Próxima viagem: Visconde de Mauá e Penedo

15
Cachoeira de Santa Clara em Visconde de Mauá
Cachoeira de Santa Clara em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, pertinho da divisa de Minas Gerais e São Paulo, ficam essas duas cidades que encantam por diferentes motivos, mas que são ambas lindas e simpáticas: chegou a hora de conhecer aqui no Vambora Visconde de Mauá e Penedo, cidades super turísticas, bem no caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Penedo, Rio de Janeiro
Penedo: estilo de cidade europeia com a colonização finlandesa. Foto: GC/Blog Vambora!

Enquanto Penedo fica no “pé da serra” da Mantiqueira, Visconde de Mauá fica acima, sendo uns 30km de distancia entre as duas cidades. E enquanto Penedo é um ótimo destino familiar, Visconde de Mauá virou quase um reduto romântico, cheio de charme e tranquilidade, cada uma com seus encantos, perfeitas para conhecer num final de semana ou feriado prolongado.

Pequena Finlândia em Penedo
Pequena Finlândia em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

E a natureza na região ajuda a deixar tudo ainda mais bonito e interessante para o turista, com diversas cachoeiras lindíssimas e aquele clima gostoso de serra. Fomos na primavera e o calor já era perfeito para se refrescar nas cachoeiras de Visconde de Mauá. Já no inverno e meses mais frios, a lareira vira o elemento perfeito para curtir a noite.

Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá
Cachoeira do Escorrega, uma das mais famosas de Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Antigamente a região era vista como um reduto hippie mas hoje ambas as cidades atraem turistas à procura de aventura (com trilhas e cachoeiras), cultura (Penedo é conhecida também como “Pequena Finlândia, devido colonização finlandesa na região), gastronomia (com diversos restaurantes estrelados especialmente em Visconde de Mauá) e romance (pousadas e hotéis lindos não faltam por lá!). Ou seja, tem lugar para todo mundo em Visconde de Mauá e Penedo como vocês já podem nas dicas aqui no blog:

Cafe da manha da Pousada Tijupa em Visconde de Mauá
Café da manhã incrível e inesquecível da Pousada Tijupá em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Como chegar em Visconde de Mauá e Penedo

Para chegar em Visconde de Mauá, você passa por Penedo, o que acaba sendo uma ótima desculpa para visitar ambas cidades numa mesma viagem.

Há a possibilidade de ir de ônibus, porém ir de carro, pelo que vimos, é mesmo a melhor opção, especialmente para se deslocar dentro das cidades e curtir as atrações de cada uma. Especialmente no caso de Visconde de Mauá, o carro acaba sendo um ótimo aliado do turista, pois a cidade é formada na verdade por três vilarejos: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá (que fica bem na divisa entre Rio e Minas), ligados por pequenos trechos de estrada, às vezes asfaltada, às vezes de terra.

Visconde de Mauá é a parte mais rural e com mais cara de interior dos três vilarejos. Já Maromba é a vila mais popular, onde ficam a maior parte dos serviços e atrações da região. Por fim Maringá, na divisa entre Rio e Minas Gerais, é onde se encontram a maior parte dos restaurantes e lojas de artesanato.

Assim, atrações, restaurantes e hotéis ficam bem espalhados entre si, muitas vezes em vales e no alto de montanhas, fazendo do carro quase essencial para uma viagem mais confortável e para aproveitar melhor o tempo na região. Há ônibus locais, porém escassos e vimos também pessoas circulando entre os vilarejos de bicicleta, mas como a estrada é simples e de mão dupla, com ainda alguns trechos de terra (incluindo muitos buracos) e pouco iluminada a noite, não acho que seja a melhor opção para o turista de primeira viagem circular assim por lá. Por isso, se puder, vá de carro, é melhor! 😉

Serra da Mantiqueira
Vista da Serra da Mantiqueira, na estrada entre Penedo e Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem vem de São Paulo ou Rio, o caminho é pela via Dutra, pegando a saída do km 311, no trevo de Penedo, e dai mais 30km contornando a serra até Visconde de Mauá, tudo muito bem sinalizado. A estrada entre Penedo e Visconde de Mauá é totalmente asfaltada (desde 2011), mas é de mão dupla e cheia de curvas, então todo cuidado, especialmente em caso de chuva ou neblina.

Observação 1: Para quem vem de São Paulo, vale encher o tanque do carro antes da divisa dos estados, pois o preço do combustível em São Paulo é menor do que no Rio. Em Penedo e em Visconde de Mauá há postos, mas poucos e mais caros, então vale abastecer antes de chegar nas cidades.

Observação 2: Outra vantagem para quem vai de carro é poder parar nos mirantes ao longo da estrada entre Penedo e Visconde de Mauá, com lindas vistas da Serra da Mantiqueira. O mirante no alto da serra, por exemplo, tem 1300m de altitude.

Já quem quiser ir de ônibus para Visconde de Mauá ou Penedo, saindo de São Paulo, a Viação Cometa faz o trajeto São Paulo-Resende (já no estado do Rio de Janeiro). Já saindo do Rio de Janeiro, as empresas de ônibus Cidade do Aço e Sampaio também fazem o trajeto até Resende. Chegando em Resende há um ônibus da Viação Resendense que leva até Penedo ou Maromba, em Visconde de Mauá.

Para quem deseja fazer o trajeto direto de ônibus, seja para Penedo, seja para Visconde de Mauá, apenas a Viação Cidade do Aço realiza, sempre saindo do Rio de Janeiro. Só que enquanto as saídas para Penedo são diárias, a viagem direto Rio-Visconde de Mauá, acontece apenas na sexta-feira às 19h30. Quem deseja ir outro dia, deve fazer a viagem via Resende.

Nos próximo posts vamos conhecer mais dessas duas cidades, dando todas as dicas do nosso roteiro de viagem, com o que fazer, onde comer e se hospedar. Vambora conhecer então Visconde de Mauá e Penedo!

*O Vambora! fez essa viagem a convite da Tereza Quinderé Comunicação.

***Veja mais dicas de PENEDO E VISCONDE DE MAUÁ:
– Pousada Tijupá em Visconde de Mauá
– 
Cachoeiras em Visconde de Mauá
– Penedo, a Finlândia brasileira

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


15 COMENTÁRIOS

  1. Muito bacana compartilhar experiências! Estou com viagem marcada para passar um fim‑de‑semana na pousada Nó da madeira, em Visconde de Mauá. Primeira vez que vamos (eu e meu namorado) e suas dicas estão sendo otimas!! Obrigada!! Beijos

  2. Oiee, adorei suas experiencias, pretendo ir agora em junho e estou com muita dúvida, pretendemos ficar 5 dias e pensei em alugar alguma pousada em penedo ( uns 2 dias) e 3 em visconde ou melhor ficar apenas em um lugar? Vamos estar de carro…

  3. Olá!

    Amei a dica, pretendo ir no final do mês e estou na dúvida entre as duas cidades. E pelas dicas as duas são maravilhosas e bem aconchegante.

    Valeu,valeu,valeu!!!!

  4. Gostaria de saber como esta a estrada para visconde de mauá, maromba e maringa? Falaram que está asfaltada de visconde de mauá, verdade.
    Abrs.
    Norma

    • Olá Norma,
      Realmente até Visconde de Mauá a estrada está em ótimas condições, toda asfaltada. Já o trecho de Maromba e Maringá a estrada ainda é de terra em grande parte do trecho.
      Boa viagem!

  5. Olá boa tarde! Gostaria de saber se tem como alugar um carro em Resende, ou Visconde de Mauá, o que seria melhor?
    Qual opção pra quem vai chegar de ônibus, e pretende alugar um carro pra conhecer as vilas (Maromba e etc), é melhor alugar em Resende?

    Muito obrigada!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui