Vivendo e aprendendo: Qual é a sua tribo (literalmente)?

2
Foto: Ana_Cotta, Flickr
Qual é sua tribo? Foto: Ana_Cotta, Flickr

Nunca saber qual é a sua tribo foi tão essencial! Para fazer o check-in num hotel da África, por exemplo! 🙂

Essa é a história que eu li hoje no blog Candongueiro, do jornalista João Fellet, que está fazendo um tour pela África, de cabo a rabo!

Diferenças culturais gritantes que só uma viagem pode nos mostrar! Segue abaixo o post, intitulado “Dúvida essencial”, que se passa na cidade de Mtwara, na Tanzânia:

Mkungu Village perto de Mtwara, Tanzania. Foto: lunalina, Flickr
Mkungu Village perto de Mtwara, Tanzania. Foto: lunalina, Flickr

“Observado pela recepcionista do albergue em Mtwara, preenchia com as minhas informações o livro dos hóspedes, para que ela pudesse me entregar a chave do meu quarto.

Nome, país de origem, motivo da viagem, documento de identificação, data de expedição, endereço residencial… Escrevia automaticamente, quase sem pensar, tão habituado que fiquei a esse procedimento.

Até que me deparei com uma categoria que jamais havia visto em qualquer outro livro de hóspedes: tribo.

Fiquei absolutamente sem reação.

Não poderia escrever brasileiro, pois, além de imprecisa, essa já era a minha resposta para a categoria nacionalidade.

Lembrei-me dos meus bisavós italianos, e por um instante pensei que talvez eu pudesse preencher o espaço com Calábria, ou ainda Tirol.

Mas aquelas eram as regiões da Itália de onde eles vieram, e não as suas tribos. Ademais, eles estavam muito distantes na minha linha genealógica, e, bom brasileiro que sou, houve muita mistura até que se chegasse a mim.

Pensei então em deixar aquele item em branco. No entanto, todos os cerca de vinte hospedes que naquele dia já haviam preenchido o livro tinham respondido a questão.

Li, assim, que um hóspede do Zimbábue era da tribo Ndebele; outro, queniano, era da tribo Kikuyu; já a grande maioria, proveniente da própria Tanzânia, era ou da tribo Makonde, ou da tribo Sukuma.

A recepcionista, impaciente com a minha demora em preencher aquele espaço, olhava para mim como que pensando: “Que raios de homem é este que não sabe nem o nome da sua tribo?”

Foi então que, como que iluminado por uma inspiração divina, segurei firme a caneta e, com inabalável convicção, escrevi: tupi-guarani.”

obs: Mayra! Obrigada pela indicação do blog!

*** Veja também:
Quando você pode dizer que morou num lugar e não só viajou para ele
– Fazer ou não fazer Intercâmbio
– A amadora arte de viajar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Guta!
    Seu blog é uma excelente fonte de informações e suas dicas são sempre ótimas!
    Muito bom conhecer um blog sobre a Africa, um dos meus próximos destinos será a Tanzânia!
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui