de 25 museus e atrações, além de uso ilimitado do transporte público (metrô, ônibus, funicular e trem – incluindo o para o aeroporto).

Existem passes de 2, 3, 4 e até 5 dias, tempo perfeito para conhecer a cidade. Entre as atrações inclusas estão o Museu Picasso, Fundação Joan Miró, etc.

+ Barcelona Card: Confira aqui os valores

– Barcelona Express Card

Barcelona Card Express
Passe Barcelona Card Express para 2 dias. Imagem: Divulgação

O Barcelona Express Card é outro passe de turismo que inclui transporte público, mas ideal para quem tem pouco tempo na cidade, já que tem duração de 2 dias.

Além do transporte público ilimitado, ele oferece até 60% de desconto na entrada de diversas atrações e tours na cidade, além de cupons em restaurante e bares.

O valor dele é mais em conta que o Barcelona Card, por não incluir entrada de atrações, somente descontos.

+ Barcelona Express Card 2 dias: Veja valores e como comprar

2-) Ônibus Hop On Hop Off

Onibus Hop On Hop Off Barcelona
Onibus Hop On Hop Off em Barcelona. Foto: Divulgação

Outra forma bem comum de circular em Barcelona e famosa em diversas cidades da Europa são dos ônibus Hop On Hop Off. Eles vendem passes para 1 ou 2 dias para circular e conhecer a cidade.

Esses ônibus passam por diversos pontos turísticos famosos (como Sagrada Família, Park Guell, etc) e incluem um Áudio Guide com informações. É uma forma de transporte em Barcelona bem prática para quem tem pouco tempo na cidade ou não quer se preocupar em entender o transporte público local.

Você pode descer e subir quantas vezes quiser durante o caminho dos ônibus e a frequência dos mesmos é de 20/30 minutos. Importante dizer que neste caso, não estão incluídas as entradas das atrações por onde o ônibus passa.

+ Ônibus Hop On Hop Off em Barcelona: Veja como comprar

3-) Bicicleta em Barcelona: Bicing

Bicing Barcelona. Foto: GC/Blog Vambora!
Há muitas opções de transporte em Barcelona, incluindo bicicletas! Foto: GC/Blog Vambora!

Se você quiser algo mais estiloso e saudável, dá para passear de bicicleta em Barcelona, pelo sistema Bicing, que tem pontos de retirada em várias partes da cidade.

O sistema funciona bem parecido com o de outras metrópoles, incluindo aqui no Brasil, e inclui opção também de bicicletas elétricas.

A forma mais fácik de usar é baixando o app Bicing e uma vez nos pontos de retirada das bicicletas (espalhados por toda cidade), apontar o QR Code na mesma e seguir as informações. Os primeiros 30 minutos são gratuitos!

4-) Como sair e chegar ao Aeroporto de Barcelona

Trem até o aeroporto de Barcelona. Foto: GC/Blog Vambora!
Trem até o aeroporto: bem confortável. Foto: GC/Blog Vambora!

Dúvida bem comum de quem viaja para Barcelona, além do básico táxi, na cidade é possível sair e chegar do Aeroporto El Prat usando trem ou ônibus exclusivos.

– Aerobus

aerobus Barcelona
Aerobus em Barcelona. Foto: Aerobus/Divulgação

O Aerobus talvez seja o meio mais rápido e direto de sair e ir do aeroporto de Barcelona, porque é um ônibus exclusivo que sai de 5 em 5 minutos, todos os dias da semana, direto dos terminais do aeroporto.

Para pegar, basta seguir as placas do desembarque que mostram o símbolo de um “ônibus”, descendo as escadas.

Ele para em pontos estratégicos da cidade (os quais você provavelmente vai se hospedar em Barcelona) como as Praça Espanha e Cataluynia. Paga-se o valor de € 5,90 direto ao condutor ou comprando online pelo site: https://aerobusbarcelona.es

– Trem Renfe do Aeroporto de Barcelona

Viagem de trem na Europa
Trem Renfe na Espanha. Foto: GC/Blog Vambora!

A outra opção é ir/chegar do aeroporto de Barcelona usando trem da Renfe. Esta é uma boa maneira se você não estiver com malas muito grandes e pesadas para carregar depois no metrô, ou estiver hospedado próximo da estação de trem Sants.

A compra do ticket unitário é fácil: pode ser feita diretamente nas máquinas da Renfe, dentro do metrô ou nas estações de trem, no Aeroporto de El Prat. O bilhete (só um trecho) sai por volta de 3 euros.

Quem tiver alguns dos passes turísticos que citamos acima (como o Hola Card e o Barcelona Card) este trem está incluso!

Em geral, a viagem até o aeroporto, em ambos os casos, não levará mais do que 20 minutos. É seguro, barato é rápido! Ótimo!

Como dá para ver, a cidade está totalmente preparada para o turista, havendo várias opções de transporte em Barcelona, especialmente o público, não pagando muito por isso! Vambora!

*** Mais dicas de BARCELONA:
Onde se hospedar em Barcelona: Melhores hotéis e regiões
– Roteiro de 5 dias (parte I)
– Roteiro de 5 dias (parte II)

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


57 COMENTÁRIOS

  1. Lgeal Guta, gostei muito do seu blog! ótimas dicas! Barcelona é encantadora, tem muitos lugares lindos e dia de domingo muitos museus são free, fui para o Picasso, o valor de seg a sab é 9 euros/cada, o sistema de transporte impressionante,pagando 1 euro podendo ir de uma ponta a outra , sem comentários, além do mas as opções de hospedagem são imensas, albergues, pensão, hotel, vários espalhados pela cidade nova e velha. eu recomendo. Não conheci Valência, fica pra próxima, mas te indico viajar para Galícia, é fascinante!!!

  2. Oi Guta, chegarei em barcelona pelo aeroporto El Prat à meia-noite! Meu hotel fica perto da Sagrada Familia/Sant Pau…
    qual a melhor opção pra ir do aeroporto ao hotel nesse horário??? você tem alguma dica???
    obrigada!!!

    • Marília, como seu voo vai chegar a meia noite, até passar pela imigração, pegar a mala, é bem capaz que vc só saia de lá só pela 01h/01h30. Nesse horário como nem o onibus nem o trem estão funcionando, o jeito é pegar um taxi mesmo. Boa viagem!

  3. Olá! Chegarei em Barcelona pelo El Prat às 20h15. Meu hotel fica em Eixample, do lado da estação de metrô Diagonal (acessível pelas linhas 3 e 5, verde e azul, respectivamente). Estou na dúvida quanto à melhor opção de transporte para ir do aeroporto ao hotel. O Aerobus me deixará na Plaça de Catalunya, que não é exatamente perto do hotel e terei de pegar um metrô em seguida. Com relação ao trem (RENFE), estou na dúvida se eu deveria descer na Estació de Sants ou em Passeig de Gràcia, para então fazer uma conexão com o metrô. até o hotel Você poderia me ajudar, por gentileza?? Obrigado.

    • Oi Bernardo! Como seu hotel é do lado da estação de metrô Diagonal, eu pegaria o trem e faria a baldiação de metro em Sants, fazendo uma baldiação simples na linha azul, mas funcionaria também na Passeig Gracia. O trem é barato e rápido: não tem erro e dentro do metrô as informações são bem claras.

  4. Olá, como vai? Você pode me tirar uma dúvida? Chegarei em Barcelona por volta de meia noite. Nesse horário encontro ônibus? Pagar um taxi é melhor? é tranquilo andar nesse horário nas ruas? Desde já agradeço. Irei em Barcelona em Abril… Obrigada

  5. Oi Guta. Vou para Barcelona, e no mesmo dia que chego tenho que ir a Zaragoza. Devo ir de trem. E melhor pegar o trem na saída do aeroporto ate a estação de Sants e de lá pegar o trem para Zaragoza?

    • Exatamente Fernanda!
      Só confirme se os trens para Zaragoza saem mesmo de Sans e em quais horários. As vezes dependendo do horário do seu voo, você só consiga viajar no dia seguinte.

    • Olá Lena! Se seu hotel ficar nas cercanias da Praça Catalynia ou de uma estação de metrô dá para usar tranquilamente o Aerobus ou o trem (e dai baldear para o metrô). Isso se estiver com pouca bagagem. Se tiver muitas malas ou elas forem muito grandes melhor o taxi, que não é tão caro.

  6. Olá Lena!
    Estou pensando em ficar hospedada no Hotel Market (Comte Borrell , 68, L’Eixample), você conhece?
    No Booking diz que o hotel fica a 15 minutos a pé das praças Catalunya e Espanha e a 2 minutos da parada de ônibus do aeroporto. Sabe me dizer qual parada seria essa?
    Obrigada

  7. Guta uma dúvida, vou descer no aeroporto e meu hostel é o equity point sea, proximo a barceloneta…pelo que vi teria de pegar dois onibus ate la um seria o A2 (amarelo) e descer na plaça da espanya e depois pegar outro o D20 (vermelho)até o hostel.

    A dúvida esse A2 é o aerobus? que sai do aeroporto ou algum outro onibus? E se tem alguma forma via metro para chegar ao hostel.

    obrigado

    • Olá Junior,
      Do Aeroporto até Barceloneta, ao invés dos ônibus, acho que uma maneira mais fácil seria pegar o trem até a estação de metrô Sants e depois só com uma baldeação, pegar a linha amarela até Barceloneta. De lá, dependendo do horário e da sua bagagem é possível ir até caminhando até seu hostel.
      Dê uma olhada no mapa de trem e metrô no post para você visualizar melhor o caminho.
      Abs!

  8. Boa tarde, chegarei em Barcelona as 9 horas da noite, meu hotel fica na cidade velha. Vale a pena pegar um taxi ou onde seria o melhor lugar para eu parar caso eu pegue um transporte publico?

    • Olá Liana,
      Pelo horário, até você passar pela imigração e pegar as malas, provavelmente será por volta das 22h, então é o caso realmente de usar um taxi por ser mais direto e confortável pela hora da noite. Se preferir usar o Aerobus, pode descer na Praça Catalunya e de lá pegar um outro taxi para seu hotel na cidade velha. Do lado do ponto do ônibus inclusive tem um ponto de táxi.
      Mas se seu hotel ficar bem próximo de alguma estação de metrô, vale ir de trem e depois pegar a conexação para o metrô e ir direto.

  9. Olá, boa noite.

    Estou adorando tudo no blog, parabéns!
    Tenho lido muito sobre desconto para estudantes e gostaria de saber como funciona. Sou estudante universitária, minha carteirinha da faculdade é aceita para estes descontos?

    Muito obrigada, abraços.

    • Olá Ingrid, obrigada pelos elogios! Fico feliz que está aproveitando as dicas!
      Sobre sua dúvida, leve a carteirinha oficial de sua faculdade aqui no Brasil e apresente na hora de comprar qualquer entrada e passeio. Em geral, a carteirinha mundial de estudante é mais facilmente aceita, porém se não quiser fazer e levar a sua própria aqui do Brasil é possível que seja aceita na maioria dos estabelecimentos.

  10. Guta, duvida. Vou chegar em Barcelona num domingo as 09:00 am e ficarei hospedado no HOTEL BCC Lugano – Avinguda del Paraŀlel, 172, Barcelona, Espanha.

    Qual a melhor alternativa de deslocamento ?

    Abs e obrigado

    • Olá Roberto,
      Você tem duas opções usando transporte público: uma pegando o ônibus do aeroporto e descendo na Pl. Espanya ou pegar o trem e o metrô e descer na estação de mesmo nome. Em ambos os casos vai ter que andar um pouco até chegar ao hotel (dê uma olhada pelo Google Maps), mas é bem próximo. Das duas opções, o ônibus é mais rápido e direto.
      Caso queira algo mais confortável (porém com valor mais alto) vá direto de taxi até o hotel.
      Abs!

  11. Bom dia Guta, tudo bem?

    Irei de Madrid à Barcelona via Renfe. Desembarco na estação Barcelona Sants.

    Qual é a melhor opção para chegar até o centro da cidade?

    Obrigada.

    • Olá Vanessa,
      Depois de descer do trem você pode fazer uma baldeação na própria estação Barcelona Sants e usar o metrô (integrado nessa estação) para ir ao centro da cidade. Se tiver com muitas malas, outra opção é sair da estação e pegar um taxi também.
      Abs!

  12. guta. será que você poderia me passar seu email para contato? estou fazendo uma pesquisa sobre transporte urbano em barcelona, será que você poderia responder algumas perguntas? Sua participação seria de extrema importância. Não é muito longo só algumas perguntas. Obrigada. Larissa Averna

  13. boa tarde, parabéns pelo site um sucesso, estou indo a Europa a 1x , vou ficar em Lisboa, e quero conhecer Barcelona, estou um pouco insegura porque vou com meu filho de 11 anos, você pode me auxiliar onde me hospedar, com criança , tem que ter tudo muito perto.Agradeço desde já

    Adriana Ferraz

    • Olá Norberto,
      Se colocar o endereço do seu hotel no Google Maps verá que ele fica relativamente próximo a uma estação de metrô, então em relação ao transporte público, ir de trem desde o aeroporto pode ser uma boa opção, ou caso queira algo mais confortável (e consequentemente mais caro) ir direto de taxi desde o aeroporto, ou chegar até a Estação Sants de trem e de lá seguir de taxi até o hotel. Veja o que seria melhor no seu caso.
      Boa viagem!

  14. Boa noite, por favor sabe como posso comprar passagem de trem de barcelona para madrid? so consigo ver no site da rail europe. quero tentar comprar no site da renfe mas ele esta constantemente fora do ar…

  15. Vou ficar hospedado no Sunotel Aston na Calle Paris. Sabe qual estação do metrô saindo do aeroporto é a mais próxima?? Grato.

    • Olá Fernando,
      Se você colocar o endereço do seu hotel no Google Maps conseguirá ver qual é a estação mais próxima de metrô que se liga a estação central de trem que chegará do Aeroporto (a Barcelona Sants).

  16. Adorei seu post…tudo bem explicado e organizado!

    Me tira um a dúvida: com relação ao barcelona card (estou na dúvida se ele vale a pena), eu comprando esse cartão pelo site Ticketbar e comprando os outros ingressos (museus, atrações) também pelo site, como faço para obter o desconto (prometido pelo uso do barcelona card?)

    No site não vi nenhum lugar para colocar essa possibilidade.

    Fico no aguardo.

    Obrigada.

    • Olá Kamille, que bom que está gostando aqui das dicas do blog! 🙂
      Em relação ao Barcelona Card uma vez que você optar por comprar ele, as atrações que o mesmo oferece desconto, você deve comprar in loco, apresentando o cartão na bilheterias. Então por exemplo, no Museu Picasso, você apresenta o cartão que eles vão de dar o desconto de 20% de entrada na hora.
      Então comprar ingressos de atrações avulsas, só vale a pena se elas não fazerem parte do pacote de serviços do cartão.
      Espero ter ajudado! Qualquer outra dúvida é só falar!

  17. Olá, Guta.

    Estou adorando suas dicas. Vou chegar em Barcelona num dia de domingo. Pretendo ir de aerobus do aeroporto até o hotel onde vou ficar hospedada. Meu ponto de decida do aerobus é a Praça de Espanha, que fica a uns 350m do hotel. Pergunto: é perigoso transitar com malas (1 mala apenas) nessa região num dia de domingo? Tem movimento de gente nas ruas? Corro o risco de ter a mala tomada de assalto?

    Abraços,

    Monica

    • Olá Mônica,
      Domingo é um dia um pouco parado em Barcelona, com muitas lojas fechadas, mas dependendo do horário e pela proximidade do seu hotel até a Praça, não vejo problemas. Mesmo aos domingos, a Plaça Espanya é um local de referência e bastante agitado de turistas. Caso chegue muito tarde a noite e fique receosa, dai vale optar por um meio de transporte que lhe leve direto até o hotel.
      Boa viagem!!

  18. Olá! Obrigada por compartilhar com a gente suas dicas. Ajudam muito! Por favor, me esclareça uma dúvida: para chegar ao meu hostel, tanto de aerobus quanto de trem, terei que depois pegar o metro. Sendo assim, terei que pagar um ticket de trem/aerobus e mais um do metro. Ou há algum tipo de integração entre eles? Desde já obrigada!

    • Olá Aline,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora! 🙂
      Sobre sua dúvida, não há integração nesse caso: tanto para o aerobus, como para o trem para o aeroporto, você terá que comprar um bilhete específico para usar no metro. Há maquinas de fácil acesso em todas as estações, então não encontrará problemas.
      Boa viagem!

  19. Olá Guta, ótimas dicas sobre Barcelona. Gostaria de saber se o bilhete T-10 do metrô pode ser usado por diversas pessoas ao mesmo tempo (eu, esposa e filho) ou o uso é individual? Obrigado.

  20. Somos em 3 adultos vindo de Madrid para Barcelona fazer bate e volta, de trem bala – renfe. A intenção é soltar na Estação de Metrô da Plaza de Catalunya, visando os passeios: Sagrada Família e adjacências. Gostaria de saber: A compra de um ingresso de metrô T-10 para os três utilizarem, ida (manhã) e volta (a tarde) fica inviável devido só ser possível utilizá-lo em 75 min, é isso? Quantas estações de metrô existem entre o percurso Estação de Trem Sants, onde vou pegar o metrô, até a Estação Plaza Catalunya? Desde já, agradecido.

    • Olá Sérgio,
      Você pode comprar o passe T-10 sim, pois todas as 3 pessoas vão poder usar e ele vale para até 10 viagens. A questão dos 75 minutos é que dentro desse período, você pode usar o cartão sem descontar uma viagem.
      Sobre as estações recomendo visualizar o mapa do metro de Barcelona aqui do post (só clicar nele para visualizar melhor) para ver as estações e usar aplicativos como Google Maps, para saber quais e quantas estações deve pegar para chegar no seu destino escolhido.
      Boa viagem!

  21. Olá! Como adquirir o cartão com preço de estudante? e como comprovar a situação de estudante?
    As reservas dos passeios q devem ser feitas com antecedência, como se faz para utilizar o cartão nesse caso?

    Obrigada

    • Olá Lays,
      Para comprovar ser estudante no exterior você pode ou apresentar o seu cartão da escola/universidade que fizer ou fazer um cartão de estudante internacional aqui no Brasil. É a maneira mais fácil e tranquila de comprovar, já que praticamente é aceito em todo mundo.
      Para os passeios, você pode reservar com antecedência normalmente, sempre escolhendo a opção estudante. Chegando no local, leve sua carteirinha para comprovar a situação.
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui