Viajante Gourmet: Terraço Itália, visita a um ícone de São Paulo

3
Vista do restaurante do Terraço Itália, no centro de S‹ão Paulo
Vista do restaurante do Terraço Itália, no centro de S‹ão Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Que vista! Essa é uma das coisas mais faladas ao se visitar o Terraço Itália em São Paulo: realmente é uma das melhores vistas da capital, 360º de toda a cidade.

Subir no terraço do Edifício Itália, um dos edifícios e atrações mais famosas de São Paulo é um clássico há mais de 50 anos, quando o prédio foi inaugurado. Naquela época, ficava numa das regiões mais novas de São Paulo, a Praça da República, super chique e em puro desenvolvimento. Por isso mesmo, o restaurante Terraço Itália foi criado no topo do edifício em 29 de setembro de 1967.

Vista panorâmica do Terraço Itália em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!
Vista panorâmica do Terraço Itália em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Com 165m de altura, ainda que não seja mais o prédio mais alto de São Paulo (é atualmente o segundo), do Edifício Itália, pela localização privilegiada, se consegue ver a cidade por diversos ângulos: dá para ver praticamente todas as grandes atrações da cidade lá de cima: da Catedral da Sé, ao Copan (logo do seu lado), os arranha céus da Avenida Paulista, Edifício Banespa, 25 de Março, até os limites da cidade no Pico do Jaraguá, é lindo!

Um pouco da história do Terraço Itália

Terraço Itália na década de 60. Foto: Terraço Itália/Divulgação
Terraço Itália na década de 60. Foto: Terraço Itália/Divulgação

Nesses 50 anos, o Restaurante Terraço Itália acabou ficando tão ou mais famoso quanto o edifício, tornado-se um ícone da cidade. Até hoje, jantar no Terraço Itália é visto como um dos passeios mais essenciais e românticos de São Paulo, lugar fino mas ao mesmo tempo viável para se ir pelo menos uma vez, nem que seja no almoço ou tomar um café a tarde. 😉

Vista de S‹ão Paulo do Terraço Itália. Foto: GC/Blog Vambora!
Vista de S‹ão Paulo do Terraço Itália. Foto: GC/Blog Vambora!

Se no passado recebia constantemente celebridades, governantes, o Terraço e Edifício Itália, viram a região da Praça da República, onde estão localizados, se deteriorar e nos últimos anos, voltar a se reerguer. Hoje, a região voltou a ser point, local de abertura de diversos bares, restaurantes, com pessoas voltando a frequentar e o mais importante, querendo morar na região. Se até poucos anos, era quase impensável andar por lá a noite, hoje em dia, o local vibra.

E em todo esse período de 50 anos, o Terraço Itália, continuou firme e forte, sempre com a mesma qualidade, beleza e serviço. E o melhor: mais do que nunca qualquer pessoa pode visitá-lo.

Como visitar o Terraço Itália em São Paulo

Restaurante do Terraço Itália a noite. Foto: Terraço Itália/Divulgação
Restaurante do Terraço Itália a noite. Foto: Terraço Itália/Divulgação

Há poucos anos, o local, além de servir de restaurante, passou a abrir suas portas para quem quisesse apenas visitar, sem necessariamente consumir nada. A demanda foi tão grande que, infelizmente, tiveram que parar com essa possibilidade de visita.

Hoje em dia, qualquer um pode visitar o Terraço Itália, desde que consuma algo. Eu já fui duas vezes lá: uma na versão mais light, apenas tomando um café a tarde (boa opção para quem não quiser gastar muito) e outro, recentemente, almoçando por lá (veja mais detalhes abaixo sobre o restaurante).

Piano Bar do Terraço Itália em S‹ão Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!
Piano Bar do Terraço Itália em S‹ão Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

São 4 grandes espaços no local, separados por 2 andares: o Piano Bar (local ideal para ir a dois), a Sala Nobre, Sala Panorama e Sala São Paulo, que servem de local tanto para o público geral como para eventos. O terraço não é continuo, então para se dar uma volta completa, e ter a vista 360º de São Paulo, você precisará passar pelos diferentes espaços. A vista em todos os casos é linda.

Terraço no alto do Edifício Itália no centro de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!
Terraço no alto do Edifício Itália no centro de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Pode se chegar lá de metrô (fica a poucos metros da estação República) ou de carro (idealmente se for a noite). É um edifício de esquina, sendo que a entrada principal, fica na Avenida Ipiranga.

Acesso para a parte superior do Terraço Itália. Foto: GC/Blog Vambora!
Acesso para a parte superior do Terraço Itália. Foto: GC/Blog Vambora!

Ao chegar no Edifício Itália, se pega 2 elevadores até chegar ao topo do prédio, no Terraço Itália propriamente dito. Para quem quiser visitar, ainda que a noite seja lindo, com a vista da cidade iluminada, para quem nunca foi, recomendo que vá a primeira vez de dia, para se ter uma vista melhor, podendo ver mais claramente todas as maiores atrações de São Paulo do alto.

Restaurante do Terraço Itália

Buffet servido aos domingos no restaurante do Terraço Itália. Foto: Terraço Itália/Divulgação
Buffet servido aos domingos no restaurante do Terraço Itália. Foto: Terraço Itália/Divulgação

Durante o dia, é servido almoço nos dias de semana e no final de semana, aos domingos um super buffet, ao meu ver, o melhor custo x benefício para quem quiser visitar o local e experimentar a culinária premiada do restaurante.

Um dos pratos servidos no restaurante do Terraço Itália. Foto: Terraço Itália/Divulgação
Um dos pratos servidos no restaurante do Terraço Itália. Foto: Terraço Itália/Divulgação

Já a noite, o local fica mais formal e chique, além de especialmente romântico, com luz baixa, piano ao vivo e etc. Para quem quiser impressionar, ir jantar ou tomar um drink no Terraço Itália é um dos programas mais clássicos de São Paulo, não a toa, local de muitos pedidos de casamento! 🙂

Chefs preparando menu especial em comemoração aos 50 anos do Terraço Itália. Foto: Terraço Itália/Divulgação
Chefs preparando menu especial em comemoração aos 50 anos do Terraço Itália. Foto: Terraço Itália/Divulgação

E para comemorar os 50 anos do restaurante do Terraço Itália, foi criada uma programação especial que começa em maio e terminam em setembro de 2017, quando faz aniversário. Cinco chefes famosos de São Paulo, foram chamados para recriar pratos clássicos do restaurante desde sua inauguração, assinando um menu diferente, a cada 30 dias, incluindo entrada, principal e sobremesa, servido apenas no jantar.

Quem nunca foi, esse é uma ótima oportunidade para experimentar! E é fato: não é um lugar barato em São Paulo, mas dependendo da ocasião, vale a pena, para se ir pelo menos uma vez na vida, pela história, qualidade e pela super vista. Vambora visitar o Terraço Itália!

+ info: http://www.terracoitalia.com.br

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
Mirante e visita ao Edifício Martinelli em São Paulo
Novo hotel e restaurante Ca’d’Oro em São Paulo
Tour pela Galeria do Rock e Street Art em São Paulo
TODAS as dicas de São Paulo no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

3 COMENTÁRIOS

  1. Que fotos lindas. Adoro SP e não deixo por nada…
    Se puderem, escrever sobre a região Bragantina. Tem a represa Jaguary as montanhas, Pedra Bela e muitos outros passeios bem legais também.
    Adorei seu site, muito bom e cheio de ótimas informações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui