Vivendo e aprendendo: Como ajudar o HAITI

65
haiti
Crianças num campo de futebol no Haiti, em 2008. Foto: Garrett Crawford, Flickr

Total devastação e caos. Essa é a situação do Haiti, um dos países mais pobres do mundo após o terremoto de 2010.

No meio de um cenário tão catastrófico, para quem vê tantas cenas desoladoras nos jornais, fica a pergunta: como eu posso fazer para ajudar?

Por isso resolvi fazer uma pesquisa e colocar algumas formas de como você e eu podemos tentar colaborar, de alguma forma, a situação das pessoas no país:

– Cruz Vermelha: Está recebendo doações em dinheiro feitas por depósito bancário e via celular.

– Mensagens via celular

– Embaixada da República do Haiti: também está recebendo doações em dinheiro.

– Hope for Haiti NOW: Site criado especialmente para arrecadar fundos para o país – https://hopeforhaitinow.org/Default.asp

– Fundo Clinton-Bush: Fundo para doações criado pelo governo americano, sob direção dos ex presidentes Clinton e Bush – http://clintonbushhaitifund.org/

Quem souber de outras formas de colaborar, por favor, deixe sua mensagem nos comentários. Toda ajuda é bem vinda e espero, realmente, que todos envolvidos consigam se recuperar e reerguer suas vidas e seu país.

haiti
Estátua no Haiti, antes do terremoto. Foto: UF Digital Collections, Flickr

Vambora ajudar!!!

*** Veja também:
Férias no Caribe
– 10 apps essenciais de viagem
Chip de celular para usar no exterior

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


65 COMENTÁRIOS

  1. Como posso está colaborando com as pessoas que estao sofrendo depois nesse terremoto no Haiti??
    Há alguma forma de ajudar esse povo??
    O que tenho que fazer?? É preciso ser riquissimo pra judar??
    Aguardo…

  2. Eu li nos jornais vários locais e contas correntes onde é possível fazer um depósito para ajudar o povo do Haiti.
    Banco do Brasil/Ag.1768-8/cc 5113-6
    ONU – http://www.un.org/em/
    Clicar em link do lado direito da página, tópico In Focus
    Oxfam – http://www.oxfam.org.uk
    International Rescue Committe – http://www.theirc.org

    Mas tenho uma dúvida: como doações em dinheiro terão valia se não há nada para comprar lá e os aviões com suprimentos não estão conseguindo aterrisar?
    Que situação espantosa…

    • Yara, acredito que esse dinheiro que está sendo arrecado serve para o fundo das entidades poderem comprar coisas para levar ao Haiti. Pelo que eu vi nos jornais aviões militares e de entindades como Onu, Cruz Vermelha, além de navios, já estão sendo enviados.

  3. Creio que existe uma forma das pessoas que querem ajudar e estão à distância e com as mãos atadas e que a gent nunca deve esquecer: vamos unir-nos em oração.
    Pedir a Deus que é Pai que cuide de seus filhos que lá estão. Que seus anjos recebam as almas daqueles que se foram e que acalentem os corações dos que sobreviveram.
    Peço também que o Senhor toque o coração daqueles que possuem formas mais abranguentes de ajuda.
    Sei que pode parecer pouco elevar o pensamento em oração aos nossos irmãos em Cristos no Haiti, mas tenho convicção que Deus não deixa a oração de um filho sem ser ouvida.

  4. Olha eu queria fazer um movimento aqui em minha cidade e queria arrecadar um mone de coisas e manda para la mas eu não sei como fazer isso se alguem puder me ajudar eu agradeceria !!!
    meu indereço de email é
    [email protected]
    quem puder ajudar eu agradeço !!

    • Josue, o melhor a se fazer no momento é conscientizar as pessoas da sua cidade para colaborar com as instituções que estão conseguindo entrar no país e distribuir alimentos, água, remedios, etc. Repasse os sites da Cruz Vermelha, Onu e todas as outras para que as pessoas possam ajudar de alguma maneira.

  5. nesse momento de dor tdos nós temos k se unir e ajudar esse povo tão sofrido,que Deus ajude esse povo e conforte os corações dessa gente k perdeu seus entes queridos,que tdos possam ajudar,sem pensar em desavenças,nesse momento estão precisando muito,que Deus toque nos corações de cada povo k tem um coração humilde e que se preoculpa com o proximo.ANGÉLICA MOTA de Quatá/sp

  6. De fatos são tantos os comentários á respeito de envio de dinheiro que chega a assutar, o que acontece é o seguinte, todos de uma forma ou de outra estão tentando ajudara, mais como prosseguir com tal situação e as organizaçaões só falam em deposito? Deve haver alguma forma de envio de alimentos, roupas entre outros materiais. O Exército Brasileiro entre outros deveriam de uma forma colaborar com todas as perguntas á cima. O que acontece é que as organizações estão paradas quando um monte de Cidadões querem fazer algo e não pode.

  7. De fato são tantos os comentários á respeito de envio de dinheiro que chega a assutar, o que acontece é o seguinte, todos de uma forma ou de outra estão tentando ajudara, mais como prosseguir com tal situação e as organizaçaões só falam em deposito? Deve haver alguma forma de envio de alimentos, roupas entre outros materiais. O Exército Brasileiro entre outros deveriam de uma forma colaborar com todas as perguntas á cima. O que acontece é que as organizações estão paradas quando um monte de Cidadões querem fazer algo e não pode.

  8. Pessoal
    Bom dia

    Sou eletricitário e também me formo em comunicação social, acredito que o que essas pessoas precisam agora é de saúde abrigo e reconstrução. saude a gente ta vende que tem muito médico indo pra lá, equipe de resgate e etc. quando normalizar esse caos acho que vai faltar profissionais na reconstrução do país. EU QUERO AJUDAR A LEVAR ENERGIA ELÉTRICA PRA ESSE POVO, por a mão na massa! eles precisam de esperança, de presença humana, perderam o chão o porto seguro. SE ALGUÉM SOUBER COMO POSSO FAZER ISSO, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO.

  9. Guta, parabéns pela sua iniciativa. Aproveitei para colocar o link do seu blog na minha página do Facebook, para mais pessoas terem acesso às suas dicas.

  10. Olá! Hoje, enquanto eu procurava no Google uma maneira de ajudar o povo do Haiti encontrei seu site e achei maravilhoso. Com certeza vou ajudar! Tenho um blog, e queria saber se tudo bem eu colocar o link dessa página lá. Eu já coloquei na realidade, mas caso você se incomode eu posso tirar.
    Grata, Carolina.

  11. OLA, TUDO BEM?
    PARABÉNS PELA INICIATIVA DAS INFORMAÇÕES COMO AJUDAR O HAITI, ESTAVA BUSCANDO UM MEIO DE ACHAR ESSA INFORMAÇÕES E ENCONTREI O SEU SITE NO GOOGLE. PARABENS!!! QUE A LUZ DIVINA DO MESTRE JESUS IRADIE LUZ E AMOR NA SUA VIDA!!! ABRAÇO

  12. Olá…bom tenho apenas 15 anos, porem eu e muitos amigos começamos um movimento em nossas cidades para ajudar , porem precisamos de mais informações, queremos doar alimentos e não sabemos onde tem lugares para deixarmos as doações…se puderem ajudar ficaria MUITO grata!

  13. Estou aqui para compartilhar com blogueiros e todos que desejam dar sua contribuição para ajudar de qualquer forma que puder. Sou professora e escritora. Estou postando novos endereços também e estes seus acima. Retorno, grata!

  14. São vááárias as entidades que estão ajudando mesmo. Já ouvi até de gente comum que se juntou e saiu arrecadando donativos. Essas sao as horas que a gente vê como nosso país é solidário.

  15. oi muito lindo o trabalho de todos para ajudar o Haiti, tambem ja enviei meu donativo, vi no noticiario que tem mtas crianças orfans e nao sabem o que vao fazer a partir de agora! por favor se alguem souber como posso contactar alguem para adoptar uma criança me avisem meu mail: [email protected]!
    é mto serio se souberem por favor entrem em contacto comigo, doi meu coraçao ao sabe que tenho codiçoes e tanta criança vai morrer de fome, e se ao menos uma eu puder salvar e dar uma vida melhor serei a mulher mais feliz do mundo!
    por favor mesmo que nao saibam o contacto passem minha mensagem aonde vcs forem, vai ajudar mto, desde ja gradeço cada um que ler este comentario, Deus abençoe cada um de vcs…….ah nao estou morando no brasil, estou na Suiça

  16. ola pessoa estou reunido em são paulo um grupo de cantores para fazer um mega show dia 20 de fevereiro toda a recadação seja em alimeto como em dinheiro serar enviado pela uno para o haiti conto com vcs !!

  17. Gente, tem um jeito de ajudar sem tirar dinheiro do bolso tb!! Não sei se conhecem o site Care2.com, clicando no link que eu vou passar os diversos patrocinadores do site vão doar uma quantia em dinheiro. Um clique que vale bastante né?? Podem ir sem medo, não é vírus, e esse site é muito interessante recomendo tê-lo nos favoritos e cadastrar seu email, sempre tem uma campanha, uma petição em prol de causas sociais e ambientais que a gente pode ajudar.

    segue o link http://www.care2.com/click-to-donate/haiti/

    Abraços!!

  18. oque cada um de nós pode faz poder ser poko individualmente mas todos juntos podermo fazer ,muito pois deus amar o dador animado ,eu tenho certeza de deus está do lado dos nossos irmão e ele vão se recuperá , um abraços a todos o todos nossos irmão do haiti,

  19. […] outros blogs citando formas de ajudar o povo haitiano como o blog Vambora da Guta Cunha que por sinal vale muito à pena a visita. Aliás, parabéns Guta pela citação no […]

  20. eu gostaria de ajudar o haiti com bens de primeira necessidade como comida e água…não sei como fazer para conretizar este desejo. se alguem souber por favor diga

  21. Olá guta, eu estava procurando um meio de ajudar os haitiano( por causa de um trabalho escolar), aí vi o seu blog. Amei a sua iniciativa! vou levar a todos os lugares que ando a idéia de ajudar.
    parabéns!

  22. guta deixa eu te perguntar uma coisa?

    tenho contato com varios cantores sertenejo e jogadores de futebol, tenho apoio da prefeitura, gostaria de fazer 1 jogo para arrecadar comida e dinheiro, gostaria de saber como andar esses alimentos para la??
    obrigado

  23. […] o debate”, de Idelber Avelar. P.P.S.: Para ajudar o pessoal do Haiti, use seu dedo e clique aqui. Para Angra dos Reis, use seu dedo e clique aqui. Para encher o meu saco e dizer que isso é só […]

  24. Estamos nos organizando em grupos para enviar alimentos para o Haiti como podemos passar podemos entregar seguramente essas doações? E se haveria uma forma de tornar esse projeto um pouco mais organizado dando credibilidade às pessoas que abordamos para que elas saibam que realmente as doações seram enviadas pro destino certo.

  25. este pessoal esta sofrendo muito tem gente andando pela rua procurando pelos filhos pois acham que os filhos moreram e nao sabem se os filhos estao nos escompros ou se foram para outro lugar e muito triste essa situaçao

    are mara

    minas gerais

  26. Ola, eu quero poder ajudar o Haiti com este comentário:

    Eu aconselho que varias pessoas que tenham enormes plantações se reúnam e cada um poderia doar de feijão e quiabo ou então qualquer outro tipo de semente para ser plantado no Haiti pelos haitianos e essas sementes poderiam ser transportadas por aviões e por barcos. Você deve estar se perguntando como as plantas iriam crescer sem água, mas tem água sim e a água do mar que pode ser utilizada nas plantações e cada pessoa do Haiti poderia ter sua própria pequena horta.
    E eu acho também que o governador lula possa permitir a passagem desses barcos e aviões daqui do Brasil para o Haiti,eu tenho certeza se cada pessoa ajudasse dessa forma teríamos um Haiti melhor a cada dia. A UNIAO FAIS A FORÇA , POIS COM ATITUDE E SABEDORIA TUDO SE RESOLVE

    NAO FIQUE AI PARADO, VOMOS COLOCAR EM AÇAO A NOSSA ATITUDE E SABEDORIA.

  27. Eu gostaria de enviar ajuda atraves de alimentos tambem. Isso seria possivel. Estou disposta a ajudar e ja peguei varios enderecos atraves desse blog. Mas eu observo que a doacao esta como em dinheiro. Como posso resolver??

    • Oi Mariana! Acho que agora a melhor fonte de informação para ajudar o Haiti ( como e com quê) é direto com a embaixada deles aqui no Brasil. Lá, tenho certeza que eles vão te informar melhor.
      bjus

  28. Gostaria de enviar vestidos e shorts que estou fazendo para as crianças do Haiti ou outro lugar que estejam precisando ,não sei como mandar sem custo

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui