Vivendo e aprendendo: O que fazer em Manaus: 10 Atrações e Passeios!

11
Teatro Amazonas
O famoso Teatro Amazonas em Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

Capital base para conhecer a Floresta Amazônica, Manaus é uma cidade super interessante, repleta de atrações! Não faltam passeios interessantes, por isso vamos ajudar vocês a descobrirem o que fazer em Manaus e atrações e passeios mais imperdíveis!

Já adiantamos que vale a pena separar no mínimo 2 noites para conhecer Manaus. Quem puder, vale separar de 3 a 4, especialmente se não for ficar num hotel de selva.

O ideal é mesmo tentar unir em uma semana, a experiência de ficar num hotel na Floresta, com alguns dias na capital, já que é de Manaus que se acessa a maior parte dos hotéis e passeios na Amazônia.

+ Hotel de Selva na Amazônia: Confira 7 opções para se hospedar!

Prontos para conhecer uma das cidades mais interessantes do Brasil? Confira abaixo então 10 dicas do que fazer em Manaus, com suas principais atrações, além de sugestões de restaurantes. Vambora!

O que fazer em Manaus: 10 Atrações e Passeios!

Encontro das Águas em Manaus
Até que finalmente você consegue visualizar bem o encontro das águas. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos acima, Manaus é uma cidade cosmopolita que consegue unir história, moderna e muita natureza, ao mesmo tempo.

Com o ciclo da borracha, no século XIX, Manaus se tornou uma das principais e mais ricas cidades do Brasil! A tradução dessa época, se pode ver no seu centro histórico, repleto de edifícios icônicos, como o Teatro Amazonas.

Para quem fica hospedado no centro de Manaus, dá para conhecer muitas atrações a pé ou usando táxi ou Uber.

Já quem fica mais afastado, a melhor opção é alugar um carro, especialmente se deseja fazer passeios nos arredores da cidade.

Confira abaixo as principais atrações e passeios em Manaus para fazer! Vambora!

+ Veja aqui valores para Aluguel de Carro em Manaus

1-) Conhecer o Teatro Amazonas e a Praça de São Sebastião

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas: uma das principais atrações de Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

O Teatro Amazonas é uma das maiores atrações de Manaus, cartão postal da cidade, localizado no centro histórico. Inaugurado em 1896, o teatro representa o auge do Ciclo da Borracha do norte do Brasil.

Você pode conhecer o teatro através de visitas guiadas, ou ir ver alguma apresentação. O teatro está localizado em frente a Praça de São Sebastião, um lugar lindo, cercada por casas de arquitetura histórica.

Aqui ficam também hotéis e restaurantes, como o Tacacá da Giseli (veja mais abaixo). Vale antes ou depois de visitar o teatro, passear e comer por aqui.

+ Veja aqui o post completo de como fazer a visita ao Teatro Amazonas

2-) Visitar o Palácio Rio Negro

Palácio Rio Negro em Manaus
Palácio Rio Negro em Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra atração histórica de Manaus, o Palácio Rio Negro foi a antiga sede do governo e atualmente abriga exposições e eventos.

Criado em 1903, é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas. Sua entrada é gratuita.

+ City Tour em Manaus: Veja como fazer e valores

3-) Ir ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, conhecido também como “Mercadão” é o ideal para comprar comidas típicas e lembranças de viagem em Manaus.

O local tem uma curiosidade: sua arquitetura, em ferro fundido, foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que projetou a Torre Eiffel em Paris! Por isso, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN. Sabia disso?

Ele fica às margens do Rio Negro, perto do outro mercado único e super local em Manaus: a feira da banana! Vale passear pela região, inclusive para ver de perto o movimento do rio e barcos leitos que vão praticamente para todas as regiões da Amazônia, como Parintins.

4-) Fazer o passeio Encontro das Águas

Rio Negro e Rio Solimões
Encontro dos Rios Negro e Solimões. Foto: GC/Blog Vambora!

O Encontro das águas é provavelmente o passeio mais famoso e básico para se fazer em Manaus.

O Rio Amazonas, o segundo mais extenso do mundo, e o maior em vazão, se origina pertinho de Manaus, com a junção do Rio Negro e Solimões e por uma extensão de cerca de 6 km, as águas barrentas do Solimões se encontram com as mais escuras e densas do Rio Negro criando o Encontro das águas.

Os barcos saem do porto de Manaus e o passeio dura por volta de 3h30, alguns incluindo até almoço regional.

+ Encontro das Águas: Veja valores e como reservar o passeio

5-) Ir para a Praia de Ponta Negra

Praia de Ponta Negra em Manaus
Praia de Ponta Negra. Foto: GC/Blog Vambora!

Ponta Negra é um dos lugares mais bonitos e legais de Manaus, além de ser o bairro mais nobre da cidade. Tem opções de bares e restaurantes ao longo do Rio, além de ótimos hotéis.

No trecho de areia, dá até para brincar de praia, já que o rio tão largo, parece até mar! Curiosidade: a ponte sobre o Rio Negro da foto, inaugurada em Outubro/2011, foi feita no trecho de menor extensão entre as margens, com “só” 3,6 km de distância.

6-) Conhecer o Museu da Amazônia (MUSA)

Musa - Museu da Amazonia
Musa – Museu da Amazônia. Foto: Divulgação

O Museu da Amazônia (MUSA) é a forma mais fácil e rápida para se ter contato com a floresta amazônica, estando em Manaus.

Criado em 2009, o Musa ocupa 100 hectares de Reserva Florestal, a cerca de 1h de carro da capital. Aqui você consegue ver exposições, viveiros, lago, laboratórios e uma torre de 42 metros, onde você fica acima das copas das árvores e tem uma visão linda floresta!

Existem também trilhas, que podem ser feitas com ou sem acompanhamento de guia. Atividades com guias devem ser agendadas pelo site do MUSA.

7-) Visitar a Arena da Amazônia

Criada para a Copa do Mundo de 2014, a Arena da Amazônia multiuso que pode receber desde eventos esportivos, até feiras, shows, etc. Sua arquitetura foi inspirada num cesto de palha indígena, para homenagear os povos amazônicos.

Fora dos eventos, é possível fazer visitas guiadas na Arena, mas que devido a pandemia e avaliações técnicas podem estar paradas temporariamente. Vale sempre conferir no site da Arena Amazônia as condições das visitas quando você for.

8 -) Fazer um tour com o Amazon Bus

Turismo em Manaus - Amazon Bus
Amazon Bus em Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

Existe em Manaus um ônibus turístico chamado de Amazon Bus. É uma forma de fazer um tour pela cidade, passando por atrações de forma rápida.

É um bom passeio para quem pouco tempo na cidade. Já quem tiver mais tempo disponível, vale fazer um City Tour guiado e mais completo.

Inclusive, nesse passeio, há opção de fazer junto já o passeio de lancha pelo Rio Negro e comunidades ribeirinhas.

+ City Tour em Manaus com passeio de barco: Veja valores e como fazer

9-) Ter Experiências na Floresta

Para quem não conseguir se hospedar num hotel de selva, de Manaus, existes diversos passeios bate e volta para conseguir conhecer melhor a Floresta Amazônica. Veja abaixo algumas das experiências que se pode fazer:

  • Tour pelo Rio Negro e Botos Cor de Rosa

Uma das experiências mais famosas de Manaus, neste passeio dá para visitar uma tribo indígena e ver de perto os Botos cor de rosa. Neste passeio, dá também para tomar banho no Rio Negro.

+ Tour pelo Rio Negro e Botos Cor de Rosa: Veja valores e como reservar

  • Visita as Cachoeiras de Presidente Figueiredo

Também é possível fazendo um bate e volta de Manaus, conhecer as cachoeiras de Presidente Figueredo, destino localizado a a 130 km da capital.

Aqui grutas, cavernas e muitas cachoeiras lindas surpreendem os turistas, que não esperam ver esse tipo de atrativo natural no Amazonas.

+ Tour para Presidente Figueiredo: Veja valores e como reservar

Outros passeios bate e volta para fazer de Manaus são conhecer as Ilhas Anavilhanas, o Museu do Seringal e o Jardim Botânico Adolpho Ducke.

E para quem não conseguir se hospedar num Hotel de Selva, dá também para ter experiências mais imersivas na floresta, em passeios de um dia, saindo de Manaus.

Este é o caso, por exemplo, dos passeios que fazem um tour de barco pelo Rio Amazonas e outro que inclui além do barco, um passeio a pé pela mata.

+ Veja mais opções de passeios para fazer em Manaus

10-) Restaurantes em Manaus para conhecer

Restaurante Caxiri Manaus
Restaurante Caxiri Manaus. Foto: Divulgação

Manaus é a porta de entrada para conhecer os sabores regiões da região norte, especialmente da Amazônia. Do açaí ao peixe tambaqui, existem diversos restaurantes em Manaus excelentes para ir!

Para quem quiser provar os sabores e a culinária regional, os restaurantes Choupana e Amazônico Peixaria Regional são super tradicionais.

Com toques mais modernos mas ainda usando como base a cozinha local, vale a pena conhecer também os ótimos restaurantes Banzeiro e o Caxiri.

O FITZ Carraldo, que fica dentro do hotel Vila Amazônia, mistura culinária internacional e local, que vão do ceviche de peixes amazônicos, até um bom e velho hambúrguer. É uma boa opção para quem quiser ir num restaurante com opções mais variadas.

Tacacá da Gisela
Tacacá da Gisela no centro de Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

Vale dizer que todos esses restaurantes acima são turísticos, o que pode fazer seus valores serem um pouco altos. Quem quiser refeições mais baratas, há também ótimos restaurantes em Manaus com bom custo benefício.

Para uma refeição rápida no centro da cidade, por exemplo, perto do Teatro Amazonas, provar o Tacacá da Gisela é um clássico de Manaus! Para quem não sabe, o Tacacá é um prato típico amazônico, que leva tupuci (um caldo feito a partir de mandioca), camarões e jambu (erva que deixa a boca um pouco dormente).

Skina dos Sucos
Skina dos Sucos em Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra opção rápida, gostosa e barata no centro de Manaus é o Skina dos Sucos! Aqui você encontra sucos de todas as frutas locais, além de esfirras e até o sanduíche de Tucumã (um fruto típico da região). É um lugar simples (come-se no balcão) mas sempre cheio de moradores locais, o que é um ótimo indicativo de qualidade e preço bom.

Para um almoço bom e barato em Manaus, a dica é ir no Restaurante do Sesc Centro. Aqui eles servem pratos regionais e tradicionais brasileiros e está também sempre cheio de locais pelos ótimos preços.

Para quem adora um doce, como a gente, a dica é provar os sorvetes da Sorveteria Glacial, que possui sabores tradicionais até de frutas locais como Taperebá e Cupuaçu.

Agora que você já sabe o que fazer em Manaus, já pode escolher as atrações, restaurantes, passeios para fazer na cidade. Qual é o seu favorito?

Tem mais dicas ou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo para ajudar outros viajantes. Vambora para Manaus!

*Essa viagem para o Amazonas foi feita a convite da Amazonastur

*** VEJA MAIS DICAS DE MANAUS E DA AMAZÔNIA:
Visita ao Teatro Amazonas e Centro Histórico de Manaus
Encontro das Águas: Veja como fazer o passeio mais famoso do Amazonas
Hotel Juma lodge: como é a experiência de se hospedar na floresta

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


11 COMENTÁRIOS

  1. o problema desses comentários é que eles dizem tudo: onde comprar banana, melhoral etc. mas não informam o custo da diária dos hotéis, voos, de onde saíram etc etc. Tem que informar pelo menos o custo por dia, ao menos, incluindo hospedagem e alimentação mais o transporte aéreo. OK. Estou pesquisando um roteiro para a China e o problema é o mesmo: não informam nada sobre o custo. OK pessoal: informem o custo (transporte aéreo e custo diário com hospedagem e alimentação. Grato.

    • Olá Enio! Entendo o seu comentário, porém é muito complicado colocar preços no post (especialmente de passagens e hospedagem) pois esses variam muito: de época, temporada (alta ou baixa) ou até mesmo se tiver alguma promoção. Desse modo, em 99% dos posts aqui do Vambora, quando um serviço é citado, ao clicar no nome dele, você é encaminhado para o site (seja do hotel, restaurante, atração, etc), no qual poderá ver informações mais atualizadas e específicas para a época que quiser viajar. Nesse post, por exemplo, o único serviço citado sem link é o do Hotel Juma Opera, pois ele, como digo no post, ainda não abriu.
      Abs!

  2. […] Turismo em Manaus: dicas de onde se Hospedar, Comer e como Circular – Blog Vambora […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui