Viajante Gormet: E os melhores restaurantes do mundo são…

3
Rabo de cordero a la cantonesa, com espuma de iogurti, no El Bulli
Rabo de cordero a la cantonesa, com espuma de iogurte, no El Bulli. Foto loremipsum, Flickr

Saiu há alguns dias a lista dos melhores restaurantes do mundo e entre algumas certezas (como o El Bulli, do renomado chef Ferran Adrià), há muitas surpresas, como o terceiro colocado, o restaurante Noma, da Dinamarca e a subida meteórica do D.O.M, de Alex Atalla, de 40° para 24° lugar.

O ranking, feito pela revista inglesa Restaurant Magazine, conta com 50 nomes de restaurantes do mundo, escolhidos por um Júri 806 chefs,, escritores e críticos gastronômicos, sendo que um terço deles não tinham votado no ano passado.

Seguindo a tendência de que a alta culinária já não está só mais concentrada em países como França, Itália e Espanha, vou falar um pouco mais do segundo e terceiro colocados: “The Fat Duck”, do chef Heston Blumenthal, na Inglaterra e o Noma, do chef Rene Redzepi (escolhido como Chef do ano), da Dinamarca.

"Sound of the Sea", um dos pratos do restaurante The Fat Duck, acompanha...
“Sound of the Sea”, um dos pratos do restaurante The Fat Duck, acompanha…

Mesmo tendo passado por uma fase um pouco estranha, o The Fat Duck continua sendo um dos restaurantes mais aclamados do mundo. O principal motivo? O chef Blumenthal procura proporcionar aos clientes uma refeição sensorial, buscando incluir todos os sentidos na hora da refeição. Por exemplo, ao servir um prato chamado “Sound of the Sea”, ele disponibiliza um Ipod ( dentro de uma concha), para que os clientes comam, escutando sons do mar!

um Ipod para você escutar sons maritmos! Fotos: Flickr
um Ipod para você escutar sons maritmos! Fotos: sifu_renka, Flickr

O aspecto visual também é muito importante. No mesmo prato, ele procura recriar uma praia, sendo a areia tapioca frita, e o mar/ondas uma espuma guarnecida de frutos do mar e algas…Só pelo visual, o segundo lugar tinha que ser dele!

Como o El Bulli, o Fat Duck fica localizado numa pequena cidade, no caso Berkshire (próxima ao Castelo de Windsor), fora do usual eixo gastronômico londrinho. No site deles, inclusive, há dicas para se hospedar nos arredores, para poder experimentar o restaurante.

Já o Noma, fica em Copenhagen, mas também segue o estilo da alta gastronomia atual, com o uso de muitas técnicas de vanguarda, embora procure ter uma cara Nórdica, utilizando essencialmente produtos locais de forma inovadora. Essa característica até virou um movimento: New Nordic Cuisine ( ou nova cozinha nórdica).

A cara do Noma, na Dinamarca.
A cara do Noma, na Dinamarca.

Entre alguns produtos usados, está o bacalhau da Islândia, lagostins das Ilhas Faroé e até a água da Groelândia! Se o ambiente, é aparentemente simples, os pratos possuem toda uma complexidade, desde a escolha dos ingredientes até o modo como os pratos vão a mesa.

Em ambos os restaurantes, a lista de espera é de alguns meses ( mais ou menos 2, pelo menos!). Se a curiosidade for muito grande, e a conta bancária pequena, dá para ver um pouco mais do que esses chefs são capazes, assistindo, por exemplo, o programa que o Heston Blumenthal tem, chamado ” À procura da perfeição” e que passa no canal GNT.

Nele o chef pega os pratos mais famosos do mundo e tenta criar a sua versão perfeita. No vídeo(abaixo), ele mostra como criar o katchup perfeito…pelo menos isso a gente pode experimentar né?!

Vambora?!

*** Veia também:

– A experiência de uma refeição estrelada: L`Atelier de Joel Robuchon, em Londres
– Um brunch em Las Vegas
As melhores, e as piores Tapas de Barcelona

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui