Descanso merecido: Airbnb no Copan – Dicas para se hospedar no prédio mais famoso de São Paulo!

2
Edificio Copan SP
Edifício Copan em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O Copan é um dos edifícios mais famosos de São Paulo e do Brasil, sendo um verdadeiro cartão postal da cidade. Muita gente deseja visitar e até morar no prédio, mas pouca gente ainda sabe que é possível ficar num Airbnb no Copan, seja só por uma noite ou um período maior!

Com diversos apartamentos para alugar por temporada, ficar num Airbnb nesse que é o maior prédio habitacional do Brasil é um sonho possível e até mesmo barato, sendo uma experiência única na cidade, para turistas e moradores! 

Nós ficamos num Airbnb no Copan e contamos abaixo como foi nossa experiência e todas as dicas para você também se hospedar nesse patrimônio da cidade de São Paulo. Vambora!

Airbnb no Copan: Como Escolher e se Hospedar!

1-) Sobre o Copan

Por do Sol Copan
Pôr do Sol visto do Copan. Foto: GC/Blog Vambora!

O Copan foi projetado por Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos brasileiros, e foi inaugurado em 1966.

Ele faz parte do Guiness Book – O Livro dos Recordes, como o maior prédio habitacional do Brasil, com 115.000 m2 de área construída, sendo 32 andares, 115 m de altura, 1160 apartamentos e cerca de 5 mil moradores! Em 2012, ele foi tombado como patrimônio da cidade de São Paulo, pela sua importância.

Depois de alguns anos em decadência, a administração do prédio começou uma renovação que culminou numa grande revitalização. Hoje em dia o Copan é um dos prédios mais organizados e desejados da cidade de São Paulo.

O edifício possui basicamente duas fachadas: a principal (e mais famosa) com os brises (estrutura arquitetônica que serve para proteger os apartamentos da incidência direta do sol) e a dos fundos, com somente janelas. A fachada dos brises, para a Avenida Ipiranga é a mais famosa e porta de entrada do prédio, conhecido pelas suas curvas.

2-) Como escolher o melhor Airbnb no Copan

Airbnb no Copan
Airbnb no Copan. Foto: GC/Blog Vambora!

Nas plataformas Airbnb e Booking existem atualmente dezenas de apartamentos para alugar no Copan. Para escolher qual é o melhor para você, vale conferir esses pontos:

  • Em qual fachada você deseja ficar: a dos brises ou dos fundos;
  • Qual andar você vai ficar;
  • Qual preço deseja pagar.

Para saber: os apartamentos na fachada principal (dos brises) tem em geral diárias maiores que os dos fundos. Também, quanto mais alto o andar, melhor será a vista e, consequentemente, mais cara será a diária do Airbnb.

Vista do Copan
Vista de São Paulo do Airbnb que ficamos no Copan. Foto: LG/Blog Vambora!

Importante destacar também que tanto na frente, como nos fundos do prédio, alguns edifícios podem atrapalhar um pouco a vista. Por isso, por experiência (veja mais abaixo como foi a nossa), vimos que vale a pena pegar um Airbnb no Copan a partir do 20º andar para ter uma vista desobstruída. 

Na dúvida, vale sempre perguntar para o proprietário qual é o andar daquele apartamento e se a vista é total ou parcial. Veja abaixo alguns exemplos de Airbnb lindos no Copan com vista total para a cidade.

– Airbnb Copan na fachada principal

Vista Airbnb Copan

Detalhes: 2 hóspedesEstúdio, 1 cama1 banheiro, no 27º andar.

– Airbnb Copan na fachada dos fundos

apartamento Copan Booking
apartamento Copan Booking

Detalhes: Aceitas até 3 pessoas, incluindo animais de estimação! Possui 1 sofá cama e uma cama de casal grande. Veja aqui os valores deste Apartamento no Copan na fachada dos fundos.

– Apartamento no Copan que nos hospedamos

Airbnb Copan
Airbnb em estilo Loft no Copan. Foto: GC/Blog Vambora!

O Airbnb que ficamos foi o Loft com estilo industrial, localizado no 18º andar do Copan. O apartamento é lindo, com decoração em estilo moderno, mas também usando elementos únicos do edifício, como o piso de tacos e as vigas aparentes no teto.

O apartamento é grande e perfeito para duas pessoas, com cozinha completa (incluindo fogão, geladeira e acessórios, como panelas, copos e até liquidificador), banheiro lindo e bem espaçoso, e o quarto e sala em estilo aberto, incluindo sofá e cama queen.

Vista de Sao Paulo do Airbnb no Copan
Vista de São Paulo do Airbnb no Copan. Foto: LG/Blog Vambora!

A vista do apartamento é linda, sendo único porém que nesse andar e nessa localização, existe um prédio na frente que deixava ela parcial.

Isso a gente não sabia e não estava no anúncio, por isso fica a dica para vocês perguntarem e tirarem a dúvida sempre com o proprietário (pela própria plataforma do Airbnb mesmo), antes de reservar.

Mesmo assim, a experiência por lá foi incrível, já que o apartamento é super limpo, confortável e permite vistas lindas, especialmente na hora do pôr do sol e anoitecer na cidade de São Paulo.

Uma coisa importante: há alguns anos, a fachada principal do Copan (onde ficam os brises) está coberta com uma tela, devido a uma reforma, mas  não atrapalha em nada a vista!

Sobre higiene e segurança no Airbnb

O Airbnb lançou em junho/2020 para todas as hospedagens, um Protocolo Avançado de Higienização para os anfitriões seguirem e realizarem nas hospedagens, incluindo a higienização das mesmas.

Esse protocolo foi desenvolvido com a orientação de autoridades sanitárias especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, instituto que é referência nos esforços de combate à COVID-19.

Todos os anfitriões devem se comprometer com essas orientações de segurança e saúde ao se logarem no Airbnb, e os hóspedes serão solicitados a fazer o mesmo ao reservarem uma acomodação.

Sobre os hóspedes, inclusive o Airbnb também incentiva práticas de segurança, como uso de máscaras em qualquer interação entre anfitriões e hóspedes.

No caso desse Airbnb no Copan que ficamos, a nossa interação foi basicamente por mensagem, super profissional, com o anfitrião passando todas as informações para chegarmos. Como esse apartamento possui uma fechadura eletrônica ele nos passou a senha no dia da hospedagem e nem foi preciso nos encontrarmos pessoalmente.

Na hora do check out também foi super tranquilo, só avisamos a hora que saímos e finalizamos a hospedagem!

O apartamento em si, quando chegamos, estava super limpo e bem arrumado. Nos sentimos super seguros, ainda mais sabendo desses protocolos. O anfitrião também nos pediu para avisar qualquer problema que víssemos, de limpeza ou qualquer outra coisa. Experiência nota 10 mesmo!

+ Veja mais opções de Hospedagens no centro de SP

3-) O que fazer no Copan e arredores

Cobertura Copan
Vista do Edifício Itália, no topo do Copan. Foto: GC/Blog Vambora!

O Copan pode ser considerado praticamente uma cidade, de tão grande que é! Para entrar nele, inclusive, há diferentes entradas, em blocos, que acessam diferentes partes do edifício. Na hora que você for fazer check in, o seu host do Airbnb passa as coordenadas de qual bloco você vai acessar.

Um programa muito legal para fazer no prédio, estando hospedado ou não, é visitar a cobertura do Copan, que tem uma das melhores vistas da cidade de São Paulo! A visita é gratuita e ocorre durante a semana. Nós já fomos e amamos! Contamos tudo aqui nesse post de como visitar a cobertura do Copan! Infelizmente devido a pandemia, as visitas não estão ocorrendo nesse momento. 

Bares e restaurantes no centro de São Paulo

Loja Queijuz no Copan
Loja de queijos e vinhos Queijuz, no térreo do Copan. Foto: GC/Blog Vambora!

De toda forma, no próprio Copan e arredores, não faltam bares, cafés e restaurantes deliciosos para experimentar! Dentro do próprio edifício você encontra esses lugares incríveis:

  • Copão: padaria de pães artesanais dentro do prédio feitos por um morador. Só encomendar que eles entregam! Delicioso! 
  • Queijuz: loja de queijos, vinhos e outras guloseimas no térreo do edifício. Uma combinação perfeita é pegar queijos deles com o pão do Copão quando estiver hospedado por lá!
  • Bar da Dona Onça: também na parte do térreo, é um dos melhores restaurantes de comida brasileira de São Paulo. 
  • Café Floresta: uma verdadeira instituição do Copan e de São Paulo, sendo uma parada obrigatória para um café.
  • Padaria Santa Efigênia: lugar perfeito para tomar um café da manhã bem paulistano, que inclui pão na chapa com requeijão, além de ótimas pizzas.
Sorveteria do Centro
Sorveteria do Centro, com vista para o edifício Copan em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Já nas cercanias do Copan, a poucos metros do prédio, ficam também outros ótimos bares e restaurantes, como: a Casa do Porco Bar, Hot Pork e Sorveteria do Centro, Bullger, Orfeu, Z Deli Sanduíches, Assaz e Sertó Bar.

Atrações em São Paulo perto do Copan

Escadaria do Theatro
Escadaria principal da entrada do Teatro Municipal de SP. Foto: GC/Blog Vambora!

E além de comer muito bem, dá para visitar diversas atrações de São Paulo super legais e que ficam perto do Copan, inclusive para ir a pé! São elas: 

  • Edifício Itália: prédio também histórico que possui também lindas vistas da cidade de São Paulo (e inclusive do Copan!).
  • SESC 24 de Maio: local de programação cultural cheio de exposições e um terraço bem bonito, também com vista linda do centro de São Paulo;
  • Theatro Municipal: além de peças e musicais, oferece visitas guiadas e gratuitas em vários horários durante a semana.

Isso sem contar outros pontos icônicos da cidade, como o Anhangabaú, Galeria do Rock, Biblioteca Mário de Andrade, Farol Santander, Praça Franklin Roosevelt e o próprio Minhocão que fica fechado aos finais de semana e vira um parque público para pedestres.

Galeria do Rock
Galeria do Rock em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Importante sobre segurança na região central de São Paulo: nas cercanias do Copan a segurança é tranquila, inclusive a noite, porém como todo centro de cidade grande é importante não bobear, como andar sozinho em horários mais vazios ou mostrar objetos de valor.

Para fazer turismo nos arredores da região, de segunda a sábado durante o dia, as ruas são bem agitadas. Porém, aos domingos, fica tudo mais vazio, sendo melhor evitar, especialmente à tarde e à noite.

4-) Como chegar no Copan

Edificio Copan SP
Edifício Copan em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O Copan fica localizado no centro de São Paulo, na Avenida Ipiranga nº 200. Como falamos acima, como o prédio é muito grande, existem diversos blocos de acesso aos apartamentos. 

Antes de ir, veja com seu host do Airbnb qual é o bloco que deve acessar, mas de toda forma, este é o endereço oficial para chegar. Ele também vale como endereço para usar em serviços de aplicativo, como Uber, até para pedidos de delivery, caso faça quando estiver no Airbnb. 

Edificio Copan
Edifício Copan, no centro de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

A estação de metrô República também fica a uma quadra e meia de distância, sendo uma maneira bem fácil de chegar. Na Praça da República, a poucos metros do edifício, fica também um ponto do Airport Bus Service, serviço que faz translado para os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e até das rodoviárias do Tietê e Barra Funda. 

Se hospedar num Airbnb no Copan foi uma experiência incrível! Ficar num local histórico, lindo e com vistas tão lindas da cidade de São Paulo é uma forma muito legal de conhecer a cidade.

Programa super legal tanto turistas, como para quem mora na cidade e quer ter uma experiência diferente ou comemorar uma data especial. Nós amamos!  Qualquer dúvida é só deixar nos comentários. Vambora se hospedar no Copan!

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
Onde ficar em São Paulo: hotéis bons, bonitos e bem localizados
Hotel Selina em São Paulo: conheça o novo hotel descolado da cidade!
Airbnb perto de São Paulo: 12 casas lindas para se hospedar perto da capital

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui