Vivendo e aprendendo: Conhecendo o mundo pelo Street View

15

Existem cada vez mais ferramentas que fazem a gente viajar através da internet. Não faz muito tempo que o Google, através do site Google Maps, criou o city tour mais fácil e rápido da sua vida: o Street View (ou Visão de Rua).

Muito mais do que uma simples foto ou montagem 360° graus, o Street View permite que você “caminhe” pelas ruas do mundo, sem ter que se preocupar, cansar, gastar, etc.

Como exemplo de seu funcionamento, mostro uma das caminhadas mais encantadoras que já tive na vida em Roma e consegui refazer através dessa ferramenta em só alguns instantes:

1-) Entrando no site do Google Maps, escolha a cidade que você quer visitar mais profundamente(escrevendo o nome dela no espaço de procura, ou clicando no ícone de +, aproximando-se mais da localidade desejada). Se você perceber, aparecerá logo acima do ícones +/-, um desenho de um homenzinho. Como mostra a figura abaixo, clique em cima dele e o arraste para a rua em que você desejará caminhar.

Google Street View Roma
A idéia é que todas as ruas do mundo façam parte do sistema em breve.

2-) Após colocar o seu “homenzinho” onde você queira passar, logo (ou dependendo da sua conexão, um pouco mais de tempo), aparecerá a visão da rua, como se você estivesse lá. Observe que no canto inferior direito, ficará um mapa, mostrando sempre a sua localização.

Google Street View Roma

3-) Daí, é só seguir para onde você quiser, clicando nas setas de indicação ou movendo seu “homenzinho” no mapinha do lado direito.

4-) Eu quero ir ao Coliseu. Pelo que eu me lembro era só seguir a Via Cavour e uma hora, virando a esquerda, o Coliseo aparecerá do nada…

Google Street View Roma
5-) Clicando nas setas indicativas você vai se movendo.Hum…acho que está chegando perto…

6-) Pera aí…acho que é virando na próxima rua…

Google Street View Roma

7-) AH! Eis ele ali, logo ali! Esse meu GPS interno viu… 🙂

Google Street View Roma

8 -) E o melhor é que dá para dar zoom, para ver melhor todos os detalhes…

9-) Além de poder ver fotos do lugar publicadas por internautas
Google Street View Roma Coliseu

10-) Bom, agora só sei que eu quero ir mais perto…Vambora seguir a rua…

Google Street View Roma Coliseu

11-) E depois de alguns segundos: Pronto! Você em frente ao Coliseu!!!

Google Street View Roma Coliseu

E se dali você quiser ir a Paris e ver a Torre Eifel, em dois cliques você já pode estar lá…

Google Street View Paris

E depois em Nova York, dando uma olhada no Empire State…

Google Street View Nova York
E logo em seguida se embrenhar nas ruas de Tokyo e descobrir uma cafeteria Starbucks bem no centro de Shibuya…

Google Street View Tokyo
As possibilidades são muitas e para quem está para viajar, pode ser uma ótima opção para ver, como é REALMENTE, a localização daquele hotel super barato, ou a cara do restaurante recomendado, ou descobrir os lugares de uma região antes de chegar!

Essa ferramenta, por mostrar a realidade nua e crua, ainda está enfrentando alguns problemas, ligados a questão de conteúdo impróprio e privacidade (mesmo que o rosto das pessoas não fique claro nas imagens), o que fez com que muitas cidades e locais ainda não tenham sido mapeados.

Mesmo que o mundo todo ainda não seja todo visível pelo Google Maps, acho que muitas caminhadas/visitas estão garantidas. Nunca de perder em uma cidade será tão divertido!

Vambora passear pelo mundo usando o Google Street View também?!

*** Veja também:
Viagem para Marte e Lua com o Google Maps
10 aplicativos de celular essenciais de viagem
– Mapas de viagem ilustrados

Conhecendo os melhores museus do mundo pelo Google Art Project

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

15 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou desolada que o google maps não tem os detalhes das cidades da Islandia… estou triste, pois minhas pesquisas sobre os locais ficaram mais dificies…
    Mas o google maps e agora o street view… wow… todo mundo tem que usar mesmo!
    abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui