Vivendo e aprendendo: Vacina de febre amarela, o que você precisa saber antes de viajar

4
Vacina de febre amarela certificado internacional
Certificado internacional de vacinação, com a vacina de febre amarela para viajar ao exterior. Foto: GC/Blog Vambora!

A vacinação contra a febre amarela tem sido bastante falada e discutida no Brasil e no mundo ultimamente. Com o novo surto que ocorreu aqui no Brasil, a corrida para os postos de vacinação aumentou muito e as pessoas que estão indo viajar (seja para o exterior e ou para determinadas regiões do Brasil) estão cheias de dúvidas.

Para ajudar todos os viajantes a tiraram as suas dúvidas fizemos esse post com informações e dicas para quem vai viajar e quer saber se precisa ou não tomar a vacina. As informações foram pesquisadas na data de criação desse post nos sites do governo brasileiro e Organização Mundial de Saúde e estão sempre sendo atualizadas de acordo com as notícias dos órgãos oficiais. Confira abaixo então todas as informações e Vambora!

Vacina de febre amarela para viajantes, tire suas dúvidas:

1-) Quando preciso tomar a vacina de febre amarela?

Moradores e turistas de regiões de risco devem tomar a vacina de febre amarela. Dentro do Brasil, em diversos estados e regiões a vacina é indicada (veja abaixo no item 3). No exterior existe também obrigatoriedade e recomendação de diversos países (veja quais no item 4). Importante destacar que para o caso dos turistas, a vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem.

Para casos específicos, como crianças pequenas, grávidas, alérgicos entre outros vale ver as indicações oficiais da Organização Mundial de Saúde para a febre amarela.

2-) Já tomei uma vez a vacina de febre amarela, preciso tomar novas doses?

Para a vacina de febre amarela, desde uma orientação da Organização Mundial de Saúde em 2013/2014, só é necessária uma dose única para proteger por toda vida. Antes dessa deliberação era indicado tomar uma dose a cada 10 anos. Isso não vale mais para caso de viagens ao exterior.

Existe também uma vacina de febre amarela, em doses fracionadas. Essa vacina, diferentemente da de dose única está sendo usada em caráter emergencial em alguns estados do Brasil, devido ao surto em 2017/2018. Para proteção total, é preciso tomá-la novamente em torno de 8 anos (estudos estão sendo feitos para saber se o período é maior, mas ainda não foram concluídos).

Importante: a vacina de febre amarela em dose fracionada não possibilita a emissão do certificado internacional de vacinação (veja mais no item 7 abaixo).

Dentro do Brasil, em regiões específicas, o Ministério da Saúde recomenda para pessoas que vivem nesses locais tomar um reforço da vacina de febre amarela depois de 10 anos. No site do Ministério do Turismo é possível ver as regiões recomendadas, veja: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf

Então reforçando:
Quem já tomou uma vez a dose única da vacina de febre amarela não precisa tomar mais: já está imunizado para viajar para o exterior e áreas de risco no Brasil.
– Quem nunca tomou dai é necessário tomar a vacina, caso esteja morando ou vá para áreas de risco no Brasil ou exterior.
– No caso da vacina de dose fracionada, ela não garante o certificado internacional de vacinação. Para ele, é obrigatório tomar a vacina de dose única contra febre amarela.

No caso de viagens internacionais, essa informação foi oficializada em 11/06/2016 no Regulamento Sanitário Internacional. Assim, agora os certificados internacionais de vacinação da febre amarela devem conter a informação que essa vale para toda vida.

3-) Vou viajar pelo Brasil, para quais lugares é preciso tomar a vacina?

Atualmente e de acordo com o site do Ministério da Saúde, os locais de risco em que pessoas moram ou irão viajar dentro do Brasil devem tomar a vacina são esses: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf

4-) Vou viajar para o exterior, para quais lugares é preciso tomar a vacina?

Países podem ter uma recomendação para tomar a vacina de febre amarela, exigi-la ou não ter uma recomendação ou exigência. A exigência implica em viajar com um certificado internacional de vacinação com a indicação que você já foi vacinado (veja mais abaixo no item 7).

Atualmente, as formas mais seguras para saber quais países exigem a vacina de febre amarela são no site da Organização Mundial de Saúde, em inglês, e no da ANVISA, em português.

Para facilitar a vida dos viajantes, separamos aqui uma lista de exemplos de destinos no exterior comuns nas dúvidas dos viajantes, se atualmente é preciso ou não ter a vacina de febre amarela. Essas orientações estão sempre sendo atualizadas pela OMS e pelos países, então vale a pena sempre conferir se seu destino está nos sites oficiais descritos acima.

-> Países que não exigem a vacina de febre amarela. Exemplos:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • México
  • Porto Rico
  • Uruguai
  • Reino Unido e demais países da Europa
  • Turquia
  • Emirados Árabes Unidos

-> Países que não exigem mas recomendam a vacina de febre amarela para algumas regiões, lembrando que a recomendação não exige tomar a vacina, nem obriga a entrar no país com o certificado internacional. Exemplos:

  • Peru
  • Argentina

-> Países que exigem a vacina de febre amarela (e que você deve levar um certificado internacional de vacinação para entrar no país). Exemplos:

  • Austrália
  • Aruba (necessária a partir de 01/03/2018). Importante: Não é necessária para passageiros em conexão (incluindo tripulação de cabine) ou cruzeiros e viajantes que estarão menos de 24 horas na ilha.
  • Bahamas
  • Bolívia
  • Costa Rica
  • Paraguai (desde 24/01/2018)
  • Cuba (desde 07/02/2016, para pessoas que desembarcam no país)
  • Panamá (desde 06/02/2016, para pessoas que desembarcam no país)
  • Nicarágua (também passou a solicitar a vacina recentemente)
  • Venezuela (também passou a solicitar a vacina recentemente)
  • Colômbia (também passou a solicitar a vacina recentemente)
  • República Dominicana (também passou a solicitar a vacina recentemente)
  • Paraguai (desde maio de 2019)
  • Tailândia
  • Singapura
  • África do Sul

Esses são só alguns exemplos de países. Se o seu destino não estiver acima, basta entrar nos sites da ANVISA ou OMS para saber das indicações. Lembrando que com os casos recentes da doença, a lista de recomendações e exigências dos países pode mudar a qualquer momento (exemplos como Cuba e Panamá que antes não exigiam mas agora passaram a solicitar).

5-) E se eu só for fazer uma conexão ou escala num país que exige a vacina de febre amarela, devo tomar mesmo assim?

Em geral, viajantes que somente vão fazer escala num país que exige a vacina de febre amarela, e não vão sair do aeroporto, não precisam tomar a vacina.

A questão é que isso pode modificar de país para país, então se por acaso você vai passar por algum destino na sua viagem que exija a vacina, ainda que você só passará por lá durante uma conexão ou escala, vale tirar a dúvida da necessidade de certificado com a embaixada ou consulado oficial do país em questão no Brasil e a companhia aérea com que irá chegar ao destino que terão as informações mais atualizadas.

6-) Onde posso tomar a vacina?

A vacina de febre amarela pode ser tomada em um posto de saúde do SUS ou em serviços de vacinação privados credenciados em todo o Brasil. Lembrando que a vacina contra febre amarela deve ser tomada obrigatoriamente com antecedência de, no mínimo, 10 dias antes da viagem.

Com o surto de 2017/2018, no caso da vacina de dose única, para emissão do certificado internacional de vacinação (veja o item 7 abaixo), está sendo preciso apresentar a passagem internacional de avião para o destino em questão em muitos postos. Ainda, a vacina de dose única, está sendo aplicada, em alguns estados, em locais específicos, e não em todos os postos.

Na dúvida, entre em contato com o posto antes de ir, para saber qual dose da vacina está sendo dada (única ou fracionada) e se na data em que for ao local, se estão exigindo alguma documentação específica (como passagem aérea).

7-) O que é o certificado internacional de vacinação e onde obtenho?

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e é exigido para entrada de determinados países no exterior (vide item 4). Sem ele, quando solicitado, o viajante pode ser até barrado de entrar no país. Ele só pode ser emitido se a pessoa já tomou a vacina de dose única.

IMPORTANTE: O certificado internacional de vacinação contra febre amarela só é emitido para pessoas que tomaram a vacina de dose única contra febre amarela. A dose fracionada não possibilita a emissão do certificado.

O CIVP pode ser emitido em centros de orientação para saúde do viajante, por todo o Brasil (veja no site da ANVISA). É preciso levar o cartão nacional de vacinação preenchido com a informação da vacina de febre amarela tomada e documento de identidade oficial com foto (identidade, carteira de motorista, passaporte, etc).

É comum ter esses centros em áreas de interesse dos viajantes, como aeroportos e rodoviárias, porém a demanda desses lugares é muito grande. Vale então ver a lista no site oficial da ANVISA, com bastante antecedência da data de embarque, para evitar possíveis transtornos.

No site da ANVISA também é possível realizar um pré cadastro para agilizar o processo (clicando em “cadastrar VIAJANTE”). Alguns locais inclusive, como no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, onde fizemos recentemente o nosso certificado, eles aceitam apenas pessoas com hora marcada e pré cadastro feito. Vale conferir a lista de exigências no posto que deseja ir, no site da Anvisa.

A boa notícia é que desde o começo de 2019 é possível emitir o certificado tamém online, imprimindo em casa! Para saber mais informações sobre como realizar, veja no site oficial do Governo Federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia

8 -) Eu já tenho um certificado internacional de vacinação de febre amarela, mas ele é antigo e não está escrito que a vacina vale por toda vida, o que faço?

Se você já tem um certificado de vacinação emitido antes da mudança da OMS, o seu certificado continua valendo e pode ser usado nas próximas viagens, pois o comprovante da vacinação está lá.

Porém, como a mudança é ainda recente, soubemos de casos de viajantes, que mesmo com a determinação da OMS, alguns países não aceitaram o certificado antigo obrigando o viajante a tomar uma nova dose no aeroporto. Então, caso vá viajar agora e puder passar em um centro de orientação do viajante OU fazer online uma 2ª via para atualizar seu cartão antigo, pode valer a pena para evitar possíveis problemas.

9-) Eu já tomei a vacina de febre amarela mas perdi meu cartão de vacinação. O que faço?

Se você já tomou a vacina mas não possui o cartão de vacinação comprovando, a ANVISA indica que se entre em contato com o local onde tomou a vacina para obter uma segunda via e poder fazer seu certificado internacional de vacinação.

Pronto! Muitas das principais dúvidas e indicações sobre a vacina de febre amarela para viajar. Viajou recentemente e tem alguma dica para dividir com outros viajantes? Deixe seu comentário abaixo. Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
Seguro de viagem internacional com desconto
TOP 10 coisas para fazer numa viagem para o Panamá
Dicas para viajar em época de dengue, zika vírus e chikungunya

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. por favor
    vamos viajar para costa sauipe, pelo jeito a vacina sera obrigatoria, gostaria de saber se minha filha de sete anos tem de tomar, e se para Bahia (mata de sao joao) e necessario aquele certificado da anvisa?
    por gentileza me ajudem.
    muito obrigado.

    • Olá Erick,
      O certificado internacional de vacinação é só para viagens internacionais. Para dentro do Brasil não precisa.
      No site da ANVISA tem a lista de TODOS os municípios hoje em que é indicado/recomendado ter a vacina antes de viajar. Dê uma olhada lá!
      Para o caso de crianças, vale ver também as recomendações oficias do governo e da Organização Mundial de Saúde.
      Na dúvida, converse com seu médico e/ou pediatra para tirar todas as dúvidas para o caso específico dela.
      Boa viagem!

  2. Olá, sou do Rio e vou viajar para Minas de ônibus, existe alguma obrigatoriedade sobre a vacina contra a febre amarela? Vão me pedir algum comprovante na rodoviária?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui