Roteiro cultural (e etílico): Starkbierzeit – O festival da cerveja em Munique que você (ainda) não conhece

8
Loewenbraeu Starkbierzeit
Que outubro que nada! Starkbierzeit: a festa da cerveja forte em munique em março! Foto: Divulgação/Löwenbräu

A Oktoberfest, a maior e mais famosa festa cervejeira do mundo em Munique, na Alemanha, você já deve ter ouvido falar, certo? E a Starkbierzeit? A segunda maior celebração da cerveja em Munique, em pleno mês de Março? Provavelmente você ainda não conhece, mas isso acaba de mudar, porque a Starkbierzeit consegue ser tão divertida, animada e gostosa quando a primeira, e o melhor, numa época bem mais em conta e possível de ir para Munique.

Para quem não sabe, viajar para Munique durante a Oktoberfest é algo que demanda muita programação e disponibilidade de pagar bem caro por acomodação e outros serviços na cidade, já que todo ano, são cerca de 6 milhões de pessoas para o festival! Não quer dizer que não vale a pena, pois vale sim (e muito!), só que funciona mais ou menos como nosso carnaval aqui no Brasil no Rio ou Salvador: se você não se programou com meses de antecedência e não quer pagar caro por hospedagem, fica complicado ir. Mas se você quiser ter a experiência de ir num festival da cerveja em Munique sem gastar muito, ir para a cidade em Março durante a Starkbierzeit é a sua chance!

Starkbierzeit Salvator Munique
Salvator: a cerveja mais famosa da Starkbierzeit, escura e densa: uma delícia! Foto: Bernt Rostad, Flickr/ creative commons

Até pouco tempo atrás eu mesmo nunca tinha ouvido falar do festival e fiquei sabendo só porque pesquisei bastante o que teria em Munique na época que ia para lá e uma amiga local confirmou: sorte minha, chegaria no último final da semana da Starkbierzeit, conhecida também como Starkbierfest ou Strongbierfest (aliás, ao pé de letra, Starkbierzeit significa em alemão “época da cerveja forte”).

Essa última informação, aliás, já ajuda a entender um pouco sobre o festival: nele é comemorada não qualquer cerveja mas a mais forte produzida durante todo o ano em Munique, com gradação de 7,5% a 9% de álcool como parâmetro mínimo para participar da festa! Conhecida localmente como o “Liquid Bread” ou “Pão líquido”, a cerveja da Starkbierzeit é mesmo quase um alimento: escura, um pouco mais densa e doce do que normalmente conhecemos mas uma delícia! Agora imagine beber pelo menos uma caneca de 1 litro dessa cerveja?! Os alemães são a prova: sair dançando e cantando em cima das mesas não será estranho! rs

Prost na Starkbierfest em Munique
Todo mundo fazendo “Prost” no festival da cerveja “forte” em Munique!

Interessante que a história da Starkbierzeit é bem antiga e vem desde quando as cervejas eram produzidas pelos monges locais. Pelo fato de março ser o período de Quaresma, em que era preciso ficar em jejum por 40 dias, sem poder se alimentar com alimentos sólidos, essa cerveja mais “encorpada” ajudada os monges a “aguentarem” todo esse período. Com o tempo, a comemoração da passagem do final do inverno para a primavera serviu como mais uma “desculpa” para continuar produzindo a super cerveja, que ao longo do tempo a tradição foi mantida e continuou só sendo feita nessa época.

O mais legal da Starkbierzeit é que ele é ainda um festival bem local, sendo que não são muitos turistas que conhecem o que faz tudo ser ainda mais interessante e mais barato do que a Oktoberfest. Muitos aliás consideram a Starkbierzeit, como a irmã menor (e mais bêbada) da Oktoberfest! 😀

Starkbierzeit

Oktoberfest

– Período: Março
– Período: Final de Setembro e início de Outubro
– Preços mais baratos
– Preços mais caros
– Cerveja mais forte: 9% de álcool
– Cerveja tradicional
– Ocorre dentro das próprias cervejarias
– Ocorre em local especial, dentro de tendas e galpões
– Mais locais
– Mais turistas
– Muita musica, comida e bebida!
– Muita musica, comida e bebida!
– Animação garantida! Prost!
– Animação garantida! Prost!

As maiores cervejarias de Munique (Paulaner Augustiner e Löwenbräu) celebram a Starkbierzeit e em todas a festa é bem parecida: compra-se um ingresso na própria cervejaria (com pelo menos algum dia de antecedência, no próprio local) que lhe dá direito a um lugar (dependendo da cervejaria só entrada ou lugar numa mesa) e a todos os shows que terão a noite, de bandas típicas. Já toda a bebida e comida consumida é paga a parte, diretamente para o garçom que lhe atender.

A festa mais famosa de todas, e considera uma das melhores, é a da cervejaria Paulaner no Nockherberg, restaurante de receitas bem tradicionais com a cerveja “Salvator” que é um ícone da Starkbierzeit. Eu experimentei a festa da Löwenbräu e posso dizer que adorei também: cerveja deliciosa, música boa, local imenso e pessoal super animado: aprovado!

Aliás, antes de ir para a festa vale a pena dar uma olhada no YouTube os vídeos com as músicas mais famosas da Oktoberfest e que tocam também durante a Starkbierzeit para já começar a entrar no clima:

Tem algumas coisas meio bregas, traduzindo ao pé da letra algumas musicas chegam até ser meigas, mas depois de beber um pouco do “Pão liquido” a animação é garantida: muita gente sobe nas cadeiras, começa a dançar, se anima com qualquer coisa e toda vez que se toca “Ein Prosit”, mesmo não entendendo nada de alemão, levante seu caneco e brinde! Depois de 1 litro de cerveja você já estará craque na brincadeira 😉 (veja aqui o significado de Prosit).

Vale a pena experimentar, mas se por acaso você não gostar dessa cerveja especial, pode ficar tranquilo que outras cervejas mais “normais” também podem ser pedidas durante o festival, mas diga-se, sempre nas canecas de 1 litro ;-). Para quem não bebe álcool mas quer curtir a celebração, também há opções de bebidas não alcoólicas, ou seja, a festa é para todo mundo!

Em geral a Starkbierzeit começa cedo (por volta das 18h) e termina por volta da meia noite (tarde para os padrões locais) e funciona assim: deu a hora, acaba a musica e todo mundo para fora! rs Mesmo tendo muita bebida envolvida o clima chega quase a ser familiar, com muito respeito, só pessoas querendo beber, dançar, cantar e se divertir. Aliás, ir vestido a caráter, com as roupas típicas bávaras, como acontece na Oktoberfest (sendo o dirndl – vestido para mulheres, e o lederhosen -macacão curto com suspensórios para os homens) é muito bem vindo e visto com ótimo olhos pelos alemães, sendo estranho mesmo não usar a roupa por lá.

Starkbierfest Lowenbrau Munique
Cervejaria Löwenbräu em Munique, um dos locais onde acontece a Starkbierfest . Foto: GC/Blog Vambora!

Pode ser menor que a Oktoberfest, menos cheia, provavelmente menos intensa, mas a Starkbierzeit consegue ser tão ou mais interessante, animada e divertida quanto: a gradação de 9% garante isso! rs E sejamos sinceros: para quê sempre esperar até Outubro para comemorar? Vambora então curtir as cervejas de Munique na Starkbierzeit em Março!

+ info:
– Paulaner: http://www.nockherberg.com/en/starkbierfest_termin.html
– Augustiner: http://www.augustinerkeller.de/home/
– Löwenbräu: http://www.loewenbraeukeller.com/eventlocation/lowenbraeukeller-starkbierzeit/

*** VEJA mais dicas de MUNIQUE e da ALEMANHA no blog:
Hofbraeuhaus, a mais famosa cervejaria em Munique
Como visitar a Allianz Arena, o super estádio do Bayern de Munique na Alemanha
Castelo de Neuschwanstein – Todas as dicas para visitar o castelo dos sonhos na Alemanha
Todas as dicas de MUNIQUE já publicadas

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


8 COMENTÁRIOS

  1. Olá Guta C.
    Muito bom o seu post. Eu estarei em Munique agora em abril (09 – 12). Queria saber se esse festival acontece nesse período e se é todo o dia.

    Grato pela resposta.

    • Olá Rodrigo, que legal que gostou das dicas! Temos diversas outras dicas de Munique aqui no blog, já viu? https://www.blogvambora.com.br/category/alemanha/munique/
      Sobre sua dúvida, como falamos no post, a Starkbierzeit acontece essencialmente em Março em Munique, então quando for em Abril o festival já terá acabado. Se você entrar nos sites que indicamos no final do post, você consegue ver as programações da festa nas principais cervejarias da cidade. Por exemplo, na Paulaner, a Starkbierzeit ocorreu de 26/02 a 13/03.
      Boa viagem!

    • Olá Nichelle,
      Que bom que está gostando das dicas do blog! Como o evento de 2018 acabou recentemente, geralmente eles lançam a data do próximo ano mais ou menos em outubro.
      De toda forma, para conseguir se programar melhor, o festival Starkbierfest acontece em geral durante o mês de março!
      Aproveite! Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui