Próxima viagem: Aniversário de 8 anos do Vambora!

12

Hoje é dia de comemorar: é aniversário de 8 anos aqui do Vambora!!! E uau, 8 anos, é muito tempo! 🙂

aniversario emoji

Relendo os últimos 7 posts de comemoração de aniversário do blog, fiquei pensando aqui no quanto o blog cresceu e amadureceu nesses anos, e a melhor parte: o quanto ele pode crescer e melhorar ainda mais.

Essa experiência que veio nesses anos, aliás, não se compra, não se adquire num dia para o outro e se soubesse metade das coisas que sei hoje sobre como criar e desenvolver um blog, com certeza os últimos anos teriam sido mais fáceis rs. Mas por outro lado, não teria tido a experiência, história e tanto aprendizado desses 8 anos, a partir daquele fatídico e feliz dia 14/01/2008. Prêmios, reconhecimentos, entrevistas, colaborações, viagens, amigos, citações em diversos meios de comunicação importantes, tantos comentários, likes, audiência (sendo que nessa semana mesmo quebramos o recorde de maior pico de audiência do blog de todos os tempos!) e tudo isso, por uma simples razão e paixão que moveu o blog desde o começo: viajar!

E poucas coisas são tão empolgantes quanto a idéia de viajar. O ato de viajar aliás nos acompanha desde sempre e sempre nos acompanhará. Em tempos de crise, lembro bem antes de começar o Vambora!, lá em 2008, como era mais complicado viajar, como era caro e como mesmo assim dava um jeito de ir. Uma vez que você descobre o quão grande, lindo e cheio de possibilidades o mundo é, não há lugar que seja ruim, não há viagem que seja impossível: tudo depende de como você se planeja e realiza seus desejos.

Um dos livros de viagem que mais gostei até hoje de ler (o “A arte de viajar”, de Alan de Botton” – que recomendo aliás para todo mundo que ame viajar) bem diz que …o prazer que extraímos de viajar talvez dependa mais da disposição mental com que viajamos do que o destino para qual viajamos”. Ou seja, a viagem é bem mais do que o destino em si, é como você pensa, está, com quem viaja, como viaja e a receptividade que dispõe para conhecer aquele lugar.

Vambora! logo

Por essas e outras, tem tanta gente que vai para um lugar e acha o supermercado e farmácia linda, o restaurante pequeno e escuro da esquina “um charme” e o perrengue de perder o ônibus engraçado. Numa viagem, a gente se encanta muito pelos ícones, os clássicos mas pelos detalhes também. Se a gente aplicasse essa receptividade no nosso dia a dia, todo dia, ainda que dentro da nossa própria rotina, sentiríamos o prazer de viajar. Ainda como diz Botton, no dia a dia “Nós nos tornamos habituados, portando cegos”. Novas perspectivas, nos dão novas ideias, nos fazem enfrentar novas situações, que acabam nos fazendo aprender mais sobre aquele lugar mas também mais sobre si mesmos.

Por isso que viajar é mais que ir, carimbar um passaporte e contar quantos países e cidades já passou: viajar é uma experiência, é aplicar um novo olhar a um lugar, situação, é ter curiosidade e predisposição para conhecer e aprender, qual seja o destino. Isso é algo que sempre pensei, sendo uma das premissas do blog, e os primeiros posts do Vambora! lá em 2008, foram exatamente sobre isso (veja aqui e aqui). Você vê, mesmo depois de 8 anos, que certas coisas não mudam ;-).

Tudo isso é para dizer que se talvez, nesses tempos de crise, se não der para fazer aquela viagem dos sonhos ou que estava sendo planejada (e que deverá ficar para uma próxima devido as circunstâncias da vida e do momento), não deixe de alimentar o seu espírito viajante. Se o que puder é ficar na sua própria cidade, que fique, mas porque não descobrir um novo bar, restaurante, atração e ir se inspirando e planejando aos poucos a próxima viagem mais “longínqua”? E se der para viajar, mas não para muito longe, porque não se surpreender com as belezas de uma viagem de carro ou ônibus para um novo lugar vizinho, mais ainda desconhecido? E se der para viajar, mas pouco, faça ser uma viagem inesquecível, com a cabeça aberta, aproveitando cada instante. E se der para você viajar para um lugar desejado, valorize ainda mais, se entregue, aprenda e aproveite como nunca a experiência de estar naquele lugar tão sonhado. No fim, a experiência interna de viajar, para qualquer um desses casos será a mesma: você terá adquirido experiência de vida, aprendido mais sobre si mesmo e terá conhecimentos que só uma viagem (qual seja ela) pode lhe dar.

E nesse oitavo ano de vida, no que depender de mim e aqui do Vambora! vamos continuar sonhando, inspirando, desejando, planejando e realizando muitas viagens juntos em 2016!

Por fim e sempre, um agradecimento ultra super mega especial nesse aniversário a cada pessoa, família, amigo, colaborador, parceiro e você leitor (especialmente você que leu esse texto imenso até o fim :-D), que acompanha o Vambora!, seja desde sempre ou desde hoje: muito obrigada pela audiência, retorno, criticas, sugestões, comentários, likes e companhia! Sem vocês o Vambora nunca seria o que é hoje e nem será ainda maior amanhã. Que alimentemos nossa curiosidade e viajemos muito, sempre! Feliz Aniversário e Vambora!!!

OBS: Para comemorar ainda mais a data, estamos presenteando os leitores com um sorteio no Instagram! Participe! 🙂 http://bit.ly/1ZhZCsy

*** NOS ACOMPANHE TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:
Facebook do Vambora!
Twitter do Vambora!
Instagram do Vambora!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


12 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, Vambora!

    Lindo o texto.. acompanho o blog há muitos anos e sei a dedicação e carinho com que faz esse trabalho.

    Estou vivendo esse momento de estar doida pra viajar e talvez não poder fazer a viagem que estava sonhando.. mas isso não vai me impedir de fazer uma mais modesta, conhecer melhor os arredores da minha própria cidade, ou então de planejar e economizar por mais tempo.

    Deixar de viajar, nunca!

    Obrigada pela parceria na paixão por viajar todos esses anos.

    Vida longa ao Vambora!

    Bjs

    Vicks

  2. Olá, tudo bem? Conheci seu blog hoje e gostei muito! Parabens pelo sucesso e pelos oito anos!
    Sou nutricionista e criei um blog aonde dou dicas de alimentação saudável! De uma olhadinha lá por favor! Obrigada! dicasdavaah.blogspot.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui