Roteiro Cultural: Teatro Amazonas em Manaus – Como conhecer e visitar!

6
Teatro Amazonas
Teatro Amazonas: uma das principais atrações de Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

O Teatro Amazonas é o cartão postal de Manaus, sendo a atração mais famosa da cidade! E além das apresentações, o local também oferece visitas guiadas e neste post vamos contar todas as dicas para conhecer esse local lindo!

Inaugurado em 1896, o teatro representa o auge do Ciclo da Borracha do norte do Brasil, especialmente no Amazonas. Se antes era impensável ter um teatro desse porte e ostentação numa cidade cercada pela Floresta Amazônica, em meados de 1800, com a riqueza da borracha, ter um espaço assim, para a elite da região, passou a ser quase uma obrigação.

Veja abaixo como conhecer o Teatro Amazonas, além de um roteiro com outras atrações do centro histórico de Manaus, para conhecer arredores do local. Vambora!

Teatro Amazonas: Veja como conhecer!

1-) História e Arquitetura do Teatro

Interior do Teatro Amazonas
Interior do Teatro Amazonas. Foto: GC/Blog Vambora!

Além de ser cartão postal de Manaus, o Teatro Amazonas é também um dos maiores símbolos culturais e arquitetônicos do estado do Amazonas.

Misturando traços renascentistas, com um interior de elementos barrocos e até rococó, o Teatro virou um grande monumento eclético, diferente de tudo que você pode ver em Manaus! Aliás, o local é tombado Patrimônio Histórico Nacional.

O teatro foi projetado pelo arquiteto italiano Celestial Sacardim, iniciando sua construção em 1884, até ser finalizado em 1896.

Para quem o vê de fora, uma das partes que mais chama atenção é a sua cúpula, formada por 36 mil peças nas cores da bandeira brasileira! Todas foram importadas da Alsácia, na França, o que dá a dimensão de como era a riqueza da região na época do ciclo da Borracha.

Aliás, a construção do Teatro Amazonas tinha como objetivo atender a elite da cidade, que com tanta riqueza, queria tornar Manaus uma cidade de maior importância cultural. Não a toa, por muitos anos, Manaus ficou conhecida como a Paris dos trópicos!

2-) Tour pelo Teatro Amazonas

Visita guiada ao Teatro Amazonas
Visita guiada no Teatro Amazonas. Foto: GC/Blog Vambora!

Além de espetáculos e shows, o Teatro Amazonas oferece visitas guiadas para quem quiser conhecê-lo melhor. Nós fizemos e achamos a experiência muito legal, sendo um dos passeios essenciais para fazer em Manaus!

No tour, você conhece praticamente todas as partes do local, sabendo mais sobre a sua história e curiosidades. Aqui é possível visualizar melhor todos os detalhes do interior do prédio, desde os camarotes até seus salões com obras de arte!

Detalhes do interior do teatro
Detalhes do Teatro Amazonas. Foto: GC/Blog Vambora!

Os passeios acontecem de terça a sábado, das 9h às 17h e é preciso agendar online a visita. O site para agendamentos é o Portal da Cultura: https://sistemas.cultura.am.gov.br/sigec/agendamentoEspacos/create

O valor do ingresso do tour é de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), sendo que amazonenses não pagam! O endereço exato no Teatro Amazonas é Av. Eduardo Ribeiro, 659, ou Largo São Sebastião.

Informação importante: devido a pandemia, desde de setembro de 2021, o acesso aos espaços administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, incluindo o Teatro Amazonas, só pode ser feito mostrando a carteira de vacinação contra Covid-19.

Pode ser apresentado o cartão de vacinação físico ou digital, com pelo menos a primeira dose da vacina, dentro do intervalo da vacinação recomendada (no caso de 2 doses). Isso vale tanto para o tour, como assistir as apresentações dentro do local.

3-) Apresentações e ingressos para espetáculos

Largo de São Sebastião em Manaus
Largo de São Sebastião visto do Teatro Amazonas. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser uma experiência ainda maior, é possível ver também uma apresentação no Teatro. Essas voltaram a ocorrer depois de alguns meses por conta da pandemia, incluindo de apresentações teatrais, dança, etc, sendo algumas até gratuitas!

Para ver a agenda completa de eventos e apresentações no Teatro Amazonas, bem como agendar ou comprar ingressos, confira no site oficial do local: https://teatroamazonas.com.br/

Importante: desde agosto de 2021, a capacidade total do teatro está em 75% devido a pandemia. Como no tour, que falamos acima, para assistir alguma apresentação é preciso também apresentar comprovante de vacinação com dose única, 2 doses completas ou 1 dose da vacina, dentro do período de espera para a 2ª dose.

5-) Largo São Sebastião em Manaus: Outras atrações para conhecer

O Largo de São Sebastião, local onde se encontra o Teatro Amazonas, é um dos nossos lugares favoritos para conhecer em MANAUS. Além do teatro, ao seu redor há diversas outras atrações para conhecer, podendo fazer tudo a pé!


Visualizar Centro Histórico de Manaus em um mapa maior

Acompanhe pelo mapa acima: além do Teatro Amazonas, o largo possui a Igreja de São Sebastião, bares, lojinhas e restaurantes para aproveitar.

Para comer e beber, há pelo menos duas instituições locais: o Bar do Armando e o Tacacá da Gisela. O primeiro, fundado nos anos 70, é o lugar mais tradicional para beber cerveja, petiscar e ver o tempo passar em Manaus.

Já o Tacacá é um prato típico do Amazonas, feito de tucupí (caldo de mandioca brava) + camarão + jambu (erva típica amazônica que dá um sabor peculiar). E o melhor lugar para provar é no Tacacá da Gisela!

Tacacá da Gisela
Tacacá da Gisela no Largo de São Sebastião. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser continuar com o passeio cultural pelo centro, basta andar algumas quadras e visitar o Palacete Provincial, bem próximo a Zona Franca de Manaus, e região central mais agitada.

O antigo edifício que foi quartel da Policia Militar do Amazonas, virou em 2009 um conjunto de 5 museus, sendo: Pinacoteca (com quadros de artistas locais), Numismática (com mais de 8 mil moedas no acervo), Museu da Imagem e do Som, Museu Tiradentes (que homenageia os bombeiros e a polícia do Amazonas) e o de Arqueologia. Todos com entrada gratuita, mediante agendamento prévio.

Palácio Rio Negro em Manaus
Palácio Rio Negro em Manaus. Foto: GC/Blog Vambora!

E para finalizar esse passeio pelo centro histórico de Manaus, vale conferir também o Palácio Rio Negro, que foi durante muitos anos sede do Governo e Residência Oficial do governador do Amazonas.

Como o Teatro Amazonas, o Palácio Rio Negro foi um dos grandes símbolos de crescimento e desenvolvimento de Manaus durante o ciclo da borracha. Hoje funciona como Centro Cultural, com exposições, espaço para apresentações, etc, valendo dar uma passada.

Curiosidade: o Palácio, no início de 1900, já tinha postes de energia elétrica, pois Manaus, como poucos sabem, foi a segunda cidade no Brasil a ter iluminação elétrica pública! Isso, devido a riqueza e importância da região com a borracha (a primeira cidade, foi Campos, no Rio de Janeiro, sendo também a 1ª da América Latina!).

Largo Sebastião durante a noite
Teatro Amazonas e Largo de São Sebastião durante a noite. Foto: GC/Blog Vambora!

Apenas uma informação importante sobre segurança nessa região. Do momento que saímos do aeroporto e até na recepção nosso hotel em Manaus, avisos de “cuidado, atenção com os pertences” foi algo cotidiano.

Realmente a noite, o clima da região central, como de qualquer cidade grande, não é muito convidativo, por isso vale mesmo evitar ficar andando por lá a noite, especialmente fora do Largo São Sebastião.

Então, se puder, comece passeando pela manhã pelo Palácio Rio Negro e Palacete Provincial, na zona mais central, e termine o dia no Largo de São Sebastião mais tranquilo e sempre cheio até o final da noite.

Todas as dicas para visitar uma das maiores e mais lindas atrações de Manaus. Vambora? Se ficou com alguma dúvida, compartilhe aqui nos comentários!

*Essa viagem para o Amazonas foi feita a convite da Amazonastur

*** VEJA MAIS DICAS DE MANAUS E DO AMAZONAS:
O que fazer em Manaus: Atrações e Restaurantes para ir!
– Hotel em Manaus: Melhores lugares para ficar na cidade
Hotel de Selva na Amazônia: Confira 7 opções para se hospedar!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


6 COMENTÁRIOS

  1. Excelente texto, bem explicativo sobre Manaus. Sinto lhe informar, mas ainda bem que nada te aconteceu, pois o Centro de Manaus, após às 19h, é o que a PM chama de zona vermelha. É uma das áreas mais perigosas da cidade, juntamente com os bairros periféricos das zonas Leste e Norte. Claro que você não teria como adivinhar, mas a melhor alternativa seria ficar em hotéis nos bairros de Adrianópolis ou Vieiralves. São as melhores opções para quem não quer pagar o absurdo que custa uma hospedagem no Hotel Tropical.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui