Vivendo e aprendendo: 11 fatos e curiosidades de viagem – Verdade ou Mentira?

3

Para comemorar o Dia da Mentira, selecionei 11 fatos e curiosidades de viagem, de diferentes lugares do mundo, que você nunca imaginaria que fosse verdade mas são…ou será que é mentira? Tire suas conclusões e surpreenda-se:

1-) A Cidade do México está afundando cerca de 10 cm por ano, 10 vezes mais rápido que Veneza

cidade do mexico afundando

A Cidade do México, nascida das ruínas de Tenochtitlan (do povo asteca), foi construída sobre uma área de lagos, que formam o Vale do México. Com o tempo e crescimento da cidade, a pressão das construções nesse terreno pouco estável só aumentou causando o problema. Como comparação, enquanto Veneza afunda cerca de 1mm a 2mm por ano, a Cidade do México já chegou a afundar, em alguns anos, chocantes 15 a 20 cm por ano. Talvez seja uma boa desculpa colocar o México na sua lista de destinos para ir logo…

2-) Na República Tcheca beber cerveja é mais barato do que água

cerveja republica tcheca

É verdade. Por essa razão os tchecos estão no topo a lista dos povos que mais bebem cerveja no mundo, superando até os alemães, com cerca de 37 galões por pessoa por ano. Então quando for viajar para a República Tcheca, com aquela desculpa de dar “uma economizada”,  já aprenda a dizer: “Pivo, prosím“ (Uma cerveja por favor?).

3-) Cães e gatos já podem tirar passaporte no Brasil

Curiosidades de viagem: Passaporte para caes e gatos
Passaporte para cães e gatos no Brasil. Foto: Divulgação

Pode soar estranho mas é verdade! Desde Fevereiro de 2014 foi aprovada uma lei que possibilita a emissão gratuita de passaportes para cães e gatos no Brasil. A solicitação deve ser feita pelo pelo dono do animal (sorte dos animais que não precisam encarar as filas que nós temos…) em postos da unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) encontrados em portos, aduanas, aeroportos e nas fronteiras do país. Já tirou a foto 3×4 do seu animalzinho hoje?

4-) O aeroporto mais movimentado do mundo é o de Atlanta

 aeroporto de atlanta

Poderia ser Nova York, Tóquio, Londres, mas o aeroporto Hartsfield Jackson na cidade de Atlanta, no estado americano da Geórgia, tem surpreendentemente esse título desde 1998. Ele não só atrai mais passageiros (de voos nacionais e internacionais) do que qualquer outro no mundo (mais de 92 milhões por ano) mas também tem o maior numero de aterrissagens e decolagens de aeronaves (mais de 950.000 por ano). #ImaginaNaCopa?! 😉
Obs: Para quem ficou curioso, o maior aeroporto do mundo (em tamanho) é o King Fahd, em Dammam, na Arábia Saudita, com cerca de 780 quilômetros quadrados, quase do tamanho da cidade de Nova York.

5-) O primeiro check-in feito via internet foi feito pela Alaskan Airlines em 1999

Curiosidades de viagem: Alaskan Airlines
Alaskan Airlines. Foto: Divulgação

A companhia área foi também pioneira ao ser a primeira a vender e disponibilizar reservas de voos via internet, em 1995. Então para quem nunca fez um check in online até hoje #FicaDica rs ;-)? Só de curiosidade, como dá para ver na foto, o logotipo da companhia é mesmo um esquimó. Coisas do Alasca…

6-) Existe um “Museu da Arte Ruim” nos Estados Unidos

Curiosidades de viagem: The Museum of Bad Art
MOBA ou Museu da Arte Ruim. Foto: Divulgação

Chamado de MOBA (The Museum Of Bad Art) fica próximo de Boston e conta com cerca de 600 peças “muito feias e ruins para serem ignoradas e que não teriam espaço em outro museu do mundo”, de acordo com as palavras do próprio Museu…Honestamente, olhando as obras no site, não achei algumas obras tão ruins assim (eu, por exemplo, poderia fazer algo muito pior!) 😀

7-) A maior piscina de hotel do mundo é a do San Alfonso del Mar Resort no Chile, com cerca de 1km de comprimento

Curiosidades de viagem: Maior piscina do mundo
A maior piscina de hotel do mundo fica no Chile. Foto: Divulgação

Chamada de Lagoa Cristal, na região de Valparaíso no Chile, é totalmente a céu aberto e seu tamanho equivalente a de 20 piscinas olímpicas oficiais e 250 mil metros cúbicos de água. E para não dizer que não é sustentável, toda água vem direto do mar e é tratada antes de entrar na piscina. E só para completar, ela possui trechos com até 35 m de profundidade…Senti um leve medo!

8- ) É ilegal alimentar pombos em San Francisco

A coisa é tão séria que os moradores de San Francisco são encorajados a reportar alimentadores de pombos para o departamento de polícia da cidade. Então cuidado: se quiser alimentar pombos vá para Veneza, lá é ainda liberado (enquanto a cidade ainda não tiver afundado 😉 – vide item 1).

9-) O país menos visitado do mundo é Nauru

bandeira NAURU

Esse pequena ilha no Pacífico, recebeu somente 200 visitantes, de acordo com uma pesquisa em 2011. Só como comparação a França, o país mais visitado do mundo, recebeu no último ano cerca de 80 milhões de turistas. Para os pessimistas, sim o Brasil recebe mais turistas que Nauru rs…Para saber mais sobre Nauru e outros dos países menos visitados do mundo, dê uma olhada nest post do blog Gabriel Quer Viajar (veja aqui).

10-) O voo comercial mais curto que você pode fazer é entre as ilhas escocesas de Westray e Papa Westray. Ele dura menos de 2 minutos


São apenas 2,83 km separando uma ilha da outra, distância que pode ser percorrida em meros 96 segundos por uma aeronave. No vídeo dá para ver como o avião demora mais tempo para decolar do que voando mesmo. Praticamente beira o ridículo rs…

11-) O carnaval mais longo do mundo é no….Uruguai!

Nós brasileiros achamos que aqui é o país do carnaval, só que se for considerar a duração o Uruguai ganha da gente e de todos os países do mundo!

Carnaval no Uruguai, Desfile das Chamadas
Carnaval no Uruguai, o mais longo do mundo! Foto: Divulgação

São 40 dias oficiais de festança (em geral de meados de janeiro até março), sendo uma das principais festas o “Desfile de Llamadas”, na capital Montevidéu, ao som de tambores no ritmo do Candombe (ritmo composto dos sons de três tipos de tambores e que chegou ao Uruguai com os escravos africanos há mais de 200 anos). E ai, Vambora passar o próximo carnaval no Uruguai?!

Pois é, tem algumas coisas que parecem mesmo absurdas mas todos os fatos e curiosidades acima são verdade mesmo! Chocado? Eu também fiquei com certas coisas…Um bom assunto para falar com a família, na mesa do bar com os amigos e compartilhar seus conhecimentos “viajandísticos” por ai. Vambora?!

*** Veja mais curiosidades de viagem:
TOP 10 apps essenciais de viagem para baixar
Mapas de viagem lindos
Os melhores lugares do mundo para….
– As praias mais bonitas e sexys do mundo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Meu nome é Jooeun, e sou da Coreia do Sul. Eu estudo estudos brasileiros inclusíve língua portuguesa na faculdade. Pesquisei no Google pra ler algo em português sobre viagem, e acabei achando aqui. O tópico foi muito interessante e até as fotos e vídeo me ajudaram entender melhor. Adorei sua postagem! Eu não sabia esses fatos e fiquei interessada em aqueles lugares. Especialmente a segunda coisa da lista fez me ter muita vontade de ir a República Tcheca xD hahaha Preciso ir lá agora mesmo pra economizar dinheiro!! Obrigada pela boa informação!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui