Vivendo e aprendendo: Quanto dar de gorjeta numa viagem?

8
Tip estados Unidas
A gorjeta ou tip, nos Estados Unidos é quase obrigatória. Foto: iChaz, Flickr

Quando se fala em gorjeta, no Brasil estamos mal acostumados. São tantos impostos embutidos que preço dos serviços possui todos os encargos possíveis, então quase nunca damos gorjetas. Aí, quando viajamos para o exterior,  não sabemos muito o que fazer na hora de pagar e nos perguntamos: E ai, quanto dar de gorjeta numa viagem?

Pesquisando, encontrei esse infográfico bem legal, mostrando como funciona o “esquema” das gorjetas/tip pelo mundo:

Infográfico gorjeta ao redor do mundo
Quanto dar de gorjeta em diversos países do mundo. Crédito: http://migre.me/65dq8

Nos EUA é praticamente obrigatório dar ao menos 15% de gorjeta em praticamente todos os serviços (do restaurante ao taxi), chegando até 20% (quando o serviço prestado é excelente). Na hora da conta, você pode deixar alguns doláres a mais ou depois de assinar a fatura do cartão preencher um campo escrito “tip” escrevendo quanto quer dar. Esse valor será debitado novamente do seu cartão. Se você for num bar, é preciso dar pelo menos 1 dolar a mais por cada bebida ingerida, então prepare seu bolso com notas trocadas.

Agora, se você for para a Europa, na Alemanha, por exemplo, se o serviço não está incluído paga-se geralmente de 15 a 10% do total da conta. Para outros destinos europeus, como Paris, normalmente não se dá gorjeta. Você só adiciona o extra caso ache o serviço excelente.

Se você vai para a Argentina, quando o serviço não estiver incluso, é preciso pagar ao menos 10%. Dar alguns pesos para o porteiro do hotel também é recomendado.

E olha que engraçado: se seu destino for a China, é quase uma falta de respeito dar gorjeta! Então só dê caso o serviço tenha sido estremamente excelente! Diferenças culturais…

Então prepare-se se você quer fazer viagens baratas: o preço da conta, quase nunca vai ser o quanto você realmente vai pagar…Fazer o que né?!

Tem mais dicas de viagem e gorjeta pelo mundo? Compartilhe aqui e Vambora! 🙂

*** Veja também:
Tax Free: como conseguir reembolso de suas compras na Europa
TOP 10 aplicativos de viagem para baixar
–  Onde achar internet gratuita na sua próxima viagem

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

8 COMENTÁRIOS

  1. To morando na inglaterra e sempre que saio é a mesma dúvida sobre o quanto deixar de gorjeta! rsrsrs valeu pela dica! 😉

    Mas sabe o que é o mais engraçado, aqui quando você sai com um grupo de amigos e vai dividir a conta cada um paga exatamene o que consumiu e deixa o quanto quiser de gorjeta. Já passei pela situação de faltar R$2 libras na conta e ninguém querer pagar pq achavam que já tinham dado oq ue era “justo”.. Ai no Brasil a gente simplesmente pega a calculadora e divide por igual, se faltar dinheiro faz uma vaquinha e completa, ou alguém dá uns reais a mais e a diferença fica para a “próxima cerveja”! que saudades!!! =)

    • Pois é Alyssa! Tambem estou passando por isso aqui nos EUA. O pessoal nunca divide a conta…cada um com o seu e se faltar seja o que deus quiser…ou no caso os brasileiros que colocam uns dolares a mais…rsrs

  2. Oi, realmente gorjeta é um tema importante para viajantes e este quadro é realmente sensacional. Como você comentou, os impostos e como a coisa é feita no Brasil nos deixa mais confusos.
    De tanto falar em gorjeta enquanto estou viajando, não pude deixar de pensar que realmente é uma diferença bem grande de mentalidade quando se pensa em reconhecimento ou punição, como refleti também no meu blog. http://aquioualgumlugar.com/2012/05/28/gorjeta-tenue-diferenca-entre-o-estimulo-ou-punicao/

    A propósito, muito legal seu blog… estou usando algumas das suas dicas 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui