Roteiro cultural : O Museu do Futebol em São Paulo

14
Museu do Futebol
Museu do Futebol- Sala mostra a história do Brasil e as conquitas do futebol. Foto: GC/Blog Vambora

Se eu tivesse que fazer um ranking dos melhores museus de São Paulo, o Museu do Futebol estaria nas primeiras posições.

Isso, porque, não é de se surpreender que uma pessoa, que não goste de futebol, saia maravilhada do museu! Para mim, essa é uma das maiores qualidades que um museu pode ter: fazer você entender e apreciar algo, que a princípio você nunca se interessou. Nem preciso dizer que para os aficionados pelo esporte, o lugar “é o que há”!

O projeto, do Arq. Mario Munhoz, soube aproveitar o que de melhor (a localização privilegiada na cidade, a vista do campo) e o que de pior (a área embaixo das arquibancadas) o Estádio do Pacaembu poderia oferecer. O resultado é um espaço totalmente integrado com o estádio e a cidade.

Entrada do Museu
Entrada do Museu. Foto: GC/Blog Vambora

Mesmo não possuindo um acervo artístico usual ( como pinturas e esculturas), o simples fato de fazer com que uma chuteira ou uma camisa da seleção brasileira, se torne objeto de análise, observação e admiração é surpreendente! Guardadas as devidas proporções, você pode ficar parado olhando admirado a camisa 10 do Pelé, por tanto ou mais tempo, que qualquer outra obra de arte. 🙂

Tudo sobre o esporte: desde como eram as primeiras chuteiras até as expressões mais usadas
Tudo sobre o esporte: desde como eram as primeiras chuteiras até as expressões mais usadas. Foto: GC/Blog Vambora

Porém, a parte mais intrigante do museu é perceber como a história de São Paulo e do Brasil está intimamente ligada a do futebol. O esporte, símbolo e paixão nacional, permeia grande parte do nosso passado e provavelmente vai continuar a fazer isso no futuro.  Prova disso, é a série de instalações interativas e contemporâneas ( como o campo de futebol virtual e a sala de narrações) unindo história e futuro,  de forma a atrair desde crianças , até os mais saudosistas.

Um campo de futebol virtual - que dá para jogar bola
Um campo de futebol virtual – que dá para jogar bola. Foto: GC/Blog Vambora

O futebol, tema de conversa de uma mesa de botequim, ao parlamento nacional, motivo de amor e ódio entre família e amigos, razão de viver de milhares de pessoas,  ganhou finalmente um espaço digno de sua importância num pais, que receberá a Copa do Mundo de 2014.

Se você ainda não visitou o museu, não espere muito mais tempo não! Vambora para lá?!

+ informações: www.museudofutebol.org.br
Endereço: Praça Charles Miller, s/n Estádio do Pacaembu
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h e permanência no museu até as 18h. Em dias de jogos no estádio o museu não funciona. Consultar a Agenda do Museu para verificar.
Preço: R$ 6,00 ( meia entrada para estudantes e idosos).
Obs: Como qualquer bom museu, dá para sair de lá, fazer umas comprinhas na loja em anexo e comer algo no bar logo ao lado..Toda infra-estrutura para um ótimo programa!Vambora!

*** Veja também:
– 10 programas legais para se fazer sempre em São Paulo

Visitando o Mercado Municipal de São Paulo
– Volta ao mundo pelos restaurantes de São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

14 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui