Lugares improváveis: Conhecendo o lado moderno de Praga

2
John Lennon Wall Praga
Muro de John Lennon em Praga: um dos lugares mais modernos e surpreendentes que vale conhecer em Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Praga é uma cidade que surpreende. Se num primeiro olhar parece super antiga, quase um museu a céu aberto, basta passear um pouco por suas ruas para perceber que entre tanta história há também muita modernidade!

Seja na arquitetura, arte, literatura, entre outros, Praga guarda segredos e surpresas que surpreendem o olhar do visitante que vai para a cidade e na maioria das vezes não esperava ver esse lado mais moderno. O mais legal é que tudo isso combina perfeitamente com a personalidade da capital. E melhor: não é preciso de deslocar muito para conferir isso: moderno e antigo conversam constantemente em Praga, ás vezes até no mesmo lugar! Abaixo você confere alguns dos principais locais da cidade para conhecer esse lado mais moderno (e surpreendente) de Praga. Vambora!

-> A Praga de Fraz Kafka

Franz Kakfa é considerado um dos maiores escritores de literatura moderna do mundo. Nascido e criado em Praga é uma referencia na literatura mundial e mesmo quem não conhecia o autor antes de ir para a cidade, no final da viagem acaba conhecendo mais o seu trabalho.

O melhor local para fazer isso aliás é ir  no Museu Franz Kafka, que fica ao lado do Rio Moldava, no distrito de Malá Strana (o mesmo do Castelo de Praga). A exposição mostra a relação entre o escritor, a cidade e as suas histórias. Para quem visita, na parte externa do museu dá para encontrar algumas das esculturas polêmicas e diferentes do artista David Cerny (veja mais sobre ele abaixo). + info: http://www.kafkamuseum.cz/ShowPage.aspx?tabId=-1

-> Arte de David Cerny

David Cerny Praga
In Utero: uma das obras polêmicas e surpreendentes de David Cerny espalhadas por Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

David Cerny será provavelmente o maior motivo que fará você fazer caretas de estranhamento, arregalar os olhos e dar alguns risos enquanto estiver caminhando por Praga.

Um artista contemporâneo provocador, com uma arte desafiadora e polêmica (ás vezes tão sem noção que até nos faz rir!), David Cerny produziu diversas esculturas e instalações que estão espalhadas por toda Praga e que com certeza você irá cruzar em alguma hora que estiver passeando pela cidade.

Também tcheco, como Kafka, Cerny gosta de expor nas suas obras política, provocar tabus, entre tantos outros assuntos polêmicos. Algumas de suas obras mais famosas em Praga (além da que fica em frente ao museu Frank Kafka), que você pode conhecer são:

-> Estátua Horse, na Lucerna Passage (uma galeria interna) próximo do centro histórico de Praga, que é uma versão digamos “falecida”, do cavalo triunfante que fica na Praça Wenceslau, um dos maiores símbolos do país;

-> In Utero, é uma instalação numa praça central do bairro Judeu, na qual você consegue entrar dentro do útero dessa mulher grávida feita com material refletor e ter uma experiência transcendental de quase nascimento. Muita gente olha para a escultura, mas nem todo mundo sabe que se pode “entrar” nela;

-> Escultura Bebês, que podem ser encontrados “escalando” a Torre de Televisão Žižkov ou engatinhando no chão no gramado do Museu de Arte Moderna e Contemporânea Kampa, localizado logo depois de atravessar a Ponte Carlos. De longe até parece uma escultura comum, mas de perto, o estranhamento é imediato. Para se pensar…

-> Muro de John Lennon

John Lennon Wall
John Lennon Wall em Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Muito mais que só um muro grafitado, o Muro de John Lennon tem um significado político e de liberdade. Após a morte do artista em dezembro de 1980, a figura de John Lennon se tornou um símbolo de paz para muitos jovens tchecos, ainda vivendo sob o comunismo no pais.

Esse muro, no bairro de Malá Strana, em frente a embaixada da França em Praga, passou então a ser grafitado com imagens do artista, junto com mensagens políticas, etc. A policia local tentava sempre apagar mas pouco tempo depois o muro era grafitado novamente.

Esse ciclo continuou até pouco tempo atrás, quando os atuais responsáveis pelo muro desistiram completamente de apagar os vestígios da liberdade de expressão do local, feito tanto por moradores da cidade, como por turistas, nos últimos anos.

Hoje em dia o local é um marco e qualquer um pode deixar uma mensagem, desenho, pensamento e as camadas de tinta que vão se sobrepondo deixam tudo ainda mais bonito. Um símbolo de liberdade de expressão que ultrapassou o comunismo e continua cheio de significado até os dias de hoje (além de super bonito para quem gosta de Grafite!).

-> O Prédio Dançante

Dancing House
Dancing House em Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois da literatura e arte, chegou a hora de conhecer o lado moderno da arquitetura de Praga, sendo o seu maior exemplo o Prédio Dançante (ou Dancing House), localizado às margens do Rio Moldava, do mesmo lado do centro histórico de Praga.

Vizinho de prédios centenários, de arquitetura clássica e arte noveau, a Dancing House é um choque para os olhos: há quem ame mas há também quem odeie, por ser um edifício tão “estranho” no seu entorno.

Construído em 1996, pelo super arquiteto Frank Gehry (o mesmo Guggenheim) e o tcheco Vlado Milunić, a ideia do edifício era representar uma nova era de mudanças para a República Tcheca, que tinha se separado da Eslováquia e deixado para trás o comunismo desde a revolução de 1989. O lado poético da construção é que ela foi feita como se fosse um par de edifícios dançando entre si (por um tempo foi até chamado de Fred e Ginger, em homenagem aos artistas Fred Astaire e Ginger Rogers, famosos por filmes e musicais americanos). É difícil, mas forçando um pouco a imaginação as curvas podem dar mesmo a impressão de um par de dançarinos em movimento…

De qualquer forma, com ou sem poesia ou muita imaginação, tal modernidade chocou e continua chocando moradores e visitantes. Uma coisa pelo menos que todos concordam é que da cobertura do edifício há um restaurante com vistas lindas da cidade. Vale subir para conferir. + info: http://www.tancici-dum.cz/index.php?lg=en

Como deu para ver Praga não é só história: tem também muita modernidade, facetas contemporâneas e urbanas, polêmicas ou não, que deixam a cidade ainda mais intrigante para quem visita. Um outro “lado” de uma das cidades históricas mais lindas da Europa, que vale muito a pena conhecer. Vambora!

*** Veja mais dicas de PRAGA no blog:
Castelo de Praga: uma visita ao maior castelo do mundo!
Onde comer em Praga: dica de restaurantes, cafés e bares
Free Walking Tour em Praga!
Todas as dicas de PRAGA no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui