Vivendo e aprendendo: Caos e greve nos aeroportos – O que fazer?

5
Aeroporto de Cumbica
Aeroporto de Cumbica. Foto: moaksey, Flickr

Dia 23/12 (atualização- a greve foi suspensa até o dia 07/01/2011) está marcada uma greve nos aeroportos do Brasil, e a dúvida que fica para as milhares de pessoas que vão viajar nessa época é: e agora?!

Antes que bata o desespero, vou colocar aqui algumas dicas em caso de greve nos aeroportos, para você viajante tentar ficar mais calmo, que saíram no Jornal Estado de São Paulo, hoje:

1- )      O que fazer caso a greve se confirme?
Antes de sair de casa, telefone para o call Center da empresa aérea e tente saber se o seu voo está confirmado. Na dúvida, vá para o aeroporto pronto para embarcar, levando todas as bagagens e documentos.
2-)       Os calls centers estarão preparados para atender ao volume de chamados?
Um dos itens do plano de contingência encaminhado pelas empresas aéreas à Anac prevê reforço dos calls centers para dar conta dos atendimentos em uma eventual greve.
3-)       Como meu voo pode ser afetado?
Ainda é incerto, mesmo porque não se sabe qual será a adesão em caso de paralisação de aeronautas e aeroviários. Seu voo pode sofrer apenas um atraso ou mesmo ser cancelado…
4-)       Quais meus direitos em caso de atrasos e cancelamentos de voos?
A Resolução 141 da Anac, disponível no site da agência, estabelece os direitos e os deveres dos passageiros. A partir de atrasos superiores a 1 hora, a empresa é obrigada a dar assistência. Depois de 4 horas, já é obrigação da empresa dar reacomodação em outro voo ou emitir um reembolso financeiro da passagem.
5-)       E se a companhia de recusar?
Procure os postos dos Juizados Especiais instalados nos aeroportos de Congonhas, Cumbica, Galeão, Santos Dumont e Brasília.

Sabendo os seus direitos e se informando antes de ir para o aeroporto, tente ficar calmo. Informação é a melhor maneira de conseguir ir viajar nesse final de ano. Exija seus direitos e boa viagem! 🙂

+ informações: http://www.anac.gov.br

*** Veja também:
As novas regras para trazer produtos do exterior
– Tax Free – Como pedir reembolso de suas compras na Europa
Onde encontrar wi-fi gratuita na sua próxima viagem

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui