Vivendo e aprendendo: Turismo em Manaus – Dicas de onde se hospedar, comer e como circular

12
Teatro Amazonas
Teatro Amazonas no Largo de São Sebastião em Manaus, um dos melhores locais para se hospedar na cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Minha viagem para Manaus foi parecida com a de muita gente: a cidade serviu de ponto de apoio para visitar outros locais do Amazonas, como Parintins, e mais comum, os hotéis de Selva na Floresta Amazônica. Ainda que dava para ter ficado mais, o tempo na cidade foi o suficiente para reunir aqui algumas dicas para quem também vai fazer turismo em Manaus.

-> Onde se hospedar

Tropical Manaus
Hotel Tropical Manaus em Ponta Negra. Foto: Divulgação

Estar bem localizado na cidade, representa o quanto você irá aproveitá-la. Por isso, as duas principais regiões de interesse são o Centro Histórico e Ponta Negra, não por menos, as duas áreas mais indicadas para se procurar um hotel em Manaus.

Enquanto a região central tem várias atrações históricas próximas, como Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, etc (veja aqui o post com mais informações), durante a noite, a área fora do Largo de São Sebastião não é lá muito convidativa, principalmente na Zona Franca e na área portuária.

 Hotel Saint Paul
Quarto do hotel Saint Paul, perto do Largo de São Sebastião. Foto: Divulgação

Ponta Negra, ainda que fique uns 14km do centro (o que dá uns R$ 50 de taxi), é uma região mais próxima do aeroporto de Manaus e, para quem vai para a cidade na Copa de 2014, bem mais perto do estádio Arena Amazonas. São aqui que ficam também hotéis conceituados da cidade, como famoso Tropical e o Park Suítes.

Boutique Hotel Casa Teatro
Vista privilegiada do Boutique Hotel Casa Teatro. Foto: Divulgação

Na região central nos hospedamos no Hotel Líder, bem localizado na Avenida 7 de Setembro, só que a noite, passando das 20h, andar a pé já não era mais muito agradável (por ser uma região bem comercial, com as lojas fechadas, tudo fica muito deserto), por isso, ficar perto do Largo de São Sebastião, é uma opção mais tranquila, já que o restaurantes e bares, ficam abertos até mais tarde, deixando o clima do lugar mais aconchegante.

Nessa região perto do Largo de Sebastião há opções de hotéis com o Saint Paul, e pousadas, como a bem recomendada Boutique Hotel Casa Teatro. Também, está para ser inaugurado nessa região, o Juma Opera Hotel, praticamente em frente ao Teatro Amazonas.

-> Onde comer

Tacacá da Gisela
Tacacá da Gisela no centro de Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

Achar bons restaurantes em Manaus na região central, tirando as delícias do Tacacá da Gisela e os restaurantes do Largo de São Sebastião, não é lá muito fácil. Alguns oásis de comida boa, de qualidade e barata, descobertos nessa viagem foram:

-> Skina dos Sucos: numa esquina da Avenida Eduardo Ribeiro, bem no miolo da região central, possui sucos de todas as frutas locais possíveis e uma querida local: esfirra de queijo e presunto, já assada com uma mistura de ketchup e maionese, que mesmo no calorão de Manaus tava uma delícia! Para quem quiser algo ainda mais exótico 😉 , servem lá também o sanduíche de Tucumã (um fruto típico da região). Lugar simples (come-se no balcão) mas sempre cheio de moradores locais, o que é um ótimo indicativo de qualidade e preço bom.

Skina dos Sucos
Skina dos Sucos em Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Restaurante SESC Centro: Como a maioria das unidades do SESC no Brasil, sempre servem comida de alta qualidade a preços baixos. Servem no almoço pratos regionais e clássicos que agradam qualquer um. Também cheio do pessoal que trabalha na região. Bom, barato e com ar condicionado! Ps: Deixe espaço para sobremesa! 😉

Não deu tempo de experimentar, mas há ótimos restaurantes de comida regional e peixes tradicionais (como o tambaqui, tucunaré e pirarucu), todos mais afastados do centro, localizados especialmente em Adrianópolis, bairro nobre de Manaus, ao norte da região central, como o Banzeiro e Choupana.

-> Como circular

Se deslocar em Manaus não é muito fácil, já que é grande, o sistema de transporte público só conta com ônibus e o trânsito é bem carregado. Para Copa de 2014, existe até um projeto de BRT (Bus Rapid Transit) para facilitar o transporte mas até agora nada de muito concreto foi feito. Alugar um carro pode ser uma opção, se for ficar por muitos dias, porém para poucos, o taxi acaba sendo a melhor opção para maiores distâncias (no centro dá para conhecer tudo a pé, tranquilamente).

Turismo em Manaus - Amazon Bus
Amazon Bus. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você tem poucos dias para fazer turismo em Manaus, há uma opção de um ônibus de dois andares (Amazon Bus), que faz um passeio de cerca de 3 horas pelas principais atrações de Manaus. Ao contrario dos ônibus de 2 andares Hop on/Hop Of, europeus, não dá para descer e subir na hora que quiser. O ônibus sai do centro de atendimento ao turista, ao lado do Teatro Amazonas. A empresa responsável pelo serviço é a Tucunaré Turismo.

Deixando 3 a 4 dias, é possível explorar bem a cidade e conseguir ver com calma todas as atrações. Quem vai com o objetivo de ir para algum hotel de selva, tente deixar pelo menos 2 dias inteiros para ver alguns dos passeios essenciais (veja este e esse post).

Um apanhado de informações para ajudar quem quer fazer turismo em Manaus.  Tem outras dicas ou mora na cidade? Contribua com suas informações nos comentários. Vambora então para Manaus!

*Essa viagem para o Amazonas foi feita a convite da Amazonastur

*** VEJA MAIS DICAS DE MANAUS E DA AMAZÔNIA NO BLOG:
Visita ao Teatro Amazonas e Centro Histórico de Manaus
Manaus e o Rio Amazonas: Encontro das águas e Ponta Negra
Hotel de selva na Amazônia: como escolher o seu

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

12 COMENTÁRIOS

  1. o problema desses comentários é que eles dizem tudo: onde comprar banana, melhoral etc. mas não informam o custo da diária dos hotéis, voos, de onde saíram etc etc. Tem que informar pelo menos o custo por dia, ao menos, incluindo hospedagem e alimentação mais o transporte aéreo. OK. Estou pesquisando um roteiro para a China e o problema é o mesmo: não informam nada sobre o custo. OK pessoal: informem o custo (transporte aéreo e custo diário com hospedagem e alimentação. Grato.

    • Olá Enio! Entendo o seu comentário, porém é muito complicado colocar preços no post (especialmente de passagens e hospedagem) pois esses variam muito: de época, temporada (alta ou baixa) ou até mesmo se tiver alguma promoção. Desse modo, em 99% dos posts aqui do Vambora, quando um serviço é citado, ao clicar no nome dele, você é encaminhado para o site (seja do hotel, restaurante, atração, etc), no qual poderá ver informações mais atualizadas e específicas para a época que quiser viajar. Nesse post, por exemplo, o único serviço citado sem link é o do Hotel Juma Opera, pois ele, como digo no post, ainda não abriu.
      Abs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui