Lugares improváveis: Checkpoint Charlie e DDR Museum – Duas atrações diferentes em Berlim!

0
Check Point Charlie
Check Point Charlie em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

A história está por todo o lado em Berlim, de locais originais até museus! Porém, a cidade também tem alguns lugares de “mentirinha”, recriando como era viver em tempos antigos. Esse é o caso de dois museus em Berlim adorados por muitos turistas: o DDR Museum e o Checkpoint Charlie.

Funcionando quase como cenários teatrais, conheça essas duas grandes atrações de Berlim e faça uma volta ao tempo, no mínimo diferente e divertida, pela história da cidade, especialmente no período da Guerra Fria! Confira abaixo mais sobre cada um desses lugares!

Check Point Charlie e DDR Museum em Berlim

1-) Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie era um antigo posto militar da fronteira, criado durante a Guerra Fria. Ele foi usado como passagem de estrangeiros, diplomatas e membros das Forças Aliadas da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental.

Check Point Charlie
Check Point Charlie em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Ele foi um dos três postos utilizados pelos aliados como meio de passagem durante a guerra em Berlim.

E esse nome Charlie? Você deve estar curioso para saber quem era, certo? Bom primeiro mito: o Charlie não é um soldado, nem muito menos um personagem famoso: é ninguém na verdade! Trata-se de uma referencia ao alfabeto fonético da OTAN, comum no meio militar, sendo Alfa para A, Bravo para B, Charlie para a letra C, etc. Ou seja, sendo o terceiro posto de Berlim, na rua Friedrichstrasse, coube para ele o nome de Checkpoint Charlie. 🙂

Parte tão importante da história de Berlim, hoje em dia o Checkpoint Charlie vale mais para dar uma passada e tirar algumas fotos. 

Ele se tornou um lugar tão famoso e icônico da Guerra Fria que vive lotado, com milhares de pessoas querendo tirar fotos com soldados fictícios, sendo que na verdade no posto em si, não há nada para se ver.

O fato de ter várias lojas de souvernirs ao redor e um Mc Donald’s gigante ao lado, deixa tudo ainda mais estranhamente turístico demais :-D. Pois é, um pouco decepcionante, mas uma vez em Berlim, não custa ir lá e dar uma olhada! A história do lugar é mesmo muito interessante, pena que a realidade hoje em dia não seja nada de mais.

Mauermuseum
Mauermuseum no Check Point Charlie. Foto: Mauermuseum/Divulgação

Para não ser injusta, ao seu lado fica o Mauermuseum, um museu privado pago sobre os anos da Guerra Fria mas honestamente? No Memorial do Muro de Berlim, totalmente gratuito, se consegue ter uma visão bem mais profunda e interessante sobre a história do muro e da Guerra Fria, então se puder, vale muito mais a visita nesse.

Outro passeio interessante que pode ser feito perto do Checkpoint é um tour de Trabi que percorre toda Berlim! O Trabi foi o carro mais popular da Alemanha oriental e se tornou um símbolo da época. A Fernanda do blog “Tá Indo pra onde” fez esse passeio e tem um relato bem legal no blog contando como é!

2-) DDR Museum

DDR Museum em Berlim
DDR Museum em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Bem mais interessante e lúdico que o Checkpoint Charlie, o DDR Museum mostra o lado que grande parte da sociedade ocidental não conheceu durante os anos de Guerra Fria: como viviam as pessoas que moravam na Alemanha Oriental, sob o governo da RDA (República Democrática Alemã, conhecida também como Alemanha Oriental ou Alemanha Socialista).

Por trás da cortina de ferro, nesse museu se vê como era o dia a dia dos trabalhadores e a vida cotidiana dentro das casas. O DDR é 100% interativo, então por todo lado você se vê, literalmente, abrindo o armário da cozinha para ver o que comiam, o guarda roupa para ver como se vestiam, assistindo os programas de TV da época e tem até um Trabi para poder entrar (só não dá para dirigir como no tour que comentamos acima rs).

Ainda DDR Museum dá também para folhear livros da época, ver onde eles iam nas férias, entre tantas outras coisas, que ajudam a retirar, por completo, qualquer clichê e preconceito que se pode ter ao pensar em “como viviam os socialistas”.

DDR Museum Berlim
Uma das salas do DDR Museum em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

O museu é pequeno e por ser tão divertido, vive lotado! Vale tentar chegar cedo, logo ao abrir ou mais ao final do dia, para poder explorar de verdade todas as facetas do museu.

O DDR fica ligeiramente escondido, na parte mais baixa das margens do rio Spree, ao lado da Catedral de Berlim. Pessoas de todas as idades piram! É mesmo muito divertido!

São duas atrações super famosas e bem legais para conhecer mais Berlim e sua história. Vambora?

*** Veja mais dicas de BERLIM:
Visitando a Ilha dos Museus em Berlim
Berliner Unterwelten: Visitando um bunker dentro do metrô em Berlim
TODAS as dicas de BERLIM no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui