Lugares improváveis: Entre vulcões e flamingos no Salar do Atacama

8
Salar do Atacama
Entre vulcões e flamingos no Salar do Atacama…Lindo! Foto: GC/Blog Vambora!

Mesmo sendo um deserto, o Atacama possui uma variedade de paisagens que a gente nem imagina. Se num primeiro momento você já fica boquiaberto com as paisagens praticamente extraterrestres do Vale da Lua (veja mais aqui), basta ir até 62km de San Pedro do Atacama para se impressionar tanto quanto ou até mais (como foi meu caso) com as paisagens surpreendentes do Salar do Atacama.

Lagoas Salar do Atacama
Reflexo das montanhas e vulcões nas lagoas do Salar do Atacama. Foto: GC/Blog Vambora!

A maior superfície de sal do Chile, e terceira maior do mundo, o Salar é o tipo de paisagem “Uau” que deixa você se perguntando constantemente, “Como isso pode existir?”. É extremamente lindo, rústico, árido mas cheio de vida, ou seja, um lugar improvável, único no mundo.

Vulcão Lascar Atacama
Vulcão Lascar e a Lua no Salar. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizado num setor do deserto, chamado de Soncor, o Salar do Atacama, com mais de 3 mil km2 , é marcado por extremos: de um lado as montanhas dos Andes com diversos vulcões (alguns até hoje ativos, como o Lascar, que quase todos os dias solta uma “fumacinha” lá pelas 12/13h 😉 ) e de outro as lagoas de água salgada cheias de vida animal, como os famosos flamingos da região. Deserto + lagoas + montanhas + vulcões + flamingos = Salar do Atacama, realmente um lugar impressionante.

Projeto ALMA
Entrada do Projeto ALMA, no Atacama. Foto: GC/Blog Vambora!

Interessante é que até o caminho para chegar lá é marcado por surpresas. O ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), o maior projeto astronômico do mundo, fica entre San Pedro de Atacama e o Salar. Formado por um conjunto de 66 antenas gigantescas, localizadas a 5.000 metros de altitude, o projeto tem como objetivo estudar e mapear as profundezas do universo, tentando inclusive procurar a sua origem. Para se ter noção do quão complexo e importante esse projeto é, essas antenas conseguem ter uma resolução 10 vezes maior que o telescópio espacial Hubble, até então a nossa maior ferramenta de visualização e descobrimento do universo. Hoje o local é fechado para visitação, mas de acordo com um de nossos guias, ela deve começar em breve ao local. Nas fotos abaixo, um pouco do que eles já conseguiram ver….Lindo!

projeto ALMA
Imagens já feitas pelo ALMA e antenas no meio do deserto, a 5000 m de altitude. Fotos: Divulgação

E se deserto não combina com água, encontrar as lagoas, como a Lagoa Chaxa, de água salina no meio do nada é realmente chocante. Proveniente dos Andes, essa água vem por canais subterrâneos até surgir no meio da superfície dessa região do Salar. Devido a sua alta concentração de sal, a água que evapora cria estruturas, ou melhor, esculturas de sal por toda a superfície do local. Totalmente áspero, duro, difícil mas com vida. Microorganismos, quase parecendo pequenos camarões conseguem viver nessas águas salgadas, atraindo os flamingos que se alimentam por lá, sendo a cor desses microorganismos que deixam os flamingos com aspecto rosado. Incrível não?

Lagoa Chaxa
Flamingos sobrevoando a Lagoa Chaxa. Foto: GC/Blog Vambora!

São três espécies dessas aves que vivem na região, sendo inclusive lá no Salar do Atacama, uma das principais áreas da “Reserva Nacional Los Flamencos” no Chile. Mas nem de só de Flamingos vive o salar: outras aves e répteis que deixariam impressionados até Charles Darwin, também vivem por lá, todos podendo ser vistos de perto pelos visitantes.

Flamingos Salar do Atacama
Dá para ficar bem perto dos flamingos. Foto: GC/Blog Vambora!
Lagarto Salar do Atacama
Algumas das espécies de animais que vivem no salar…
Pássaros Lagoa Chaxa Atacama
…olha o bico desse! Será que Darwin explica? Fotos: GC/Blog Vambora!

O reflexo das montanhas e vulcões, juntamente com esses animais, deixa o Salar parecendo um grande oasis no meio daquele deserto árido de sal. É lindo demais!! E o mais legal é que ele é só uma das várias surpresas que você pode ver no Atacama. Não tive tempo, mas dizem ser ainda mais bonito e impressionante os Gêiseres de El Tatio, o Salar de Tara e Lagoas Altiplânicas. A Silvia, do blog Matraqueando, conta mais sobre esses passeios…terei que voltar para conferir com absoluta certeza!!

Os passeios até o Salar do Atacama acontecem geralmente no final da tarde, para ver o pôr do sol e também quando há mais animais na região. Mesmo indo no começo da tarde achei espetacular, imagine indo na hora “ideal”. Um lugar realmente que tem que se visitar estando no Atacama. Vambora?

Lagoa Chaxa
Todas as cores incríveis da Lagoa Chaxa. Vambora? Foto: GC/Blog Vambora!

*O Vambora foi ao Deserto do Atacama a convite da Ford. Veja mais sobre clicando aqui.

*** VEJA MAIS DICAS DO ATACAMA NO BLOG:
As paisagens extraterrestres do Valle de la Luna no Atacama
Hotel Kunza em San Pedro do Atacama
– Viagem para o Atacama: dicas para viajar bem preparado

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


8 COMENTÁRIOS

  1. Estive no deserto do Atacama, acompanhando um projeto de filmagem, em 2007. O lugar é ao mesmo tempo desolador, emocionante, intrigante e inspira as pessoas a pensarem no planeta como algo que devemos preservar. O Atacama parece as fotos de Marte. Hoje sabe-se que há agua em Marte, porém não há vida. A Terra corre o mesmo risco. Vamos preservar, para sobreviver. Saulo

  2. Estou a caminho do ATACAMA em dezembro próximo!
    Cheio de expectativas, as fotos e comentários me deixaram ainda mais motivado, imaginem se der pra conhecer o projeto ALMA, encontrar alguns flamingos, boiar em águas salgadas como as do mar morto…., se der tudo certo volto a escrever e quem sabe publicar fotos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui