Relato de viagem: Quadrado de Trancoso

0
Quadrado de Trancoso
Final de tarde no Quadrado de Trancoso. Foto: GC/Blog Vambora!

Temporada vai, temporada vem e Trancoso, o vilarejo de pescadores descoberto pelos hippies nos anos 70 e praticamente destino vip nos anos 90, continua atraindo milhares de turistas.

Pode ser que muita coisa tenha mudado, o turismo tenha crescido de maneira vertiginosa, mas o Quadrado de Trancoso (nome mais famoso da Praça São João) o centro principal e a partir do qual todo povoado cresceu, parece que continua o mesmo. Só parece, porque de trás das casinhas coloridas e da pelada de futebol sagrada em todo final de tarde, Trancoso fica cada vez mais charmosa e cheia de serviços exclusivos.

Casas do Quadrado de Trancoso
O colorido das casas do Quadrado. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que o custo x benefício de se hospedar em cidades vizinhas como Arraial d’Ajuda e Porto Seguro seja bem melhor do que de Trancoso, tentar passar pelo menos um dia no vilarejo é ter uma experiência única nesse pedaço do sul da Bahia. Não tem nada igual e pode ser que depois desse primeiro encontro você se apaixone e queira voltar..

Lojas do Quadrado de Trancoso
Detalhes das lojas do Quadrado. Foto: GC/Blog Vambora!
Casas coloridas no Quadrado em Trancoso
Mais do colorido do Quadrado. Foto: GC/Blog Vambora!

Num primeiro olhar, o quadrado pode gerar uma confusão mental do tipo “Mas é isso mesmo que todo mundo fala?”. Pois é, a área é pequena, só marcada por caminhos de grama e areia, e as casinhas, estilo “Suvinil”, com seu colorido próprio ficam escondidas entre árvores. O quadrado é isso mesmo. Mas basta começar a caminhar um pouco e deixar o stress de lado e entrar no clima da Bahia, com o pé no chão, que o Quadrado de Trancoso começa a fazer muito mais sentido.

Restaurante Portinha
Restaurante Portinha no Quadrado. Foto: GC/Blog Vambora!

Por detrás de cada casinha daquelas, as antigas casas dos pescadores se transformaram em hotéis boutique e pousadas exclusivas, como o Uxua e a El Gordo. Lojinhas de artesanato local se misturam também com grifes como Osklen e Lenny. Tudo entretanto segue um ritmo próprio local, onde lojas só abrem suas portas no final do dia, pode ser que falte luz e o futebol sagrado dos locais em frente a Igreja de São João Batista, não para por nada.

Mirante Quadrado de Trancoso
Visto do Mirante do Quadrado. Foto: GC/Blog Vambora!
Praia em Trancoso
Uma das lindas praias em Trancoso. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você não está hospedado no vilarejo mas ainda sim quer conhecê-lo um pouco melhor, aproveite a praia durante o dia e vá para o Quadrado somente lá pelas 16h. Retire todas as idealizações da cabeça (inclusive que o Quadrado tem forma de quadrado, quando na verdade está mais para retângulo) e deixe-se se levar. Passeie de devagar, sente embaixo de uma árvore para ver o futebol, caminhe para o mirante e veja lindas vistas da região, repare nos detalhes, não tenha medo de entrar em todos os cantinhos e aconchegue-se num dos restaurantes e bares cheios de charme com lamparinas e almofadas de chita (como o da Silvana e o Portinha) para ver a noite chegar.

Quadrado de Trancoso
Só na tranquilidade no Quadrado 😉 . Foto: GC/Blog Vambora!

Se depois de tudo isso você não falar “Ta visto!” é porque você entendeu o clima de Trancoso e a próxima coisa a se fazer é planejar uma viagem para lá, de preferência fora do período de Réveillon e Carnaval, quando os preços e o clima de todo vilarejo se torna mais aconchegante e possível para todos os bolsos. Vambora?

*** Veja mais dicas de TRANCOSO e do sul da BAHIA no blog:
Conhecendo o Club Med Trancoso
Onde se hospedar em Arraial d’Ajuda
Praia do Espelho: Sul da Bahia com um pé no Pacífico

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui