Vivendo e aprendendo: O que anda acontecendo com os cruzeiros na costa brasileira?

7
navio de cruzeiro MSC Opera
MSC Opera saindo de Santos. Foto Thiago “TH”, Flickr

Histórias esquisitas, coincidências infelizes e um total de 4 mortes (e só estamos no meio da temporada de cruzeiros marítimos pela costa brasileira)!

Ainda sem muitas explicações concretas, as razões para os incidentes variam entre consumo de drogas e bebidas, morte súbita, meningite e surtos viróticos, estranho não! 😕

Embora já posso escutar os gritos das operadoras de turismo, cujos navios estão envolvidos nessas histórias, dizendo “Não é nossa culpa! Estávamos de acordo com a lei”, essa temporada de cruzeiros ficará, no mínimo, marcada como a mais bizarra de todos os tempos. Já chega a crise ter afastado um bom número de turistas desses cruzeiros (pagos em dólar), essas histórias só fizeram com que qualquer um pensasse duas vezes antes de embarcar nesse tipo de viagem.

Acreditando ser uma série de coincidências infelizes, ninguém precisa ter medo de embarcar! Tomando algumas medidas básicas dá para aproveitar bem qualquer viagem, em terra firme ou em alto mar:

-> Não embarque sem ter feito um seguro de saúde. O valor nunca é tão elevado quanto pagar uma consulta médica por fora (ainda mais no caso dos cruzeiros em alto mar, em que tudo é pago em dólar!).

-> Não é porque o buffet é liberado, você precisa comer tudo. A gula é grande mas um mínimo de bom senso é sempre essencial. Por mais cuidado que exista, comer o final daquela maionese do kilo, às 3h da tarde, é correr um risco desnecessário. O mesmo vale para as paradas nas cidades portuárias. Não é porque está a beira mar que é tudo “fresco e maravilhoso”! No caso de comidas, quem vê cara estranha e sente cheiro esquisito: fugir pode ser a chance de se ver livre de uma enrascada.

-> Virose existe e pega no ar. Às vezes pega, as vezes não, mas o calor do verão sempre facilita. Para se cuidar, um pouco, leve analgésicos, um antienjoo*, não custa nada. E se sentir mal, não espere o dia seguinte, procure um médico.

-> Se vir algo estranho reclame com a gerência/administração. Não é porque está de férias que regras e leis não devem ser cumpridas, seja em relação a alimentação, comportamento de outros turistas, etc.

Já chega de histórias estranhas em cruzeiros não é mesmo?! Vambora aproveitar esse verão!

*** Veja também:
Fazendo um cruzeiro pela 1ª vez: dicas e curiosidades de viagem
Aproveitando Búzios durante um cruzeiro
Salvador: um roteiro básico

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá.

    Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo site. Muito completo, com artigos muito bem estruturados. Parabéns!

    Segundo, estou aqui para lhe propor uma espécie de parceria. Sou dono do http://www.E-Book-Gratuito.Blogspot.Com, um site de download de e-books e livros totalmente grátis.
    Temos a meta de disponibilizar uma vasta biblioteca virtual para todos que tiverem um acesso a internet.

    A parceria seria muito simples: Você adicionaria o nosso link no site de vocês (No menu lateral), e eu adicionaria o link de vocês em meu site, também no Menu Lateral.

    Me contate através de meu e-mail: ownedzao@yahoo.com

    Muito Obrigado,
    Luiz!

  2. Estive em um cruzeiro recentemente e vi com espanto uma hospede banhar-se diariamente e ininterruptamente na jacuzzi do navio completamente vestida ( blusa, soutien, calça, bermuda, saia, etc) e ninguem reclamar!! Nao tinha nenhum funcionario da empresa vigiando os absurdos!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui