Relato de viagem: 6 lugares para conhecer em Minas Gerais, perto de Belo Horizonte!

0
Igreja de São Francisco em Ouro Preto
Ouro Preto: um dos lugares para conhecer em Minas Gerais mais famosos e desejados pelos turistas. Foto: Nerds Viajantes

Minas Gerais é um dos estados mais ricos do Brasil, seja pela sua história, seja pelo seu conjunto de belezas naturais. Isso, sem contar a simpatia do seu povo e sua gastronomia de primeira! E entre tantos destinos lindos, há muitos lugares para conhecer em Minas Gerais que ficam perto de Belo Horizonte, perfeitos para curtir num fim de semana ou feriado. 

+ Aluguel de carro em Minas Gerais 

A Lillian Brandão, uma das fundadoras do blog Nerds Viajantes, é mineira e junto com seu marido e sua filha, viajam por diversos destinos no mundo e no Brasil, incluindo é claro, seu estado natal. Por isso, pedimos para ela selecionar alguns lugares turísticos em Minas Gerais que mais gosta e indica para uma viagem partindo de Belo Horizonte.

Essa lista contém 6 lugares para conhecer em Minas que podem surpreender você! Confira abaixo esses destinos selecionados pela Lillian. Vambora!

6 lugares para conhecer em Minas Gerais

6-) Serra do Cipó

Cachoeira na Serra do Cipo em Minas Gerais
Serra do Cipó, pertinho de Belo Horizonte. Foto: Nerds Viajantes

A Serra do Cipó é um distrito de Santana do Riacho, no interior de Minas Gerais. Localizado bem perto de Belo Horizonte (aproximadamente 100 km) é uma ótima opção de passeio imerso na natureza.

Um dos atrativos mais interessantes é o Parque Nacional da Serra do Cipó. O parque reúne muitas cachoeiras, rios, nascentes, cânions e muitas belezas naturais. Dentro do parque é possível fazer muitas trilhas de diferentes níveis de dificuldade. O passeio pode ser feito a pé, de bicicleta e até à cavalo.

A região da Serra do Cipó também reúne muitas cachoeiras em área privada. Já visitamos a Cachoeira Grande, Véu da Noiva e a Serra Morena. Todas lindas!

Outro passeio interessante é pegar o carro e dirigir pela estrada que vai a Conceição do Mato Dentro. Nesse trajeto você terá vistas lindas das montanhas, com direito a alguns mirantes. Com alguns quilômetros rodados você vai avistar a estátua do Juquinha, um andarilho da região que ficou famoso.

5-) Ouro Preto

Museu da Inconfidência em Ouro Preto
Museu da Inconfidência em Ouro Preto. Foto: Nerds Viajantes

Ouro Preto é uma das mais famosas cidades históricas de Minas Gerais, localizada a apenas 135 km de Belo Horizonte. Ela se destaca pelo acervo histórico e pela quantidade de igrejas ornadas com muito ouro. 

As igrejas de Ouro Preto são lindas tanto por fora quanto por dentro. Recomendamos a visita, pelo menos, na Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Cada uma tem suas particularidades e sua história. Vale muito a pena conhecer todas!

Em frente a Igreja de São Francisco de Assis existe uma feira de artesanato que reúne várias peças em pedra sabão, típico da região. Se quiser levar uma lembrança de Ouro Preto para alguém, nesse local você acha de tudo!

Feijão tropeiro, prato típico de Minas Gerais em Ouro Preto
Feijão tropeiro, prato típico de Minas Gerais em Ouro Preto. Foto: Nerds Viajantes

Para quem gosta de história, recomendamos também visitar o Museu da Inconfidência. O local possui um acervo riquíssimo da história da Inconfidência Mineira, abrigando até o restos mortais de alguns inconfidentes.

Não deixe também de experimentar restaurantes em Ouro Preto com comidas típicas mineiras. Dentre os pratos típicos de Minas Gerais recomendamos o feijão tropeiro e o tutu de feijão. De sobremesa, vá de doce de leite e doces de fruta.

Para os amantes da natureza, recomendamos a visita do Parque Estadual do Itacolomi, próximo ao centro de Ouro Preto, onde é possível fazer a trilha até pedra do Itacolomi e ter uma vista linda da região.

4-) Mariana

Mariana em Minas Gerais
Mariana, cidade histórica perto de Ouro Preto e BH. Foto: Nerds Viajantes

Bem próxima a Ouro Preto, outra cidade histórica mineira que vale a visita é Mariana. A distância de carro entre Ouro Preto a Mariana é de cerca de 14 quilômetros. Há também a opção de fazer esse trajeto de trem, curtindo mais a vista da região em um meio de transporte diferente.

O ponto turístico mais conhecido de Mariana é a Praça Minas Gerais, onde estão localizadas duas igrejas: a de São Francisco Assis e a Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma ao lado da outra, além da Câmara Municipal de Mariana, antiga casa de cadeia.

Marina também possui uma outra praça muito charmosa, com direito até a coreto. A praça Gomes Freire é muito arborizada e ampla, próxima a restaurantes e cafés da cidade.

Subindo a rua principal da Praça Minas Gerais você passará por belos casarões históricos e chegará na Igreja de São Pedro dos Clérigos. De lá você terá uma bela vista da cidade.

3-) Catas Altas

Cachoeira no Santuário do Caraça em Catas Altas
Cachoeira no Santuário do Caraça em Catas Altas. Foto: Nerds Viajantes

Catas Altas é outra cidade de Minas Gerais que possui um centro histórico tão cenográfico que foi procurada pela Rede Globo para ser palco da minissérie “Se Eu fechar os olhos agora”, que foi ao ar em 2019. 

Um dos cartões postais da Catas Altas é a Capela de Santa Quitéria, uma pequena igreja que tem ao fundo a Serra do Caraça. Um local super fotogênico.

Outra atração da cidade, que fica no trajeto da Estrada Real, é o Bicame de Pedra. O local que antigamente era utilizado para escoar água, atualmente é um ponto turístico muito usado para ensaios fotográficos.

Próximo a Catas Altas está localizado o Santuário do Caraça, muito procurado pelo turismo religioso e pelos amantes da natureza. O local possui um santuário em estilo neogótico muito bonito e várias trilhas com direito a cachoeiras belíssimas. Já visitamos a Cascatinha que possui uma trilha curta e fácil, mas planejamos voltar para conhecer as outras cachoeiras.

2-) Tiradentes

Centro histórico de Tiradentes, em Minas Gerais
Centro histórico de Tiradentes. Foto: Nerds Viajantes

Tiradentes é outra cidade histórica mineira muito visitada em Minas Gerais, principalmente porque é sede de muitos festivais, como de cinema, gastronomia, fotografia, entre outros. O centro histórico é muito charmoso e possui muitas pousadas e restaurantes. Ela fica a 192 km de Belo Horizonte. 

Assim como as demais cidades históricas, Tiradentes possui muitas igrejas para visitar. A principal é a Matriz de Santo Antônio, que tem como fundo a Serra de São José. A igreja possui muitas peças em ouro. As outras igrejas que valem a visita em Tiradentes são a Igreja de Nossa Senhora do Rosário,a Igreja de São Francisco de Paula e a Igreja Nossa Senhora das Mercês.

Uma outra atração de Tiradentes é o passeio de Maria Fumaça para São João del Rei. No trajeto você verá lindas paisagens num meio de transporte bem tradicional.

No fim do dia, não deixe de ir ao Morro do Cruzeiro admirar o pôr do sol com vista para a Matriz de Santo Antônio e a Serra de São José. Um espetáculo de vista!

Para quem gosta de artesanato e compras, em Tiradentes você encontrará muitas opções de itens de decoração para casa e artigos pessoais. Se quiser ver mais sobre o artesanato da região, visite Bichinho, um vilarejo à 7 km de Tiradentes.

1-) Inhotim

Inhotim
Inhotim, museu a céu aberto perfeito para fotos. Foto: Nerds Viajantes

O Instituto Inhotim é um enorme museu a céu aberto, sendo um surpreendente lugar para conhecer em Minas Gerais! As obras de arte estão espalhadas por galerias localizadas entre os jardins e lagos do local.

O Inhotim está localizado em Brumadinho, no interior de Minas Gerais, a cerca de 60km de Belo Horizonte. É uma ótima opção de bate-volta, mas como também há opções de pousadas na região, vale o pernoite. Como o acervo de Inhotim está cada dia maior, para ver tudo com calma é bom reservar mais de um dia para conhecer bem o museu.

Recomendamos ir com roupas e calçados confortáveis e que sejam bons para andar muito. Para quem quiser e precisar, Inhotim oferece também um serviço de carrinho de golfe para ajudar no deslocamento. Entre uma galeria e outra você pode descansar nos bancos feitos de tronco de árvore. Uma atração à parte.

O Inhotim é internacionalmente conhecido e é muito visitado, principalmente nos finais de semana. Algumas atrações chegam a ter filas. Se tiver a disponibilidade de ir durante a semana aproveite a chance de curtir o espaço com mais exclusividade.

O espaço é muito lindo e muito fotogênico. Aproveite para fotografar por Inhotim e levar belos registros.

Poderia enumerar vários lugares para conhecer em Minas Gerais, mas elegi esses que são mais próximos de Belo Horizonte e que são meus preferidos. Quando estiver seguro de viajar, venha se aventurar em Minas Gerais!

Gostaram dessa seleção da Lillian de lugares para conhecer em Minas Gerais? Quais desses destinos vocês já foram ou tem mais vontade de conhecer? Para conferir mais dicas do estado, vale conferir o blog Nerds Viajantes para mais informações e roteiros.

Minas Gerais está na nossa lista de destinos para voltar em breve! Quem tiver mais dicas de lugares turísticos em Minas perto de Belo Horizonte para visitar, conta aqui para a gente nos comentários! Vambora!

*** Veja mais dicas de MINAS GERAIS no blog:
Conhecendo Inhotim em um dia: roteiro completo!
Onde ficar em Belo Horizonte: dicas de hotéis e bairros
Roteiro pela Praça da Liberdade em Belo Horizonte

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui