Relato de viagem: Cachoeiras em Visconde de Mauá – Dicas para visitar!

5
Cachoeiras em Visconde de Mauá
Cachoeira de Santa Clara em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizada na Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá é um daqueles lugares bonitos por natureza, literalmente. Bem na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia, possui paisagens lindíssimas, sendo que as cachoeiras em Visconde de Mauá são uma das maiores atrações da região, com mais de 100 já registradas!

Existem cachoeiras de diversos tipos em Visconde de Mauá: das super próximas a vila e de fácil acesso, até algumas mais isoladas, só acessadas por carro e trilhas. Tem de tudo um pouco, seja para quem quer um pouco de adrenalina até aqueles que só querem ficar relaxando, especialmente no verão (se prepare porque a água é BEM gelada!).

Cachoeira do Escorrega
Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem vai para a região ficar poucos dias (de 2 a 4), já dá para fazer um roteiro bem legal incluindo as cachoeiras de mais fácil acesso, que foi o que fizemos.

Agora quem fica por mais tempo, como 1 semana por exemplo, já consegue visitar as cachoeiras mais distantes dos vilarejos de Visconde de Mauá, incluindo também conhecer o Parque Nacional de Itatiaia.

A Alessandra do blog Viagens de Cá pra Lá, tem um post bem legal com 11 atrações para conhecer no Parque de Itatiaia, perfeito para quem tem mais tempo na região. Além de cachoeiras, o parque possui diversas trilhas e picos para escalada, programa ideal para quem gosta de natureza e tem um perfil mais aventureiro. 

Confira abaixo, então um roteiro para visitar as cachoeiras mais famosas de Visconde de Mauá. Vambora!

Cachoeiras em Visconde de Mauá: Veja quais visitar!

1-) Cachoeiras em Visconde de Mauá mais próximas e de fácil acesso

Como já dissemos em outros posts aqui no Vambora!, Visconde de Mauá é formada na verdade por 3 vilarejos: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá (que fica bem na divisa entre Rio e Minas), sendo que as cachoeiras mais próximas ficam exatamente em Maromba e Maringá. São elas:

– Cachoeira do Escorrega

Cachoeiras em Visconde de Mauá
Pessoa descendo a Cachoeira do Escorrega. Foto: GC/Blog Vambora!

A Cachoeira do Escorrega é o cartão postal de Visconde de Mauá e uma de mais fácil acesso. Fica na Estrada do Maromba, num recuo com estacionamento, bar, restaurante e aos finais de semana, uma feira hippie. Achei a mais urbana das cachoeiras em Visconde de Mauá.

Praticamente um tobogã natural, é muito comum você ver as pessoas escorregando por lá! Vimos, inclusive algumas pessoas descendo ela de pé, mas o mais comum (e seguro) é ir sentado. Por ser uma das mais famosas, é também uma das mais cheias da região, especialmente aos finais de semana e feriados.

– Cachoeira do Poção da Maromba

Cachoeira do Poção da Maromba
Cachoeira do Poção da Maromba. Foto: GC/Blog Vambora!

Bem próxima da do Escorrega, essa é uma das cachoeiras mais gostosas da região para banho!

Para quem quiser emoção, dá para saltar de uma pedra de 8 metros de altura nas águas geladas do poço. Ele tem cerca de 7 metros profundidade, que varia de acordo com o nível da água, então é muito importante antes de querer pular, conferir como está a profundidade no dia, para não se machucar.

Se preferir algo mais tranquilo, a topografia da área também cria uma piscina natural, perfeita para relaxar. O acesso é bem ao lado da estrada, descendo uma pequena trilha com degraus.

 Cachoeira de Santa Clara

Cachoeira de Santa Clara
Cachoeira de Santa Clara com 40 m de altura. Foto: GC/Blog Vambora!

Dessas cachoeiras de fácil acesso, achamos a mais bonita, pois é uma das mais altas, com 40 metros de altura. No passeio que fizemos foi a primeira que visitamos, pois o sol da manhã estava batendo totalmente no paredão de água, deixando o visual ainda mais bonito.

O acesso é fácil, numa pequena descida com degraus desde a estrada, sendo uma cachoeira perfeita para descansar. A aventura aqui é só para aqueles que querem fazer rapel no paredão.

– Cachoeira Véu de Noiva

Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva. Foto: GC/Blog Vambora!

Das que visitamos é a menor, mas ainda sim bem bonita, sendo a mais isolada na natureza. São 30 metros de queda d’água, que pelo seu formato parece um véu de noiva.

O acesso fica num trecho bem inclinado e cheio de pedras da estrada de terra. A trilha inclui uma caminhada leve não mais do que 10 minutos pela mata e uma pequena ponte.

Poção da Maromba em Visconde de Mauá
Poção da Maromba em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós conhecemos essas 4 cachoeiras através de um passeio da empresa Remori Turismo de Aventura, uma das mais conhecidas da região e que oferece diversos roteiros bem interessantes.

Esse passeio específico que fizemos é chamado de “Tradicional” e dura por volta de 3h, sendo uma bela introdução para Visconde de Mauá.

A agência te busca na sua hospedagem em Visconde de Mauá e você faz todo o circuito nos jipes 4×4 da empresa. Para quem não conhece a região ou não quer/não tem um carro que aguente as estradas de terra e pedra de lá, esse passeio tradicional é uma boa opção.

Já para visitar as cachoeiras e trilhas mais distantes de Visconde de Mauá, dai a ida com passeio guiado torna-se mais importante e em alguns casos, até essencial. Veja abaixo!

2-) Cachoeiras em Visconde de Mauá mais distantes e de difícil acesso

Cachoeiras do Alcantilado ou Vale do Alcantilado

Vale do Alcantilado
Vale do Alcantilado. Foto: Remori Turismo de Aventura/Divulgação

O Vale do Alcantilado é uma poucas cachoeiras em Visconde de Mauá que paga-se para entrar, pois fica dentro de uma propriedade particular. São 9 quedas d’água em 1,5 km de percurso, que inclui muitas subidas inclinadas, sendo que a última cachoeira do percurso é a maior de todas, com mais de 50 metros de queda.

O acesso até a propriedade é feito com carro ou passeio guiado, pois fica no Vale do Alcantilado (cerca de 9 km de terra da vila de Visconde de Mauá). A Klécia do blog Fui Ser Viajante visitou o Sítio Cachoeiras do Alcantilado e tem um post bem completo sobre o local e conhecê-lo.

– Cachoeiras Gigantes

Cachoeira do Paiol
Cachoeira do Paiol. Foto: Remori Turismo de Aventura/Divulgação

Um passeio que passa pelas três maiores cachoeiras da região: a do Paiol (com 90 m de altura), a do Brumado (de 120 m de altura) e a de 5 estrelas (com 200 m de altura!).

Só se visita elas faz através de passeio, pois o acesso só é feito com veículos 4×4. Dura o dia inteiro e há paradas para visitar mirantes, almoço e compra de queijo na Vila de Santo Antônio.

– Poço do Marimbondo

Poço do Marimbondo
Poço do Marimbondo no Vale do Pavão. Foto: Remori Turismo de Aventura/Divulgação

Conhecido também como Poço das Antas, possui uma cachoeira com piscina natural de água clara e cristalina, perfeito para mergulho.

Fica no Vale do Pavão, num trecho isolado e bem íngreme de serra, sendo recomendado ir com um carro 4×4. É preciso depois ainda seguir por uma trilha puxada, então é mesmo ideal ir com passeio guiado.

Outras cachoeiras em Visconde de Mauá famosas ainda são a Cachoeira da Saudade (que possui trilha longa e com trechos íngremes) em Barra da Anta e da Toca da Raposa (acesso mais fácil no Vale de Santa Clara).

Parque Nacional de Itatiaia.
Parque Nacional de Itatiaia. Foto: Remori Turismo de Aventura/Divulgação

Quem quiser ainda um maior contato com a natureza e beleza da região e tiver mais tempo (pois duram o dia todo), vale fazer alguns dos passeios nos arredores de Visconde de Mauá.

Um dos mais famosos, é conhecer a Pedra Selada e Parque Nacional de Itatiaia. Aqui fica o Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro e quinto maior do Brasil), sendo uma das atrações mais famosas da região.

São passeios que demandam em geral caminhadas mais extensas (e por isso preparo físico) e também espírito aventureiro. Só não fizemos por falta de tempo, o bom é que fica a desculpa para voltar um dia.

Quais dessas cachoeiras em Visconde de Mauá vocês ficaram com mais vontade de conhecer? Deu para ver que há opções para todos os gostos e tipos de viajantes. Seja para só relaxar ou curtir uma aventura, o importante e não deixar de visitá-las na região. Vambora!

*O Vambora! fez essa viagem a convite da Tereza Quinderé Comunicação.

*** Veja mais dicas de VISCONDE DE MAUÁ:
Onde ficar em Visconde de Mauá: melhores hotéis, pousadas, chalés e casas
TOP 3 Restaurantes em Visconde de Mauá para ir!

6 cidades perto do Rio de Janeiro para conhecer

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


5 COMENTÁRIOS

    • Olá Lulu, obrigada pela visita! 🙂
      Engraçado como a gente ás vezes esquece de visitar lugares próximos de onde moramos não é? E olha, achei Visconde de Mauá uma bela introdução para fazer ecoturismo, pois como deu para ver no post, muitas cachoeiras são fáceis de se acessar, não precisa de muito esforço ou preparo. Além do charme e comidas boas que se pode encontrar por lá. Achei uma viagem muito gostosa! Espero que vc tb goste!
      Bjus

  1. Oi, pessoal do Vambora! Parabéns pelo conteúdo, ótimas dicas e fotos incríveis!

    Visconde é uma região apaixonante e as cachoeiras são realmente algumas das atrações mais incríveis.

    Frequento a Vila de Maringá há mais de 10 anos, fiz trilha grávida (de 7 meses!) na cachoeira da Saudade! Algumas mães ficam com desejos de comidas diferentes, eu fiquei com desejo de trilhas! rs Voltei com os filhos para o Alcantilado e sempre carrego novos amigos para jantar na Cantina D’ Corleone.

    O resultado da minha paixão está aqui: https://www.viscondedemaua.blog

    Alimento esse portal com posts apenas da região e vou tomar a liberdade de indicá-lo aqui quem tiver interesse em saber mais dicas sobre Mauá. Enquanto isso, vou continuar lendo os seus posts maravilhosos!!
    Abraços, Camila

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui