Viajante Gourmet: O melhor passeio/refeição de Montevidéu – O Mercado Del Puerto

24

Se você é vegetariano ou não gosta muito de carne, prepare-se para ler e ver algumas cenas fortes….mas se você gosta da coisa, bem vindo ao paraíso! 🙂

Parrilla no Mercado del Puerto em Montevidéu
Parrilla no mercado del Puerto: a melhor carne da sua vida! Foto: GC/Blog Vmabora

É simples: a melhor refeição e passeio que você irá fazer em Montevidéu é conhecer e comer no Mercado Del Puerto.

A cidade é fofa e tem outras atrações, mas nada bate o mercado. Esse aliás, foi uma das principais razões para eu conhecer Montevidéu, sem brincadeira!

Carnívora assumida, depois de ler esse post do site Destemperados, babando com as carnes na grelha mostradas, Montevidéu entrou para a lista de lugares que eu tinha que conhecer logo (pode conferir! O meu comentário no post deles não me deixa mentir).

Mercado del Puerto no centro antigo de Montevidéu
Siga a fumaça e em instantes você chegará ao mercado, bem no centro Antigo ou “Ciudad Vieja” em Montevidéu. Foto: GC/Blog Vambora

Na verdade, nem sei se Mercado é a palavra certa para denominar o lugar, porque nele só há essencialmente restaurantes e barzinhos. Com uma cara de antiga estação ferroviária, o edifício de 1868 é hoje um pólo gastronômico de primeira, no qual a parrilla é o carro chefe.

Entre tantos restaurantes de Montevidéu presentes no mercado, o El Palenque é o querido de locais e turistas. Você pode sentar numa das mesas, ou defumar, quer dizer, sentar no balcão. 😉 Essa foi minha opção e ao me ver frente a frente à grelha e cercada somente de uruguaios, vi que tinha feito a escolha certa.

El Palenque no Mercado del Puerto em Montevidéu
El Palenque é o queridinho entre locais e turistas. Foto: GC/Blog Vambora

A parrilla é na verdade o fogão onde os pratos são feitos. Com lenha abastecendo constantemente e empurrando as brasas para debaixo da grelha inclinada, as carnes e vegetais (viu como os vegetarianos tem espaço aqui!) vão assando lentamente, ficando tenras e deliciosas…. 🙂

Parrillada no Mercado del Puerto em Montevideu
“Tradición del buen comer”….De frente para o crime: que comece a refeição! Foto: GC/Blog Vambora

A tradicional parrillada (o prato) é uma grande travessa com todos os tipos de carnes possíveis (de chouriço=lingüiça até intestino!). Se você não quiser ser tão aventureiro, faça igual aos uruguaios: vá de petisco + entrada + prato principal.

O petisco imperdível é o meu mais novo chodó: provoleta! Um pedaço incrível de queijo provolone assado numa chapa de ferro, com ou sem acompanhamentos. Babo só de lembrar!

Provoleta no El Palenque
Meu mais novo petisco favorito: provoleta!!! Foto: GC/Blog Vambora

Para a entrada a idéia foi inovar e experimentar algo que eu sempre tive curiosidade: uma morcilla salada, conhecida também como linguiça de sangue! Não tenha nojo ou ache estranho até experimentar: faz parte da experiência de viajar provar coisas diferentes! E se tinha um lugar nesse mundo para experimentar uma morcilla, esse lugar era o Mercado Del Puerto!

E não é que era gostoso mesmo?! Coloca no pãozinho (sempre quente e fresquinho em todos os restaurantes do Uruguai) que fica melhor ainda! 🙂

Morcilla no El Palenque em Montevidéu
Meu momento Andrew Zimmern, do programa “Comidas bizarras”: Una morcilla salada, por favor. Foto: GC/Blog Vambora

Para arrasar de vez a refeição, um Lomo (ou miolo de filé mignon) ao ponto, com papas fritas e pronto: aquela era a refeição mais perfeita da viagem! É claro, tudo regado com a ótima cerveja local Patrícia e o refresco Paso de los Toros (uma espécie de refrigerante de grapefruit que não existe em outro lugar do mundo).

Não sei se as próximas carnes da minha vida serão superadas pela do El Palenque…Experiência imperdível e inesquecível para carnívoros e porque não vegetarianos, tem que fazer em Montevidéu.

Filé de Lomo no El Palenque
Filé de Lomo, “mugindo” um pouco mais do que o meu ideal, mas mesmo assim uma delícia! Foto: GC/Blog Vambora

Ah é! Andando por lá, uma fila e burburinho de locais (e nenhum turista) me chamou a atenção: “Empanadas Carolina”. Às 16h da tarde num sábado, aquela fila indicava que aquelas empanadas deveriam ser incríveis, mas como meu estômago tinha tirado férias para fazer a digestão dessa refeição acima, fica para a próxima….mesmo porquê comer no Mercado del Puerto entrou naquele seleto grupo de experiências que se a gente puder, tem que repetir na vida.

Uma refeição que valeu por uma viagem, em Montevidéu, Vambora direto para o Mercado Del Puerto!

+ informações: www.mercadodelpuerto.com.uy/ e www.elpalenque.com.uy/

*** Veja mais dicas do URUGUAI no blog:
Um passeio pelo centro de Montevidéu
Dicas de Montevidéu: onde ficar, comer e como circular
– Bate e volta para Punta del Este

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

24 COMENTÁRIOS

  1. Legal, Guta, estive em Montevideo muitos anos atrás, no século passado, e não fui a este lugar, mas pelos seus comentários me deu uma vontade de conhecer. Além da fome que esse texto dá, mesmo que eu já tenha jantado.
    Beijos, Romeu

  2. Realmente o almoço no mercado do porto é maravilhoso mas tente almoçar em quatro pois é muita comida. E o Uruguai tem + e eu acho um país maravilhoso e barato. Se vc tem uma longa conexão em MVD, pegue em ônibus até o centro, custa menos de R$ 3.

    • Ana gastei lá pelo que eu lembro uns 800 pesos…talvez pq a gente pediu carnes menos nobres! 🙂
      Mas mesmo assim, por 1500, você nuncaaa vai comer uma carne daquela qualidade em SP e se bobear, até em Buenos Aires

  3. Vou conferir as dicas. El Palanque. Vou lá. Adoro Lomo. Se fores à Bariloche, confere o maravilhoso Lomo no Friends. Maravilhoso bar, na esquina, com uma cerveja Patagônia de 1 Litro. Tenho dicas de lá. Agora viajo com a família no próximo feriado para Montevideo. 3 dias para curtir. Tenho em mente Colônia do Sacramento, Feira Tristón Narvaja, Villa…, cake`s café, alguma gelateria, adoro as lancherias La Passiva (vamos com crianças), e os panchos são demais!!! Passearemos pela Rambla, Fortaleza…, conheceremos a cidade vieja, quero tirar fotos das casas coloridas do bairro Reus, Teatro Colon, prédios da cidade vieja, monumentos, o portal da cidade vieja, os dois shoppings, compras na 18 de junho, no mercado dos artesanatos, plaza de los 33…e amo cafés com mesas na rua. Alguma dica? Sei que há ainda o Jardim Botânico, uma Bodega à 17 km com restaurante…mas tenho pouco tempo. Sugeres algum roteiro? Viajo com a família com duas crianças de 12 e 08 anos. Obrigada. E..Bariloche foi uma viagem mágica, em 2010. Fiquei com muita pena dos argentinos esse ano. Virou cinzas por causa do vulcão. Mas são fortes e sairáo das cinzas como uma fênix. Bariloche é demais para viajar acompanhado e principalmente com as crianças. Abraço. Claudia.

  4. Olá Guta! Vou para Montevideo em fevereiro de 2012. Já estou preparando o roteiro e vendo as dicas de alimentação e compras.

    O El palenque do mercado é o mesmo que tem na Rambla? Esses 800 pesos que vc pagou é por pessoa ou pro casal? O preço desse restaurante é mais salgadinho que os outros tantos de Montevideo ou o preço base de uma refeição em qualquer restaurante uruguaio é de 800 pesos?

    Parabéns pelo post, heim!

    Abraços
    Nicole

    • Oi Nicole!

      Até onde eu saiba, o El Palenque só tem no Mercado Del Puerto mesmo! O preço de 800 pesos foi dividido, mas se as pessoas querem comer bastante, pode sair fácil um 750 pesos por pessoa (com bebida alcolica, sobremesa e café). Esse foi o preço de restaurante que eu paguei mas caro por lá! A média dá de 30 a 50 reais por pessoa, em lugares bem legais, com vinho e sobremesa.

      Que bom que o blog esta sendo util! Vc ja deu uma olhada nas outras dicas de Montevideo publicadas aqui no blog? http://www.blogvambora.com.br/?cat=1924

      Quaquer outra duvida e so falar! bjus

  5. Ahhh .. empanadas Carolina… é tudo de bom… empanadas sevidas sem frescura, no balcão, recheio generoso e preço muito.. mas muito camarada!!! Roots total!!!

  6. ola, amei suas dicas. Estou indo 11/9/12, esta frio? precisa levar casacos? qual agencia vc indica para fazer bate e volta para punta? e o citytour precisa fazer com uma agencia? obrigada ppelas dicas.

    • Olá Jeilma! Fico muito feliz que vc está aproveitando as dicas do Vambora! Sobre sua dúvida, ainda é inverno nessa época, então eu levaria blusas de frio sim. Para tirar a dúvida, no site weather.com dá para vc ver a previsão do tempo com até 10 dias de antecedência. Vale dar uma olhada lá para ver como estará o tempo quando vc for.
      Sobre Punta, aluguei um carro para ir que foi bem tranquilo, mas se vc quiser é possível ir de ônibus ou contratar uma empresa. Nesse último caso, pergunte na recepção do seu hotel quando chegar que eles devem indicar alguma empresa.
      E se o citytour for em Montevidéu, vc pode fazer por conta mesmo! A cidade é tranquila e no centro a grande maioria das atrações pode ser percorrida a pé! Dê uma olhada nesses posts para vc ver como é fácil: http://www.blogvambora.com.br/category/uruguai/montevideu-uruguai/

  7. Bom dia Guta!! Adorei as dicas, queria ver com você sobre o aluguel de carro em Montevidéu, quanto que sairia mais ou menos?? Vi que você fez um bate e volta a Punta Del Este.

    Viajo pra Buenos Aires agora em Setembro, vamos dar um pulo em Montevidéu ficaremos la 3 dias e queríamos muito conhecer Punta. E de carro pelo que eu entendi é a melhor opção.

    Abraços…

    • Olá Izabella,
      Você pode ver quanto sairia a cotação desse aluguel, já na data para sua viagem (e caso queira até já alugar), vendo um site de comparação de preços de aluguel de carro de diversas operadoras, como o da Rental Cars, veja aqui: http://bit.ly/1qXeLAS
      E realmente para aproveitar melhor Punta, a melhor opção é realmente alugar um carro desde Montevidéu.
      Boa viagem e qualquer outra dúvida é só falar!

  8. Oi novamente,
    Dicas de locais para comer em MVD:

    Para o dia a dia, na Plaza Constituicion (no centro) “La Corte”.
    No Mercado del Puerto “Estancia del Puerto.
    Junto a entrada do Parque Rodó o “Q Café”.
    Junto a la Rambla, em Pocitos, a livraria Yenny tem um Café (Oro del Rhin).
    Para os melhores doces/bolos da cidade “Doña Inés Dulces Tentaciones”.Ok, tem-se que levar em consideração também o “Amaretto Bakery Café “.
    Para empanadas ” Mafalda Empanadas”.
    Para finalizar, ao lado do Amaretto você encontrará as melhores medialunas da cidade – ML Calentitas. Um pacotinho com 4 medialunas quentinhas sai $u 96. Pegue seu lanche e vá saborea-lo junto a Rambla

  9. Segui a dica é estou neste exato momento almoçando no El Palenque!

    SENSACIONAL!

    Pegamos uma Picanha e Mignon (Lomo), e ambas são uma das melhores carnes que comi até hoje! Vlw muito a dica…

    Abraços…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui