Vivendo e aprendendo: Visita ao Cristo Redentor – Ingressos e Como Chegar

10

Cristo Redentor. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado

-> Post atualizado em Agosto/2016

Um verdadeiro ícone e uma das maiores atrações do Rio de Janeiro, visitar o Cristo Redentor pelo menos uma vez na vida, é um daqueles passeios obrigatórios que todo turista deve fazer quando visita o Rio. No alto do Corcovado, o morro onde está localizado o Cristo Redentor (de 38 metros de altura), se tem uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, além de ser muito emocionante ver a simbólica estátua tão de perto.

Ao longo dos anos, as formas de se visitar o Cristo Redentor mudaram muito, mas agora, parece que a organização está mais fácil e direta, facilitando a visita dos milhares de turistas que querem conhecer a atração.

+ Veja hotéis para se hospedar no Rio de Janeiro

Essencialmente são duas as formas de se visitar o Cristo atualmente: de van (com atualmente 4 saídas, em diferentes partes do Rio) ou pelo trem do corcovado. Seja qual for a forma escolhida, o ingresso adquirido (online ou nos pontos de venda locais) dá direito ao translado até o Cristo (ida e volta, seja de van ou trem) e a entrada para a atração.

Trem do Corcovado
Subida do Trem do Corcovado para o Cristo Redentor. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado

Uma ótima novidade é que a partir de 25/01/2016, uma reclamação comum de muitos visitantes que iam ao Cristo Redentor não deve existir mais: até pouco tempo quem tentava comprar os ingressos online para ir de van tinha que trocar o voucher emitido online nas bilheterias, gerando mais filas e não facilitando em nada a visita. Agora, na compra do ingresso pela internet, o visitante consegue imprimir o bilhete ou, se preferir, apresentar o QR Code, na tela de seu smartphone, diretamente no ponto de embarque da van, no horário escolhido para a visita. Um validador está localizado em frente às vans oficiais que levam os passageiros até a entrada do monumento do Cristo Redentor e com isso, não será mais necessário fazer a troca do ingresso na bilheteria. Ingresso de verdade online e sem filas, aleluia!

+ Compare aluguel de carro no Rio de Janeiro

Vista Cristo Redentor
Vistas incríveis do Rio de Janeiro no Corcovado. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado

Esse novo modelo de ingresso online já está funcionando para quem vai de van ao Cristo, com saída na estação da Praça do Lido, em Copacabana. E de acordo com o Consórcio Paineiras-Corcovado que administra o serviço oficial de vans até o Cristo Redentor, a tecnologia será implementada também nas demais estações.

Confira abaixo então todos os detalhes de como visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, seja de van ou pelo trem do Corcovado:

Visita ao Cristo Redentor indo de Van

Van Cristo Redentor - Consórcio Paineiras-Corcovado
Serviço oficial de van que leva até o Cristo Redentor. Foto: Divulgação/Consórcio Paineiras-Corcovado

A visita ao Cristo Redentor usando vans é hoje a maneira mais fácil e cômoda para visitar a atração. O consórcio oficial responsável pelo serviço possui 4 estações espalhadas pelo Rio de Janeiro, da onde o visitante pode escolher de qual local partir até o Cristo. São elas:

-> Estação Copacabana (Praça do Lido). Horário: diariamente das 8h às 17h.

-> Estação Largo do Machado (Próximo a Praia do Flamengo e centro do Rio). Horário: diariamente das 8h às 17h.

-> Estação Barra da Tijuca (entrada do Shopping Città América). Horário: diariamente das 8h às 16h.

-> Estação Paineras (o mais próximo da entrada do Cristo Redentor, ao lado do antigo Hotel Paineras). Horário: diariamente das 8h às 19h.

Importante destacar que para quem quer chegar até a estação Paineras é preciso ir de carro ou taxi (não há transporte público próximo). No caso de carro, não é indicado pois não há vagas para carros particulares (há um projeto de estacionamento mas ainda é apenas um projeto). Já quem quer vir de taxi, deixe previamente agendado o horário de volta com o motorista ou tenha algum aplicativo de táxi no celular, pois são poucos os táxis disponíveis por lá.

Estação Copacabana Praça do Lido - van Cristo Redentor
Estação de vans em Copacabana na Praça do Lido. Foto: Divulgação/Consórcio Paineiras-Corcovado

Outra novidade importante é que com os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi inaugurado no antigo Hotel Paineras um novo centro de visitantes, com exposição multimídia (sobre o Parque Nacional da Tijuca e outras unidades de conservação do Brasil e diferentes biomas), loja, restaurante panorâmico, novas bilheterias, banheiro, bar e lanchonete.

No site oficial do consórcio é possível comprar o ingresso antecipado (com data e hora marcada), bem como ver mais informações e valores atualizados dos ingressos (cujos valores variam de acordo com o local de saída e alta e baixa temporada). Veja: http://www.paineirascorcovado.com.br

Visita ao Cristo Redentor indo com o Trem do Corcovado

Trem do Corcovado
Trem do Corcovado. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado

É a forma mais tradicional de se visitar o Cristo Redentor e por isso também uma das mais lotadas. O local de saída do trem é em Cosme Velho e a viagem dura por volta de 20 minutos.

Há possibilidade de, como no serviço de vans, comprar o ingresso antecipado online (mas que nesse caso ainda vale com um voucher e deve ser trocado na bilheteria da onde sai o trem, em Cosme Velho). Outra opção é comprar o ingresso antecipado em quiosques da Riotur (atualmente em Copacabana, Centro e Shopping Rio Sul, somente com cartão – crédito e débito) ou em algumas agencias do correio (pagamento só em dinheiro).

Bilheteria Trem do Corcovado - Cristo Redentor RJ
Bilheteria do trem em Cosme Velho. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado

No site oficial do Trem do Corcovado é possível comprar o ingresso antecipado (com data e hora marcada), bem como ver mais informações e valores atualizados dos ingressos (que variam na alta e baixa temporada). Veja: http://www.corcovado.com.br/portugues/info.html

Dicas finais para visitar o Cristo Redentor e evitar filas

Com a alta temporada, os jogos olímpicos, vale seguir as dicas abaixo para evitar filas e visitar mais tranquilamente o Cristo Redentor no Corcovado. Veja:

1-) Procure chegar cedo ou fazer a visita em horários menos concorridos. Logo após a sua abertura das 8h às 9h e já no final do dia, das 16h às 18h há menor procura por ingressos e por isso o fluxo de turistas costuma ser menor. Como o Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo, restringe o número máximo de 1200 pessoas simultaneamente no platô superior da atração, quando esse número é ultrapassado, é necessário fazer ajustes na entrada de visitantes, o que pode gerar filas ao longo do dia. Ou seja, a melhor dica é procurar chegar o mais cedo possível para evitar stress e garantir sua entrada sem muitas filas.

2-) Se for de van, as estações do Largo do Machado e Copacabana são mais recomendadas, já que levam direto ao topo do Corcovado, com saídas de 15 em 15 minutos, sem paradas. Além disso, a estação da Praça do Lido (Copacabana) foi reformada recentemente e está com nova estrutura.

3-) Evite ir para a Estação Paineiras de carro. Não há estacionamento para atender a demanda de visitantes particulares e corre-se o risco de parar em locais irregulares.

Todas essas informações são dos serviços oficiais que fazem a visita até o Corcovado. Tenha atenção para não comprar os ingressos de pessoas não autorizadas nem embarcar em veículos não oficiais. No caso das vans, elas são facilmente visíveis por terem a marca do Consórcio Paineiras-Corcovado.

Sabendo de tudo isso, Vambora então conhecer o Cristo Redentor de perto!

*** VEJA TAMBÉM:
– Hospedagem boa e barata no Rio de Janeiro, existe?
– Hotéis no Rio de Janeiro pelo Booking.com
– Todas as dicas do Rio no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá, boa noite!!!

    Sabem dizer se o voucher para o corcovado precisa estar impresso para poder entrar e subir por meio do trem? A compra inicial foi remarcada de quinta pra Sábado e não consegui imprimir!!!
    Obrigado.

  2. olá, vou ao cristo amanhã mas antes vou ao parque laje e jardim botânico, gostaria de saber se eh recomendável pegar um uber do jardim botânico até a estrada das paineiras q eh de onde vou comprar meu ingresso para ida ao cristo….aguardo retorno urgente!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui