Próxima viagem: Visto Americano – As novas regras do governo Trump

3
Estátua da Liberdade no por do sol
Estátua da Liberdade m Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

O governo Trump mal começou e mudanças importantes para solicitação de visto americano já começaram a ocorrer nos Estados Unidos, incluindo para nós brasileiros.

Num decreto expedido no dia 27/01/2017, com o título “para Proteger a Nação Contra a Entrada de Terroristas Estrangeiros no EUA” (e que pode ser visto por completo e traduzido na página da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil – veja aqui), que tentou proibir a entrada de imigrantes de alguns países (como Irã, Iraque, Síria, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen em território americano – medida que foi anulada atualmente pela justiça americana), contém mudanças também que afetam a solicitação de vistos de outros países, incluindo o Brasil.

As mudanças dificultam um pouco mais a solicitação o visto americano para nós brasileiros, com a suspensão do Programa de Isenção de Entrevista de Visto. Abaixo você confere todas as mudanças e as novas medidas para brasileiros solicitarem visto para viajar os Estados Unidos:

Visto Americano: As novas regras do governo Trump

-> Agora apenas jovens com menos 14 anos ou idosos com mais de 79 estão dispensados do processo de entrevista para o visto americano no Brasil.

-> Jovens de 14 e 15 anos e idosos entre 66 e 79 anos, que antes estavam liberados da entrevista para obter o 1º visto, agora terão que fazer a entrevista pessoal no consulado como parte do processo de admissão para o visto americano.

-> Já quem for pedir a renovação do seu visto americano na mesma categoria agora também poderá passar por entrevista (antes, ela não era necessária se o pedido fosse feito até 48 meses após o vencimento).

-> Só quem tem o visto americano expirado há menos de 12 meses e que pretende renová-lo na mesma categoria não precisa passar pela entrevista.

Como o decreto foi publicado na última sexta feira, dia 27/01/2017, as medidas já começaram a valer nesta semana e já constam no site da Embaixada Americana e Consulados do Brasil.

Com essa mudança no processo de pedido do visto e a volta de muitas entrevistas, a emissão do visto americano que normalmente já levava um certo tempo, pode ser que passe a demorar um pouco mais. Quem tiver viagem marcada, visto para renovar ou planejando alguma viagem para os Estados Unidos, vale colocar o acerto do visto americano em primeiro lugar na organização da viagem e fazer tudo com bastante antecedência, antes mesmo de comprar as passagens e reservar hotéis e passeios.

Uma dúvida que ainda fica é que, e acordo com reportagem do UOL, a embaixada ainda não informou se quem já iniciou o processo nos consulados americanos no Brasil, antes do decreto, terá que passar pela entrevista. Lembrando que as entrevistas do visto americano só são feitas nos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Todos os procedimentos, documentos e formulários para cada tipo de solicitação de visto (turismo, negócios, estudo, etc) podem ser vistos em detalhes no site da Embaixada Americana no Brasil: https://br.usembassy.gov/pt/vistos/

Em um novo decreto, em Fevereiro de 2017, Trump mostra que vai fechar cada vez mais o cerco para imigrações ilegais. Entre as medidas estão a aceleração do processo de deportação de imigrantes ilegais e a contratação de 1500 agentes do governo para auxiliar no seu combate, tanto no Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) como no Escritório de Alfândegas e Fronteiras (CBP).

Quaisquer outras novidades ou mudanças estaremos atualizando sempre esse post!

E queremos saber de vocês: depois dessas notícias, como anda seu planejamento de viagem para os Estados Unidos? Continua normal ou seus planos mudaram de alguma forma?

Conta aqui para a gente! Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
Chip de celular para usar na Europa e Estados Unidos
O que ainda vale a pena comprar no exterior?
Dólar e euro caros mas quero viajar. E agora?!
Imigração espanhola: Alguém já teve algum problema?

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

  1. Estive no CASV ontem para levar a documentação da minha filha de 1 ano e eles já avisaram a um menino de 14 que ele teria que fazer a entrevista.

  2. Muito boa e oportuna esse seu artigo, creio que muitas pessoas ficaram insatisfeitas com esse decisão do Trump. Na realidade muitos não conseguirão passar nessa entrevista,tenho certeza que será bem mais difícil!Os reflexos surgirão depois, quando ELE perceber a queda do turismo que pesará com certeza com essa decisão!
    Mas é isso !

  3. Quando começamos a querer solicitar o visto eu não sabia nem por onde começar, fui pegando dicas na internet(porque não queria pagar para empresa nenhuma fazer) e fui aos poucos aprendendo e quando fiquei segura revisei e enviei.Eu e meu marido acabamos de chegar da entrevista do visto, pelos comentários eu fiquei apavorada e levei um arsenal de documentos para a entrevista porque tenho sonho de conhecer os Estados Unidos, mas de todas as dicas que peguei quase nenhuma serviu.Não nos pediram comprovação de nada, perguntou para quais lugares do Brasil já haviamos viajado, e me perguntou se eu estava com o passaporte vencido em mãos, falei que não e daí a entrevistadora ficou digitando um monte de coisas e em seguida no falou que nosso visto tinha sido aprovado, não pediram nem a parte do formulário DS160. Qualquer um consegue preencher o formulário não é nehum bicho de sete cabeças, é só ter um pouco de paciência e atenção.Desejo boa sorte a quem pretende tirar, que seja como o nosso, simples e rápido.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui