Viajante gourmet: Restaurantes em Gramado – 10 Lugares para experimentar!

3
Loja e café da Caracol Chocolates. Foto: GC/Blog Vambora!
Loja super charmosa do Caracol Chocolates, em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Além das atrações, Gramado também surpreende quando o assunto é gastronomia: não é de se estranhar, portanto, que a existam tantos restaurantes em Gramado incríveis para experimentar, alguns inclusive estrelados!

Desde locais com raízes coloniais (italiana, portuguesa, suíça e alemã), até outros temáticos, há muitas ótimas opções gastronômicas na cidade.

Depois de ajudar a ver o que fazer e quais atrações conhecer em Gramado, nesse post vamos dar 10 restaurantes em Gramado para experimentar!

Confira abaixo e veja quais são os seus favoritos! Vambora!

Restaurantes em Gramado: 10 Lugares para experimentar!

10-) Chocolate em Gramado: Fábrica e lojas

Loja de Chocolate de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Lojas de chocolate de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Gramado tem mais de 30 fábricas de chocolate artesanal, por isso não é estranho encontrar na cidade diversas lojas vendendo o doce. Dentre as marcas da cidade, a Caracol, Lugano, Prawer, Florybal, são as mais conhecidas pelos turistas.

É possível desde provar os chocolates nas lojas, até conhecer pessoalmente uma fábrica de chocolate em Gramado! Este é o caso da Prawer, onde é possível visitar a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil ainda fazer uma degustação guiada.

Para ficar ainda mais gostoso, depois da degustação você ainda leva para casa uma barra de chocolate direto da fábrica!

+ 5 Parques em Gramado para curtir ao ar livre!

9-) Casa da Velha Bruxa

Casa da Velha Bruxa em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Casa da Velha Bruxa: além de point, é uma delícia! Foto: GC/Blog Vambora!

Outro lugar ótimo para comer um doce em Gramado, a Casa da Velha Bruxa é uma cafeteria super tradicional na cidade!

Fica bem no centro de Gramado, na Avenida a Borges de Medeiros. Por lá são servidos Crepes, Waffles, chocolate quente e até sorvete de alta qualidade, das 14h às 23h, todos os dias!

Para descansar e um cafezinho depois de tanto passear em Gramado ou para uma sobremesa depois do almoço ou jantar, a Casa da Velha Bruxa é sempre uma boa pedida em Gramado.

8 -) Cantina Pastasciutta

Cantina Pastasciutta em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Ambiente super gostoso da Cantina Pastasciutta em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Partindo para o prato principal, um dos melhores restaurantes italianos de Gramado é a Cantina Pastasciutta.

Com um ambiente lindo e todo temático italiano, trata-se de um cantina tradicional especializada em massas. Aqui você escolhe o formato e tipo de massa e depois com qual molho deseja provar.

Há também pratos de carne, frango, peixes, além de massas recheadas, como lasanha e caneloni. Tudo super farto e bem feito!

7-) Galeto Di Paolo

Galeto Casa Di Paolo
Galeto no restaurante Casa Di Paolo. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos melhores restaurantes de Gramado e que possui filiais em cidades como Bento Gonçalves e até São Paulo é o Galeto de Paolo.

Também super tradicional, por aqui se serve um rodízio, onde o Galeto é o astro principal. Com acompanhamentos que vão de Sopa de Capeletti, queijos, saladas, massas, polenta, etc, você pode comer tudo à vontade por um preço fixo. Há, sobremesa está inclusa também!

Além da comida deliciosa, o ambiente do restaurante em Gramado é super aconchegante!

+ Restaurante Galeto di Paolo: Veja como foi nossa experiência

6-) Café Colonial em Gramado

Café colonial durante o tour
Café colonial durante tour em Gramado Foto: GC/Blog Vambora!

E por falar em banquete, o Café Colonial é praticamente uma instituição em Gramado e tradição da Serra Gaúcha.

Existem restaurantes especializados na cidade, porém nossa experiência não foi muito boa neles, já que achamos que a comida não era muito fresca. O café colonial de Gramado que mais gostamos foi durante o Tour para o Vale do Quilombo, nos arredores da cidade.

Nós detalhamos essa experiência dos Roteiros de Agroturismo em Gramado em outro post, mas resumindo, trata-se de um passeio para conhecer de perto das raízes coloniais da cidade, incluindo arquitetura, música, e é claro, gastronomia!

Nesse tour pelo Vale do Quilombo se vê de perto paisagens lindas da região, além de conhecer produção e cultura local. O café Colonial é servido no fim do passeio, sendo super completo, fresco e bem servido, tudo cercado por natureza e músicas tradicionais, uma delicia de programa!

+ Tour pelo Vale do Quilombo com Café Colonial em Gramado: Veja como fazer!

5-) Restaurantes temáticos em Gramado

kongo pizzaria Gramado
Kongo pizzaria Gramado. Foto: Divulgação

Restaurante ideal para quem está com crianças pequenas em Gramado, a Kongo Pizzaria Temática é uma experiência completa!

Ele mistura gastronomia, música e apresentações com o tema de selva e animais. O local serve um rodízio com mais de 100 sabores de pizzas, que vão dos mais tradicionais aos mais exóticos, tudo também servido a vontade.

O ambiente é lindo e vai se transformando a medida que novos personagens e animais vão aparecendo. Como é uma mistura de show e restaurante, é preciso reservar antes de ir, já que a procura é muito grande!

Além da Kongo, existem outros restaurantes temáticos em Gramado, como o Cara de Mau (com tema pirata) e a Hector (com temática mágica, ao estilo Harry Potter). Todos são também rodízios de pizza e é também importante reservar antes de ir, dada a procura.

4-) Hard Rock Café Gramado

E por falar em restaurantes temáticos, há em Gramado uma unidade do Hard Rock Café, rede mundial de restaurantes, com temática musical, especialmente rock!

Há algumas unidades do Hard Rock Café no Brasil, sendo que a de Gramado existe desde 2018. Por aqui são servidos lanches e pratos bem servidos, além de shows diariamente a noite.

Um dos pontos altos do Hard Rock Café é a decoração temática, com roupas e instrumentos musicais de artistas famosos pelas paredes. Há também dentro do restaurante uma loja da marca vendendo produtos.

3-) Cervejarias artesanais

Razen cervejaria Gramado
Razen: Cervejaria artesanal em Gramado com degustação. Foto: Divulgação

Gramado também tem ótimas cervejarias artesanais, você sabia? Entre um restaurante ou outro ou para ir no happy hour, para quem gosta de cerveja, esses locais são paradas obrigatórias na cidade.

Algumas das cervejarias mais famosas de Gramado são a Rasen e a Ambarina, sendo que a primeira, inclusive, já ganhou o prêmio de melhor cerveja do Brasil! Em Canela, ao lado de Gramado, há também outras ótimas cervejarias artesanais.

Um passeio bem legal em Gramado para conhecer essas cervejarias é o Bus Bier, onde além de conhecer as fábrica, processos, você também prova as cervejas, sem ter que se preocupar em dirigir.

+ Bur Bier em Gramado: Veja como fazer o tour de cervejas artesanais em Gramado e Canela

2-) Fondue em Gramado

Fondue. Foto: Divulgação
Rodízio de Fondue no Le Chalet. Foto: Divulgação

Com clima frio, em Gramado é muito comum ir comer fondue, sendo que a cidade é conhecida pelas suas sequências, na qual você experimenta todos os tipos possíveis: de queijo, carne e chocolate, por um preço fixo.

Existem diversos restaurantes especializados de Fondue em Gramado, mas os mais conhecidos e recomendados são: o Le Chalet de La Fondue, Maison de la Fondue, Château D’ Geneve, Vue de la Vallée e Edelweiss.

Vale dizer que os preços para essas sequências não são geralmente muito baratos, mas é comum também nos restaurantes ter opção de pedir apenas um tipo de fondue (por exemplo só de queijo), o que sai mais em conta. 

1-) Olivas de Gramado

olivas de Gramado
Restaurante do Olivas de Gramado. Foto: Divulgação

Lugar lindo para ver o pôr do sol, o Olivas de Gramado abriu recentemente na cidade mas já virou um point!

Focado em olivoturismo e turismo rural, por aqui você encontra também um ótimo restaurante italiano e também um happy hour disputado na cidade, com drinks e música.

O parque é lindo, com vistas deslumbrantes, então vale a pena passear antes ou depois de comer por lá. Inclusive, eles realizam degustação dos azeites produzidos no local.

+ Veja mais passeios para fazer em Gramado

Com tantas opções de restaurantes em Gramado, não é raro ganhar uns quilinhos depois de viajar para a cidade mas dá para ver que vale a pena né?! 😉

Quais desses lugares vocês ficaram com mais vontade de ir conhecer? Quem tiver mais dicas de lugares onde comer em Gramado, escreva aqui nos comentários. Vambora!

 *** Veja mais dicas de GRAMADO:
– Pousadas e Hotéis em Gramado: Melhores lugares para se hospedar
O que fazer em Gramado: 21 Atrações e passeios para fazer
Como alugar carro em Gramado e chegar na cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui