Roteiro Cultural: Casas de Gaudí em Barcelona – Veja quais e como visitar!

21
Palau Guell. Foto: GC/Blog Vambora!
Palácio Güell uma das mais belas casas de Gaudí em Barcelona: . Foto: GC/Blog Vambora!

Barcelona é uma cidade lindíssima da Espanha por diversos motivos, mas um dos maiores é pela sua arquitetura, especialmente em relação as obras e casas de Gaudí na cidade!

Antoni Gaudí é talvez um dos arquitetos mais famosos do mundo. Nascido e criado na região da Catalynia, foi em Barcelona que toda sua criatividade ganhou forma, transformando a cidade, em meados do século XIX e XX.

Esse mini histórico é importante porque, ao se viajar para Barcelona, o nome de Gaudí vai aparecer dezenas de vezes durante a sua estadia e suas obras são algumas das principais e maiores atrações da cidade!

Confira abaixo então as principais obras de Gaudí para visitar em Barcelona, focando especialmente nas suas casas! Vambora!

Casas de Gaudí em Barcelona: Veja quais e como visitar!

Fachada da Casa Batlló. Foto: GC/Blog Vambora!
Fachada da Casa Batlló: o que você vê?. Foto: GC/Blog Vambora!

Com um estilo único, as obras de Gaudí em Barcelona, são verdadeiros marcos na cidade, combinando formas e cores da natureza, com técnicas de construção inovadoras e modernas.

São várias as obras do arquiteto pela cidade, sendo a Sagrada Família um dos maiores símbolos, mas ele ajudou a construir também o Parc Güell e inúmeras casas belíssimas, muitas hoje transformadas em museus.

Confira abaixo as obras e casas mais famosas de Gaudí em Barcelona, para visitar quando estiver na cidade. Vambora!

1-) Casa Milà ou La Pedrera

Fachada da La Pedrera de Gaudí. Foto: GC/Blog Vambora!
Fachada da La Pedrera. Foto: GC/Blog Vambora!

A Casa Milá, conhecida também como La Pedrera é uma das obras mais famosas de Gaudí em Barcelona.

O edifício não tem nenhuma parede em linha reta! É praticamente uma escultura em forma de prédio, mas que foi pensada para ser uma residência.

Chaminés muito loucas de Gaudí, na La Pedrera. Foto: GC/Blog Vambora!
Chaminés de Gaudí, na cobertura da La Pedrera. Foto: GC/Blog Vambora!

Construída entre 1906 e 1912, não agradou quase ninguém. Se choca e causa estranhamento aos olhos hoje em dia, imagina naquela época?!

Durante a visita, você consegue conhecer tanto a parte interna da casa (que inclui uma exposição sobre vida e obras de Gaudí), como sua cobertura, com as famosas chaminés/esculturas.

A vista de Barcelona é lindíssima de lá de cima! Vale reparar também estando aqui no exterior da casa e em seu entorno: cada detalhe, inclusive os ladrilhos da calçada, foram projetados pelo arquiteto!

Interior Milà. Foto: GC/Blog Vambora!
Cores, curvas, detalhes e nenhuma linha reta no interior Casa Milà. Foto: GC/Blog Vambora!

Vale a pena comprar o ingresso online para visitar a Casa Milá para evitar as filas na entrada, já que essa é uma das casas de Gaudí mais visitadas pelos turistas em Barcelona.

O ingresso já inclui um áudio guide (com versão em português), que vai te guiando e dando informações à medida que visita o local.

Existe a possibilidade também de visitar a La Pedrera a noite, que inclui um show de luzes na sua cobertura e uma taça de Cava (espumante típico espanhol) ao final da visita.

+ Veja aqui ingressos para a Casa Milá em Barcelona

2-) Casa Batlló

Fachada da Casa Batlló. Foto: GC/Blog Vambora!
Fachada da Casa Battló. Foto: GC/Blog Vambora!

Pessoalmente, achamos a Casa Battló a mais bonita das residências projetas por Gaudí em Barcelona!

Primeiramente a fachada do prédio já chama muita atenção, podendo ver desde escamas de peixes, até caveiras e cores totalmente malucas, que você nunca imaginaria numa moradia familiar.

Interior Casa Batlló. Foto: GC/Blog Vambora!
Interior Casa Batlló. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois, o interior da casa possui formas orgânicas loucas, pátios internos super coloridos, além de todas as janelas e portas terem desenhos e detalhes pensados pelo arquiteto. E o mais interessante é que todas essas coisas tão diferentes combinam entre si!

Lustre desenhado por Gaudí. Foto: GC/Blog Vambora!
Lustre desenhado por Gaudí. Foto: GC/Blog Vambora!

No sótão da Casa Blattló, você consegue visualizar arcos parabólicos, uma tecnologia usada pelo arquiteto. Estes permitiram abrir a planta do edifício, quase sem necessitar de usar colunas, criando ambientes maiores, mais claros e ventilados.

Na cobertura, há também chaminés parecem obras de arte, reutilizando pedaços de ladrilhos e azulejos de outros edifícios. Nisso, Gaudí talvez tenha sido pioneiro, sendo um dos primeiros arquitetos a ter noção de sustentabilidade, essa palavra tão na moda nos dias de hoje.

Arcos parabólicos: modernidade arquitetônica. Foto: GC/Blog Vambora!
Arcos parabólicos: modernidade arquitetônica. Foto: GC/Blog Vambora!

A Casa Batlló, fica localizada bem próxima da La Pedrera, na via Passeig de Gràcia. Ou seja, dá para visitar facilmente as duas casas num mesmo dia. 

O ingresso para visitar a Casa Battló também pode ser comprado online e com antecedência. Ele também inclui um áudio guide (com versão em português) e dentro da casa há também exposições imersivas sobre a obra do arquiteto e mais detalhes da casa.

+ Veja aqui ingressos para a Casa Battló em Barcelona

3-) Palácio Güell / Palau Güell

Sala interna do Palácio Guell. Foto: GC/Blog Vambora!
Sala interna do Palácio Güell. Foto: GC/Blog Vambora!

O Palácio Guell foi um trabalho de Gaudí para a família Güell (em 1889), a mais rica de Barcelona. Aqui, o arquiteto pode usar toda sua criatividade, desenvolvendo o seu estilo.

Detalhes do ferro forjado e vitrais no Palau Guell. Foto: GC/Blog Vambora!
Detalhes de ferro forjado e vitrais no Palau Güell. Foto: GC/Blog Vambora!

Trata-se de um palácio de 6 andares, com detalhes impensáveis! Desde o teto das salas todo trabalhado em madeira, até a sua famosa cobertura, com chaminés, que parecem obras de arte: uma totalmente diferente da outra, criando quase que um labirinto no topo do edifício.

Chaminés/obras de arte, na cobertura do Palácio Guell. Foto: GC/Blog Vambora!
Chaminés/obras de arte, na cobertura do Palácio Guell. Foto: GC/Blog Vambora!

O Palau Guell é uma das obras mais lindas de Gaudí em Barcelona, valendo demais a visita! Fica localizada na rua Carrer Nou de la Rambla, 3-5, uma travessa da Rambla, no bairro de El Raval.

A entrada também inclui um áudio guide para você não perder nenhum detalhe lá dentro.

+ Veja mais ingressos de atrações em Barcelona

4-) Casa Vicens

Casa Vicens Barcelona

A Casa Vicens foi a primeira casa construída por Gaudí! O objetivo era ser uma casa de verão da família Vicens.

O período da construção foi de 1883-1888, e a casa fica localizada numa parte mais ao norte de Barcelona.

Casa Vicens - parte interna

O local é patrimônio da Unesco e mesmo sendo um dos seus primeiros trabalhos, já é possível ver algumas marcas registradas de Gaudí, como uso de diferentes texturas, materiais, além do uso de diferentes formas e muita ornamentação e cores.

Para quem gosta de arquitetura e quer se aprofundar nos conhecimentos de Gaudí, visitar a Casa Vicens é um passeio único para fazer em Barcelona!

O ingresso para visitar a Casa Vicens também pode ser comprado online e com antecedência, incluindo também áudio guide.

+ Veja aqui ingresso para a Casa Vicens em Barcelona

5-) Cripta de Gaudí em Colònia Güell

Cripta de Gaudi Barcelona

Localizada no no bairro de Santa Coloma de Cervelló, a sul de Barcelona, a Cripta de Gaudí é considerada uma das obras primas do arquiteto e ainda pouco conhecida pelos turistas!

Também Patrimônio Mundial da UNESCO, a Cripta é considerada uma espécie de laboratório de Gaudí, onde ele estudou e implantou elementos como o arco parabólico e o pilar inclinado.

Cripta de Gaudi

O local é uma antiga vila têxtil e a parte da cripta/igreja só ficou finalizada na parte interna. O lado externo é um edifício ainda não 100% acabado (assim como a Sagrada Família), inserindo-se na natureza ao redor, quase que criando uma duplicação de uma colina ao redor do local.

Trata-se de uma das obras mais interessantes de Gaudí em Barcelona! O ingresso para conhecer a Cripta inclui um áudio guia e além do local em si, pode-se visitar as demais construções da vila.

+ Veja aqui ingresso para a Cripta de Gaudí

6-) Gaudí Experience

Gaudi Experience Barcelona

Para quem gosta de exposições imersivas e especialmente se estiver com crianças e adolescentes, aGaudí Experience pode ser uma boa forma de conhecer melhor o trabalho de Gaudí em Barcelona.

Localizada bem ao lado do Park Güell, é uma exposição audiovisual, incluindo um filme 4D e murais interativos.

Nela, se conhece mais as principais obras do arquiteto, numa experiência que dura cerca de 40 minutos. Os ingressos para a Gaudí Experience também podem ser comprados com antecedência. De todos os passeios, é o mais em conta!

+ Veja aqui ingressos para a Gaudí Experience em Barcelona

E essas foram “apenas” as casas de Gaudí em Barcelona! Como falamos acima, na cidade ainda é possível conhecer outras obras consagradas do arquiteto, como a Sagrada Família e Park Güell, que já fizemos posts exclusivos e detalhados aqui no blog!

Qual dessas obras de Gaudí em Barcelona vocês ficaram com mais vontade de ir conhecer? Vambora!

*** Veja mais dicas de BARCELONA:
 Onde se hospedar em Barcelona: Mwlhores hotéis e regiões
– Barcelona de Gaudí: Como conhecer a Sagrada Família
– Barcelona de Gaudí: Como visitar e conhecer o Parc Güell

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


21 COMENTÁRIOS

  1. Oi Guta!
    Parabéns pelo blog! Vou a Barcelona em setembro e tenho uma duvida: o Barcelona card serve como “fura fila” em alguns lugares?
    Ou só permite desconto nos ingressos e transporte gratuito?
    Devo ficar de 3a8/9… E fico no pullman skipper. A localização e segurança nessa área sao ruins?
    Obrigada!

    • Márcia, obrigada pelos elogios! 🙂
      O Barcelona Card funciona como fura fila sim em alguns locais, como se não me engano na La Pedrera, que sempre tem uma fila gigante.
      Do hotel o pullman skipper fica na Barceloneta não é? A localização é boa, boa vida noturna, metrô, e sobre a segurança é tranquilo: a área é bem agitada e como em qualquer lugar do mundo, é só não bobear!

  2. Modernismo e Gaudí em Barcelona estão entre as minhas coisas preferidas no mundo… é incrível mesmo! Em um tour guiado que fiz por todo o Passeig de Gràcia descobri que a fachada da Casa Milà (La Pedreda) foi inspirada nas montanhas de Montserrat! E não é que lembra mesmo? O Gaudí quis replicar o efeito das montanhas em pleno bairro de L’Eixample. Outra curiosidade muuito legal é que todas essas casas da época têm um São Jorge com o dragão escondidinhos, perto da porta, na janela, sempre lá… é legal ficar procurando 🙂 no caso da Casa Battló, a própria fachada é o dragão! Atravessando a rua e olhando de longe dá pra enxergar a torre que seria a espada e a estrutura curva que desce seria a coluna do dragão, com a cabeça na parte de baixo da casa. Sem palavras, genial.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui