Vivendo e aprendendo: Apps para baixar antes de viajar para Barcelona

10
Foto: Divulgação
Mais novo vício: baixar apps, nesse caso, antes de viajar para Barcelona. Foto: Divulgação

Antes de viajar para Barcelona, fiquei pensando: a gente esquece, mas um dia a internet não existiu, e o pior, isso não faz muito tempo! Agora, imagina hoje você planejar e até mesmo fazer uma viagem sem ter acesso a internet? Que dá, dá, mas é complicado…

Digo isso porque reparei que a mesma coisa está acontecendo agora com os smarthphones. Essa foi provavelmente a minha 1ª viagem que eu usei o celular para valer, como fonte de informação e localização, através de alguns apps. E posso falar? Viciei! Como que eu viajava sem isso antes??? De novo, dá para viajar sem, mas a vida fica MUITO mais fácil com eles!

Por exemplo, um pouco antes de viajar para Barcelona, baixei alguns aplicativos de viagem, além dos já básicos (veja aqui o post, com os 10 apps essenciais de viagem). Foram poucos, mas bem completos que realmente fizeram uma baita diferença na hora do planejamento de viagem. Ah é, todos GRATUITOS! 🙂 Aqui vão eles:

->Barcelona Metro Map Mxdata:

O metrô da cidade é bem organizado mas por exemplo, em certas estações não há um mapa completo antes de você passar a catraca. Okk…para que lado eu vou??? Pronto! Pega o celular, abre o aplicativo e vê todas as linhas, conexões possíveis. O que eu gostei bastante desse app também é que além do mapa em si, ele cria rotas, mostrando as melhores opções de trajeto-tempo e também quais as estações mais perto de você através de geolocalização. Muito bom! Super útil e aprovado!

App Barcelona Metro Map. Foto: Divulgação
App Barcelona Metro Map. Foto: Divulgação

-> Time Out Barcelona:

Talvez o app gratuito mais completo da cidade, com a assinatura de um dos melhores guias/revistas do mundo, a Time Out. Tudo o que for realmente MUITO bom, estará indicado no app, com categorias como atrações, restaurantes, hotéis, bares, vida noturna, compras, crianças, esporte e mais um monte de outras coisas. Já seria ótimo assim, mas ele possui ainda outros diferenciais:

1-) Ele funciona offline!!! Ou seja, você não precisa ter 3G ou wifi para ter acesso a todas as informações, o que numa viagem para fora do país é incrível!

2-) Também trabalha com geolocalização, mostrando todas as indicações do guia num mapa, no qual você vê a sua localização em relação aos serviços indicados. Um bom exemplo disso, foi quando eu usei o app no bairro Gótico de Barcelona, um emaranhado de ruelas, vielas medievais, que mesmo quem tem um pouco de noção espacial, pode ficar perdido fácil, fácil! Depois de passear aleatoriamente, queria encontrar o Museu Picasso mas não tinha a menor idéia onde estava. Seguindo o app, cheguei lá rapinho! Ótimo!

3-) Se todo mundo sabe que a Time Out é boa, então seguir as dicas eleitas pelos editores, ou os TOP 10 deles, é garantir uma viagem só com o melhor. Cada categoria possui esses TOP 10, além de um super compilado, de toda a cidade, com as 10 atrações imperdíveis de lá. Além disso, há uma ferramenta chamada “Inspire me”, ou seja, Me Inspire!, mostrando lugares e atrações poucos conhecidas, mas que talvez você se surpreenda ao visitar, tipo o “Lugares Improváveis” aqui do Vambora! 😉

App Time Out Barcelona. Foto: Divulgação
App Time Out Barcelona. Foto: Divulgação

->TripAdvisor CityGuides Barcelona:

O Tripadvisor tem alguns apps, mas esse é um que possui uma lista bem extensa de cidades, incluindo Barcelona, que dá muitas dicas, baseadas nas informações que os milhares de usuários compartilham pelo site. Em outras palavras é um resumo de informações, feito pela opinião de outros turistas que já foram para lá. Esse App também é muito bom porque tem algumas coisas diferenciadas:

1-) Também funciona offline, ou seja, nenhum acesso ou informação depende de internet!

2-) Como todo bom guia impresso, vem com informações básicas, como fatos históricos, características culturais, melhor época para ir, transporte, etc. Bom para ler enquanto estiver fazendo hora em algum lugar, principalmente no aeroporto, estação de trem, ônibus, etc.

3-) Ao acessar uma das categorias, como por exemplo, restaurantes, você tem a opção de ver a listagem completa dos lugares, de acordo com a nota dos turistas, ou saber, perto de você, quais são os restaurantes que outros turistas já visitaram e ver as opiniões deles sobre eses lugares e decidir para onde ir. Não sei vocês, mas a hora de escolher um restaurante para mim é tensa, porque numa viagem, você não quer comer qualquer coisa, e fica aquela busca, muitas vezes demorada, de achar lugar legal que satisfaça todo mundo. Com essa ferramenta, você já vê na hora os lugares bem recomendados perto de você. Nada de cair em armadilha para turistas.

4-) Talvez a coisa mais legal desse app: Walking tours, prontos, com mapa, indicando os caminhos, informações das atrações, número de paradas, distância e tempo médio do percurso! Muito bom e completíssimo para o viajante que quer passear por conta, sem nenhum tour organizado, bom para fazer uma viagem low cost Barcelona. O legal, no caso, é que esses walking tours são temáticos, do tipo “Tradicional x Contemporâneo no Born”, mostrando as antigas atrações e as novas lojas e restaurantes desse bairro de Barcelona. Adorei!

TripAdvisor CityGuides Barcelona. Foto: Divulgacão
TripAdvisor CityGuides Barcelona. Foto: Divulgacão

O que eu acho mais legal é que esses apps nos ajudam naquela hora do improviso, numa viagem. Por mais que você pesquise e se informe antes de ir, é muito bom ter na hora uma fonte de informações confiável, na qual você pode encontrar um novo restaurante, descobrir que tem uma outra atração legal perto de você e até mesmo encontrar seu caminho de volta para o hotel!

Agora minha nova forma de planejar uma viagem ficou sendo assim: pesquisar voos baratos, decidir quais hotéis legais ficar, pesquisar sobre o destino e baixar uns apps antes de ir! Nunca foi tão fácil viajar para Barcelona bem informado! Vambora?!

*** Veja mais dicas de BARCELONA no blog:
– Onde se hospedar em Barcelona: Hotéis e regiões
– Roteiro de 5 dias em Barcelona
– As melhores e as piores tapas de Barcelona

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


10 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal suas dicas de aplicativos. Quando estive em Barcelona eu usei o do TripAdvisor. Achei legal demais! Melhor ainda por funcionar offline! Também procuro todos os apps (de preferência gratuitos) que podem ajudar na viagem! Não consigo mais viajar sem! 😉

    • Lillian, to vendo tambem arrenjei que mais um novo vicio!! rs
      É mto legal usar essas ferramentas! Fazem da viagem, um negócio já super gostoso, ficar melhor ainda!!! E poder usar esses apps offline é uma super vantagem mesmo! Já era..viciei! hehe

  2. O único problema de usar Apps em Viagem é que a bateria do Celular não aguenta até o final do dia..
    Quando a LP liberou os guias deles eu baixei todos e adoro ter eles no celular e usar em viagem.. Usei em New Orleans, San Francisco e New York.. Aprovadissimos..

  3. Gostei das dicas para Barcelona, pois, estou indo agora

    no mês de junho. Sôbre os apps, gostaria q me desse uma
    indicação de celular ou smartphone, marca e modelo
    p q eu possa comprar um aparelho.

    grato

    Mauro Ceccato

    • Oi Mauro! Hoje em dia os celulares/smartphones mais TOP de linha são o Iphone 4s e o Sansung Galaxy, mas há diversos outros no mercado, com o sistema Android, que não são tão caros.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui