Vivendo e aprendendo: Fatos e Mitos sobre a gripe suína

6
Foto: Telegraph
Foto: Telegraph

Depois do pânico vem a razão e depois da razão vem o quê? No caso da Gripe Suína no Brasil mais pânico? A questão é que enquanto o vírus ficou circulando livremente em países como México e Estados Unidos, o medo de viajar para os países não foi TÃO extremo.

Agora, que a doença atingiu o nível de pandemia (ou seja, já circula livremente entre diversos países e continente) e está presente em grandes proporções na Argentina e no Chile (países que recebem o maior número de turistas brasileiros, principalmente durante o inverno), a incerteza e dúvida de viajar só aumentaram.

O medo está ainda maior já que muitas pessoas que foram viajar nesses países, estão voltando com sintomas de gripe (se é a suína ou não é outra questão). Escolas terminando as aulas antes do tempo, empresas colocando funcionários em quarentena e o Ministério da Saúde desaconselhando viagens para Argentina e Chile, só aumentam a dúvida: Devo ou não viajar para o exterior nesse momento?

Racionalmente, se formos pensar em números globais, os efeitos dessa gripe são ainda pequenos se comparados a gripe espanhola, por exemplo. Uma das razões para isso é que o contexto no qual vivemos agora é completamente diferente: na época a circulação de pessoas era muito mais rápida do que de informações, fazendo com que as pessoas ficassem doentes e não fossem tratadas corretamente.

Hoje em dia, o contexto é totalmente diferente, mas mesmo assim faltam informações claras para que as pessoas tomem decisões conscientes. Desse modo, vou colocar aqui uma resposta, baseada em informações de revistas e jornais, além da minha opinião pessoal, para a pergunta:

-> Com epidemia de Gripe Suína, é arriscado viajar para o exterior agora?

Diversas recomendações para evitar viagens ao exterior (primeiro Eua e México, agora Argentina e Chile) já foram lançadas pelo governo e organizações de saúde. Entretanto recomendar não viajar a esses países, não significa proibir. Isso é tão verdade que milhares de pessoas foram viajar no feriado de Corpus Christi e só algumas voltaram doentes. O grande questão dessa gripe é que, como qualquer doença contagiosa, a gripe suína debilita pessoas com saúde mais frágil, como idosos, crianças, pessoas já doentes e grávidas. É exatamente para essas pessoas que o governo lançou a recomendação.

Desse modo, é preciso usar o BOM SENSO. Se você se encaixa num dos casos acima, ou está com MUITO medo, adie ou cancele. Se não der, tente relaxar e pensar no seguinte: milhares de pessoas já foram e voltaram de países infectados. Se for para pegar e espalhar o vírus, outras pessoas poderão fazer isso, além de você. Pandemia que é Pandemia, se espalha independentemente de qualquer coisa e por isso mesmo, nunca foi cogitado fechar fronteiras ou proibir viagens entre países.

Agora, só não vale ir viajar e não aproveitar! Cuidados básicos como: lavar as mãos periodicamente, não colocá-las na boca e nos olhos, se for espirrar ou tossir, cobrir a boca, são medidas eficazes de se manter saudável.

Outra coisa: só devem procurar um hospital, as pessoas que apresentarem sintomas de gripe (febre alta, tosse, dor no corpo e cabeça) depois de viajar ou ter entrado em contato com pessoas que viajaram. Se você ficar gripado, e não se encaixa em nenhuma das opções acima, pode estar gripado e só. Por isso é importante procurar um medico e receber o tratamento adequado, sem paranóia.

Espero que as informações ajudem! E para os que vão viajar, Vambora aproveitar a viagem! E para os que vão ficar, Vambora não ficar histérico né?!

+ informações:
Sobre os sintomas e prevenção (Folha de São Paulo)
– Recomendações do Ministério da Saúde no Brasil ( Folha de São Paulo)
Outras dúvidas sobre a doença (Folha de São Paulo)
– Outras opiniões: Blog VNV

*** Veja também:
–  Onde achar internet gratuita na sua próxima viagem
– 10 apps essenciais de viagem
Chip de celular para usar no exterior

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho engraçado que essa preocupação parte mais de brasileiros do que qualquer outro lugar (excetuando Argentina e México, por motivos óbvios). Ouvi dizer que no Chile quase ninguém comenta e nem há medidas de precaução nos portais do país. O mesmo acontece nos EUA.

    • Diogo, acho que está todo mundo assustado por aqui, porque a Gripe “só” chegou agora por aqui mesmo. Antes eram poucos casos, mas agora já temos uma primeira vítima, etc. O importante é se informar direito para ficar consciente do problema, de forma a não ignorar e também não ficar histérico. Informação é tudo!

  2. A diretora-geral da OMS – Organização Mundial da Saúde – Margaret Chan, afirmou hoje, no México: não adianta só proibir viagens como fez o Ministério da Saúde, que pediu aos brasileiros que evitem ir à Argentina. “Não têm nenhum propósito, porque não protege as pessoas e não detém o surto”, alerta Chan. O ideal é que cada país procure orientar seus cidadãos, exatamnete como você fez, Guta! Bjs!

  3. Silvia tb vi essa notícia hoje. Não adianta não viajar pq sempre haverá pessoas indo e voltando de países com casos, inclusive o nosso! hehe
    Obrigada pelo comentário Silvia!
    bjusss

  4. Engraçado que esse vírus só apareceu depois da crise que quase quebrou os EUA. Os maiores laboratórios e empresas fornecedoras de medicamentos e kits para esta gripe são de onde? Quem adivinhar leva um pirulito. Muito bem: Estados Unidos da América. O engraçado é que, se você passar um dia inteiro assistindo a rede CNN, eles não tocam uma vez neste assunto. A verdade é uma só, este vírus existe há muitas décadas e, agora, eles (os EUA) acharam um jeito de sanar sua dívida interna causando pânico na população de todo o mundo. Só para lembrar, a tal da gripe espanhola (pandemia da década de 1920) é exatamente este vírus, o que quer dizer que ele está por aí desde sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui