Relato de Viagem: O que fazer em Boipeba – Melhores atrações e passeios

12
Praia da Cueira, Ilha de Boipeba
Praia da Cueira, na Ilha de Boipeba. Foto:TC/esvaziandoamochila.com

A Ilha de Boipeba, na Bahia, é um dos destinos de praia mais lindos do Brasil! Ainda não tão explorada como sua vizinha Morro de São Paulo, Boipeba guarda lindas praias, com num clima super tranquilo.

Com mar transparente, piscinas naturais, muitos coqueiros e um pôr do sol incrível, Boipeba é um destino perfeito para desacelerar e curtir a natureza, com um clima pé na areia.

Para curtir tudo o que este paraíso tem de melhor, neste post vamos mostrar o que fazer em Boipeba, com uma seleção das melhores praias, atrações e restaurantes para conhecer na ilha.

Clique abaixo para ir direto em cada dica ou deslize para ver todas as informações. Vambora!

O que fazer em Boipeba: Melhores atrações e passeios

Para conhecer a ilha, o ideal é separar ao menos 4 dias (3 noites) para o básico de Boipeba. Quem tiver mais tempo, dá para relaxar e curtir mais a ilha com calma.

Considere o primeiro dia mais para relaxamento, já que para chegar em Boipeba, são necessárias algumas horas de viagem, seja de Morro de São Paulo, seja de Salvador. Veja abaixo uma sugestão de roteiro:

  • Dia 1: Chegada e descanso, com pôr do sol em Boca da Barra;
  • Dia 2: Visita as praias de Boca da Barra, Tassimirim e Cueira;
  • Dia 3: Visita as praias de Moreré e Bainema;
  • Dia 4: Passeio de barco até Ponta dos Castelhanos.

+ Como chegar em Boipeba e Melhor época para viajar

Veja abaixo as principais atrações e passeios para conhecer na ilha! Vambora!

1-) Melhores Praias de Boipeba

A melhor coisa para se fazer em Boipeba é curtir as suas praias, começando o dia cedo e terminando com o pôr do sol.

Há desde praias com mais infraestrutura, até outras mais vazias e sem barracas de praia. As principais são: Boca da Barra, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema e Ponta de Castelhanos. Confira abaixo mais sobre cada uma:

  • Boca da Barra

Praia da Boca da Barra, Ilha de Boipeba
Final de tarde na Praia da Boca. Foto: GC/Blog Vambora!

A praia mais próxima do centro de Boipeba, Boca da Barra é onde a maior parte dos turistas chega e fica hospedado na ilha.

Ela fica numa região com uma junção com o rio, assim suas águas não são tão bonitas quanto das praias vizinhas. Porém aqui, pequenas lagoas formam na maré baixa, incluindo um horizonte com muitos barcos de pescadores e um pôr de sol lindo!

Praticamente sem ondas, Boca da Barra é uma praia ótima para relaxar e também boa para ir com crianças. Vale vir especialmente na hora do pôr do sol!

Como há muitos bares e barracas de praia ao longo da faixa de areia, basta escolher o que gostar mais, pedir algo para beber e petiscar e curtir o fim de tarde.

  • Tassimirim

Praia de Tassimirim, Ilha de Boipeba
Praia de Tassimirim. Foto:GC/Blog Vambora!

Localizada ao lado da Praia de Boca da Praia, Tassimirim, é para nós uma das praias mais bonitas da ilha! Isso porque possui lindas árvores chapéus-de-sol, mar calminho e água verde clara.

Para banho, ela possui muitos recifes e pedras, por isso é bom tomar cuidado na hora de entrar no mar. Porém, há trechos mais tranquilos e livres para banho.

Do ponto de vista de infraestrutura, possui poucas barracas, sendo todas bem simples. Dá para chegar em Tassimirim andando de Boca da Barra de forma bem tranquila, em menos de 10 minutos.

  • Praia da Cueira

Praia da Cueira, Ilha de Boipeba
Praia da Cueira. Foto: TC/esvaziandoamochila.com

A praia da Cueira é super extensa e tem um coqueiral lindo, perfeita para curtir uma sombra entre mergulhos no mar.

A forma mais fácil de chegar é por um caminho por dentro da ilha, cercado por coqueiros. Uma vez na praia, siga para a direita para ir no trecho sem tantos corais e pedras.

No início da Praia da Cueira (bem perto da divisa com Tassimirim), fica a ótima barraca do Seu Guido, com suas famosas lagostas feitas na hora! É o lugar perfeito para almoçar em Boipeba.

Recomendamos visitar as praias da Cueira e Tassimirim no mesmo dia, com um final de tarde para ver o pôr do sol em Boca da Barra.

Praia da Cueira, Ilha de Boipeba
Caminho para a praia da Cueira, em Boipeba. Foto: TC/esvaziandoamochila.com

Aliás, fica a dica aqui sobre as marés: antes de sair da sua hospedagem em Boipeba, pergunte como está a maré naquela semana, incluindo quais são os horários de alta e baixa.

Saber dessa informação é super importante para aproveitar melhor as praias da região, inclusive para se chegar até elas. Também, as praias de Boipeba na maré baixa são totalmente diferente do que na maré alta.

  • Moreré e Bainema

Morere Boipeba
Praia de Moreré em Boipeba. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois da vila Velha, Moreré é a segunda parte da ilha mais estruturada aos turistas, com muitos bares, restaurantes, além de hotéis e pousadas.

O único se não é que ela fica mais isolada das demais praias de Boipeba. Para chegar em Moreré, é preciso pegar um trator ou motos desde a vila velha ou vir através de passeios de barco (veja mais abaixo sobre).

+ Veja mais dicas de como chegar em Moreré e o que fazer

Praia da Bainema
Praia da Bainema. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma vez em Moreré a grande graça da praia são suas piscinas naturais, lindíssimas! E daqui, andando pouco se chega até Bainema, uma de nossas praias favoritas da ilha!

Ao contrário da sua vizinha, Bainema pode ser considerada uma praia quase deserta, sem quase nenhuma estrutura mas o mar claro e calmo compensa muito! Inclusive, dá para visitar ambas as praias tranquilamente no mesmo dia!

  • Ponta de Castelhanos

Ponta de Castelhanos é uma das praias mais lindas e isoladas de Boipeba! É um verdadeiro paraíso que tem visto o turismo crescer mais.

A melhor forma de chegar em Castelhanos é através de passeios de barco, especialmente o “Volta a Ilha” que sai de Morro de São Paulo. Também, há lanchas que fazem esse passeio saindo da praia de Boca da Barra.

E assim como Moreré, a grande beleza de Castelhanos são suas piscinas naturais, então vale vir durante a maré baixa para aproveitar melhor.

+ Passeio Volta a Ilha em Boipeba: Veja como fazer!

Vale dizer que o acesso para muitas praias em Boipeba passam por trechos por dentro de propriedades, com cercas para a faixa de areia. Isso pode dar a impressão que não há passagem, mas há sim! Isso existe geralmente para impedir que os cavalos e outros animais cheguem nas praias.

Mas basta ficar de olho para ver pequenas aberturas (em forma de U) nas cercas, para a passagem de pedestres.

2-) Melhores passeios em Boipeba

Praia de Boca da Barra
Praia de Boca da Barra. Foto: TC/esvaziandoamochila

Por ser uma ilha, uma das formas mais fáceis de se conhecer Boipeba é fazendo um passeio de barco ou carros 4×4.

Especialmente para quem tem pouco tempo, fazer um passeio de barco em Boipeba é uma ótima forma de passear pela ilha, conhecendo diversas praias e atrações num só dia.

Veja abaixo as principais opções de passeios que você pode fazer pela ilha:

  • Passeio de barco Volta a Ilha

O passeio de barco mais famoso de Boipeba é o “Volta a Ilha”. Esse passeio inclusive é muito comum para quem está hospedado em Morro de São Paulo e quer conhecer Boipeba em um dia.

Nele, você conhece as piscinas naturais de Moreré, e pode escolher entre as praias da Cueira ou a Boca da Barra. No passeio também se vai até a cidade histórica de Cairu, e também se visita as piscinas naturais de Garapuá, perto de Morro de São Paulo.

+ Passeio Volta a Ilha em Boipeba: veja valores e como reservar

  • Excursão às praias de Moreré e Cueira

Outro passeio de barco bem comum em Boipeba é o que vai até Moreré e passa também pela Praia da Cueira.

Como Moreré é a praia de acesso mais difícil, ir de barco é uma das formas mais tranquilas e rápidas de se chegar até esse paraíso. Também é um passeio comum para quem está hospedado em Morro de São Paulo e quer conhecer um pouco de Boipeba.

+ Passeio de barco para Moreré e Cueira: veja valores e como reservar

  • Excursão à praia Boca da Barra

Quem tem pouco tempo, outra opção de passeio em Boipeba é o que vai até a Praia de Boca da Barra, usando veículo 4×4 e também barco.

O carro sai de Morro de São Paulo e passa pelas Quinta Praia e Garapuá, até chegar num trecho que se pega um barco até Boca da Barra.

É um passeio de um dia inteiro que tem bastante tempo para curtir as praias de Boipeba. Quem quiser, inclusive, consegue visitar Tassimirim no mesmo dia caminhando.

+ Passeio à Boca da Barra em Boipeba: Veja como fazer e valores

A maioria dos passeios de barco saem de Morro de São Paulo e funcionam como opções de bate e volta. Quem está hospedado em Boipeba consegue também fazer alguns desses passeios, como para Moreré e o volta a ilha também.

A saída de todos os passeios em Boipeba é na Praia de Boca da Barra e você consegue fechar lá mesmo com os barcos. Outra opção é perguntar ao seu hotel/pousada em Boipeba se eles tem algum barqueiro de confiança que pode fazer esses passeios também.

3-) O que fazer a noite em Boipeba

Varanda Cantina Restaurante em Boipeba
Varanda Cantina Restaurante. Foto: Divulgação/Facebook Varanda Cantina Restaurante

Ainda que tenha um clima rústico, pé na areia, Boipeba possui ótimos restaurantes, sendo esse o principal programa para se fazer a noite na Ilha.

Nós selecionamos 10 restaurantes em Boipeba para conhecer num outro post, mas vale dizer que a maioria fecha cedo (por volta das 22h) e em alguns é preciso reservar antes de ir. Alguns dos que mais gostamos são: Casinha Latina, Flor da Lua e O céu de Boipeba.

+ Restaurantes em Boipeba: Veja 10 lugares para ir na ilha

Também, especialmente no centro da ilha, em Boca da Barra, é comum ocorrerem forrós e apresentações musicais. Um dos lugares mais animados é o Canoa Quebrada Music Bar.

Também no centrinho da região de Velha Boipeba, acontece a noite um feira de artesanato e barracas, vendendo comidas e bebidas para os visitantes.

Na Praia de Moreré, também é comum terem festas ao ar livre e música, como ocorre na Casa Filtro (que funciona também como harburgueria).

Festas e luais pontuais são mais comuns na alta temporada de verão, especialmente durante o carnaval e réveillon.

Agora que você já sabe o que fazer em Boipeba, com as melhores praias e opções de passeios, Vambora viajar para lá? Quem tiver dúvidas é só deixar aqui nos comentários!

*** Veja mais dicas da ILHA DE BOIPEBA:
Onde ficar em Boipeba: melhores hotéis e pousadas para se hospedar
Como chegar em Boipeba e melhor época para viajar
Moreré em Boipeba: Como chegar e atrações

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


12 COMENTÁRIOS

  1. Fofoca de Viagem: Boipeba, as PRAIAS – parte 2 – Blog do Morro | Morro de São Paulo - Bahia - Brasil - O blog com todos os segredos sobre Morro de Sao Paulo.

    […] ver a quantidade de casas, pousadas, bares e restaurantes nessa praia (em comparação a Cueira, por exemplo). Devido a distancia do centro de Boipeba, essa infra-estrutura é […]

  2. se vai para boipeba, ou morro de sao paulo, saindo de valença, muito cuidado com os barqueiros: são extremamente arrogantes estúpidos… uns cavalos pilotando as embarcações, com raras exceções. vamos capacitar esses bichos !!!!

  3. Dica atualizada : Não pare na barraca do Guido. Foi comprada pelos italianos e eles so dao moral p quem chega de lancha, sem falar quem uma cerveja custa 18 pila e a lagosta mais barata custa 150 p duas pessoas. Atendimento horrível. Quer bom atendimento e preço justo vai p barraca renascer do Joaquim na praia tassimirim

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui