Roteiro cultural: O Golden Gate Park e o Museu California Academy of Sciences em São Francisco

18
California Academy of Sciences, San Francisco. Foto: Adr.Ben/Blog Vambora
O lindo e surpreendente Museu California Academy of Sciences. Foto: Adr.Ben/Blog Vambora

Existem certos programas/atrações que antes mesmo de viajar, temos certeza que vamos ir. Em São Francisco, atravessar a Golden Gate; visitar Alcatraz à noite; passear pelo Fishmars Warf e andar de bondinho eram certezas.

Durante o planejamento da viagem para São Francisco, entretanto, o Museu California Academy of Sciences, apareceu como um programa recomendado para se fazer, mas sem muitas informações a respeito, no dia da visita, eu não esperava me surpreender tanto com o que eu vi: definitivamente um dos museus mais lindos e interessantes que já fui na minha vida! 🙂

Golden Gate Park. Foto: GC/Blog Vambora
Visão do museu, dentro do Golden Gate Park. Foto: GC/Blog Vambora

Tudo começa pela localização dele: dentro do Golden Gate Park, um lindo e grande parque urbano (com 4,12 km², sendo 20% maior que o Central Park em NY), repleto de edifícios e atrações surpreendentes, como um Conservatório de Flores e até um jardim japonês com uma tradicional casa de chá.

Ao chegar no museu de ciências, outra surpresa: um prédio arrojado/contemporâneo, projetado pelo super arquiteto Renzo Piano, integrado no meio daquele parque imenso! Uma transposição perfeita entre o orgânico e o construído…metal, vidro, verde….lindo!

California Academy of Sciences. Foto: Adr.Ben/Blog Vambora
Uma das exposições do museu. Foto: Adr.Ben/Blog Vambora

Acredito que a palavra museu, até não seja muito apropriada para falar sobre o lugar. Além das exposições sobre animais, humanos, pré-história, ciência, um imenso aquário, uma estufa e um planetário dão ao California Academy of Sciences uma escala que vai muito além da nossa compreensão normal do que seja um museu. Todos esses elementos integrados, onde praticamente tudo pode ser tocado, interagido, experimentado….um “Uau” a cada nova ala desbravada.

Entre tantas coisas para se ver, o planetário foi logo a primeira opção. Com um diâmetro de quase 28 m (o maior desse tipo – digital- do mundo!), a cúpula dentro do edifício principal do Museu, já deixa o visitante de primeira viagem embasbacado. As sessões, feitas de hora em hora, me lembraram porque astronomia é um negócio tão instigante (veja o vídeo abaixo).

O Steinhart Aquário, com mais de 38 mil espécies de animais também chama atenção do visitante, bem como a gigantesca cúpula com 4 micro climas de florestas do mundo. Algumas horas do dia foram usadas para explorar com detalhes só o aquário e depois o domo…Clique nas fotos abaixo para ver mais detalhes…

California Academy of Sciences
Cara a cara com o camaleão no domo. Foto: GC/Blog Vambor

Para completar, o andar superior do edifício é uma espécie de “telhado/cobertura viva”, pois o revestimento padrão de concreto foi substituído por plantas nativas da região…além de usar material reciclado para sua construção, o California Academy of Sciences é um exemplo excepcional de sustentabilidade na arquitetura…Até quem acha isso meio chato, quando chega lá e vê, fica impressionado!

Telhado vivo de Renzo Piano. Foto: GC/Blog Vambora
O telhado vivo de Renzo Piano. Foto: GC/Blog Vambora

Uma parada para almoçar é super vinda no restaurante do museu: o Academy Café, que como todo bom restaurante de museu, serve comidas deliciosas (aqui o preço dos pratos vão ate $ 12,5, mais bebida, sobremesa…) que valeu a pena! Usando ingredientes orgânicos e da estação, o cardápio do café vai de sanduíches, a estações de comida oriental (diga-se não só chinesa e japonesa, mas tailandesa e vietnamita), italiana (minha opção, com um macarrão delicioso), mexicana e uma doceria de babar até os pinguins do aquário ao lado…

Academy Cafe California Academy of Sciences
Ótimo almoço no restaurante do museu. Foto: GC/Blog Vambora

Por tantas coisas para se ver e fazer, um dia inteiro do roteiro por São Francisco foi dedicado ao museu e ao parque. O cansaço do final do dia, de ficar andando o tempo todo, foi compensado totalmente pela quantidade de informações absorvidas, num lugar tão lindo de São Francisco.

Golden Gate Park
Um dia perfeito no Golden Gate Park e California Academy of Sciences. Foto: GC/Blog Vambora

Agora você, que estiver indo para a cidade, além de atravessar a Golden Gate, ir para Alcatraz, passear pelo Fishmars Warf e andar de Bondinho, dedique seu tempo para ir ao Golden Gate Park e o California Academy of Sciences, você não vai se arrepender! Vambora?! 😉

+ informações: www.golden-gate-park.com e www.calacademy.org

*** Veja mais dicas de São Francisco no blog:
Andando de bondinho em São Francisco
Visitando Alcatraz à noite
Ghirardelli: a californiana fábrica de chocolate

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

18 COMENTÁRIOS

  1. Oi Guta, td bem? Tenho visitado muito seu blog desde que fechei minha viagem para São Francisco e ela está chegando ebaaaa!!!
    Chegaremos no dia 02/07 para aquele roterio básico São Francisco-Los Angles-Las Vegas e será nossa estréia por esses lados. Nossa turma é composta por 9 pessoas de 11 à 45 anos…rsrsrsr Vc têm mais sugestões, além de todas as excelentes que vi por aqui é claro ??? Parabéns pelo blog, adoro navegar nestas “águas” !!! Bjs

    • Oi Adriana! Obrigada pelo comentário!
      Tenho certeza que vc vai adorar fazer essa viagem! Eu amei quando fui! Está dando para ver pelos posts né?! 🙂
      Vou colocar mais uns posts da California, de Los Angeles (Disney!) e tb da viagem de carro pela Routh nº 1, que vale muito a pena! O Ricardo Freire do VNV, aliás está colocando uns posts bem legais de lá no blog dele tb!
      Em San Francisco, eu nao deixaria de visitar tb o Parque Presidio, bem em frente a ponte e a Lombard Street (aquela rua super sinuosa que vale descer de carro!)
      De Las Vegas, tem aqui no blog uma seleção bem grande de posts dando ótimas dicas da cidade, vc ja viu? http://www.blogvambora.com.br/?cat=50
      Fique ligada nos próximos posts que eu vou colocar de Los Angeles e Routh nº1! Qq duvida é só falar!
      bjus e obrigada pela visita!

  2. Boa noite,
    Simplesmente AMEI seu blog mas, a dúvida persiste!!!rs
    Queria uma dica…San Francisco ou Los Angeles???
    Eu e meu namorado vamos a Las Vegas com um casal de amigos, e queriamos esticar pra outra cidade, mas como o tempo é pequeno temos que optar por uma, e não sabemos se vamos aproveitar mais!!!
    Se vc tivesse que escolher uma das 2 cidades qual escolheria???
    Pq todo mundo me falou que LA é sem graça, mais vendo vc dizer da Disney e do parque de montanhas me deu mais dúvidas…rs
    Espero a sugestão com mais dicas quem sabe!!!
    Bjus

    • Oi Bruna!
      Super obrigada dos elogios! Vc nao sabe quanto é legal escutar isso dos leitores! 🙂
      Entao, complicado responder a sua duvida, pq SF e LA são cidades bem diferentes e tudo depende do que vcs querem mais ver. É como ter que escolher entre Roma, Londres e Paris….no fundo, a gente tem que conhecer todas! rs
      San Francisco é linda, super charmosa (dá uma olhada nas fotos aqui http://www.facebook.com/vambora) e da para conhecer bem nuns 3/4 dias.
      Ja LA é uma cidade gigante, super contemporânea, cuja parte central dá para conhecer bem nuns 2/3 dias, mas por outro lado tem a Disney e o Six Flags que são quase grudados nela!
      Dependendo da onde vai ser o voo de vcs, LA vale mais a pena, pela distância menos de Las Vegas…
      Ajudei?
      bjuss

  3. Oi que legal seu blog, delicioso
    Quando vc foi a San Francisco passou quantos dias lá?
    Eu fico 5 quase 6 meio quebrado
    Vc quando foi fez roteiros do que ia fazer em cada dia?
    Eu quando fui a Roma fiz roteiro San Francisco estou com uma dificuldade enorme não consigo montar nada, não sei não entra na minha cabeça como fazer.
    Vc tem roteiro desse tipo que eu estou falando?
    Tipo hoje vou nisso, nisso e nisso?
    Estou tão perdida e minha viagem está perto.
    Preciso muito montar porque se sei que aqui estou perdida lá então, comprei 2 mapas já e nada de me localizar como fazer as coisas 🙁
    Obrigado desde de já

    • Oi Josi!
      Entao, eu fiz roteirinhos sim! Adoro fazer essas coisas! 🙂

      Bom, fiquei 4 dias e dividi mais ou menos assim:
      1º DIA – Sausalito, Golden Gate e Alcatraz
      2º DIA – Golden Gate Park e Little Italy
      3º DIA – Fisherman’s Warf e centro da cidade
      4º DIA – Embarcadeiro e fui embora…. 🙁

      Vê se te ajuda!
      bjus

  4. Boa noite, adorei passear por aqui e curtir suas dicas. Vou com a família para San Francisco em férias e queria saber quais são os melhores bairros para estar hospedada… Se puder me enviar um email, prefiro, pois abro diariamente. Obrigada e parabéns!

    • Oi Ana! Obrigada pelos elogios!!!

      Sobre onde ficar em São Francisco, muita gente fica na região do Fishermans Warf, que é a mais turística e charmosa.

      Se você quiser fugir um pouco dos preços salgados de lá, a região mais central de Union Square também é uma opção!

  5. Olá Guta, adorei seus post sobre São Francisco. Queria saber qual o hotel você ficou, estou indo passar 15 dias lá mas ainda não consegui escolher o hotel!! Brigada

    • Oi Isabelle! Fiquei no hotel Holiday Inn Golden Gateway, com uma localização mais central, não tão perto do pier. O bom é que ele ficava ao lado do ponto do bondinho, facilitando o deslocamento pela cidade. Achei um bom custo x benefício!
      Que bom que vc está aproveitando as dicas!

  6. Oi Guta, li seus posts sobre San Francisco e gostei, já consegui me orientar melhor. Chego em San Francisco à tarde; 16:00h; fico mais três dias inteiros e saio no quarto dia pela manhã .Vou ficar hospedada na Union Square,e gostaria de conhecer o Fischerman’s Wharf, Lombard Street, Golden Gate, Alcatraz (passeio noturno), California Academy of Sciences, Sausalito….muitas coisas…Vc poderia me ajudar a organizar o que fazer e em qual dias? Te agradeço desde já!
    Bjoss

    • Oi Marina, fiquei praticamente a mesma quantidade de dias que vc vai ficar na cidade (incluindo horários) 😀 Claro que tem várias coisas que podem influcienciar na programação (clima, animo de vcs, querer fazer mais rapido ou nao os passeios, etc). Segue uma sugestão de roteiro para você alterar e programar em cima do seu estilo de viagem:

      Dia 1 -> (chegada no final da tarde): Union Square (redondezas do hotel)
      Dia 2 -> Manhã: Lombard Street; Ghirardelli Square; Fisherman`s warf; Pier 39 / Tarde e Noite: Passeio noturno para Alcatraz
      Dia 3 -> Manhã: Golden Gate Park e California Academy of Sciences / Tarde e Noite: Palace of Fine Arts, Golden Gate e Sausalito
      Dia 4 -> Manhã: Chinatown e Japanese Town / Tarde e Noite: Alamo Square, Haight Ashbury, e Little Italy

      Como disse é só uma sugestão: se vc gostar mais de museus, há ótimos de arte na cidade, etc. San Francisco tem muitas coisas legais para fazer, a cidade é linda! Espero que essas sugestões ajudem! Depois da viagem volte aqui para dizer o que achou!
      Boa viagem!! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui